DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA NBC TA 230

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
1 -ANS 001- Curso de Inspeção de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo ASOCEA Maio / 2011.
Validação e Verificação do APPCC
Sistemas de Gestão Integrada
Relatório dos Auditores. Relatório dos Auditores Projeto de melhorias em audiência pública pelo IAASB Invitation To Comment (ITC) Valdir Coscodai.
VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.
PREPARAÇÃO DO RELATÓRIO DE AUDITORIA
Integração de Produto Marleson Filipe.
Boas Práticas Clínicas Monitoramento do Estudo
Código de Ética – Auditoria de Sistemas
Excelência no Compromisso
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Planejamento e Execução da Auditoria
Auditoria da Qualidade
Disciplina Auditoria I
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
Abertura Relembrar conteúdo anterior Papeis Trabalho Auditor
NBR ISO Diretrizes para planos de qualidade
Emissão de relatórios de auditoria de sistemas de Informação
DOCUMENTAÇÃO DA AUDITORIA – RES. 1
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Como lidar com os resultados da avaliação: armazenamento, divulgação e transparência Dagomar Henriques Lima Secretaria de Métodos Aplicados e Suporte a.
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
EQUIPAMENTOS NBR ISO/IEC – 5.5
ATIVIDADES DE EXECUÇÃO DA AUDITORIA
Teste de Software Conceitos iniciais.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
AUDITORIA OPERACIONAL
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
Relatório de Auditoria
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA – IESP
PAPÉIS DE TRABALHO Finalidade dos papéis de trabalho:
NORMAS USUAIS DE AUDITORIA-RES CFC-NBC TA 200 – ISA-200
NBC T 11 IT 05 / NBC T 11 / NBC TA 200 / NBC TA 705
CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
TEMA E PROBLEMA.
NORMAS DE AUDITORIA Profª Cleide Carneiro.
PRÉ-AUDITORIA 1) Planejamento da auditoria Definição do objetivo,
Instrutor: Objetivos:.
COMITÊ DE PRONUNCIAMENTOS CONTÁBEIS - CPC
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
POLITICAS DE SEGURANÇA
Auditoria Contábil Enfoque teórico, normativo e prático
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Objetivos deste módulo
Papéis de Trabalho O auditor deve documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos dos exames realizados e que evidenciam ter.
Certificação e Auditoria
AUDITORIA E LEGISLAÇÃO FISCAL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
RELATÓRIO SEM RESSALVA - INTRODUÇÃO Examinamos as demonstrações contábeis da Companhia ABC, que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de.
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Desenvolve Minas Auditoria Interna.
MODALIDADES DE AUDITORIA
PLANEJAMENTO.
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
10 a 12/11/15 Treinamento sobre o Novo Papel do Avaliador Líder Patricia Weigert de Camargo Chefe da Nuale MUDANÇAS NA NIT-DICLA-029 DECORRENTES DA AVALIAÇÃO.
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
4.4 Implementação e Operação
Engenharia de Produtos
Definição de papéis de trabalho
I I FÓRUM DE BOAS PRÁTICAS DE AUDITORIA E CONTROLE INTERNO DO PODER JUDICIÁRIO.
RELATÓRIO E PARECERES EM AUDITORIA DE RH
Transcrição da apresentação:

DOCUMENTAÇÃO DE AUDITORIA NBC TA 230

Documentação de auditoria é o registro dos procedimentos de auditoria executados, da evidência de auditoria relevante obtida e conclusões alcançadas pelo auditor (usualmente também é utilizada a expressão “papéis de trabalho”).

Objetivos: - registro suficiente e apropriado do embasamento do relatório do auditor; e - evidências de que a auditoria foi planejada e executada em conformidade com as normas e as exigências legais e regulamentares aplicáveis.

Forma, conteúdo e extensão da documentação de auditoria O auditor deve preparar documentação de auditoria que seja suficiente para permitir que um auditor experiente, sem nenhum envolvimento anterior com a auditoria, entenda: (a) a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria executados para cumprir com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis; (b) os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida; e (c) assuntos significativos identificados durante a auditoria, as conclusões obtidas a respeito deles e os julgamentos profissionais significativos exercidos para chegar a essas conclusões.

Forma, conteúdo e extensão da documentação de auditoria Ao documentar a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados, o auditor deve registrar: (a) as características que identificam os itens ou assuntos específicos testados; (b) quem executou o trabalho de auditoria e a data em que foi concluído; e (c) quem revisou o trabalho de auditoria executado e a data e extensão de tal revisão.

O auditor deve documentar discussões de assuntos significativos com a administração, os responsáveis pela governança e outros, incluindo a natureza dos assuntos significativos discutidos e quando e com quem as discussões ocorreram. Se o auditor identificou informações referentes a um assunto significativo que são inconsistentes com a sua conclusão final, ele deve documentar como tratou essa inconsistência.

Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor julgar necessário não atender um requisito relevante de uma norma, ele deve documentar como os procedimentos alternativos de auditoria executados cumprem a finalidade desse requisito, e as razões para o não atendimento.

Assuntos surgidos após a data do relatório do auditor Se, em circunstâncias excepcionais, o auditor executar procedimentos novos ou adicionais ou chegar a outras conclusões após a data do relatório, o auditor deve documentar: (a) as circunstâncias identificadas; (b) os procedimentos novos ou adicionais executados, a evidência de auditoria obtida e as novas conclusões alcançadas, e seu efeito sobre o relatório do auditor; e (c) quando e por quem as modificações resultantes da documentação de auditoria foram executadas e revisadas.

Montagem do arquivo final de auditoria O auditor deve montar a documentação em arquivo de auditoria e completar o processo administrativo de montagem do arquivo final de auditoria tempestivamente após a data do relatório do auditor; Após a montagem do arquivo final de auditoria ter sido completada, o auditor não apaga nem descarta documentação de auditoria de qualquer natureza antes do fim do seu período de guarda dessa documentação (geralmente 5 anos a contar data do relatório do auditor);

Montagem do arquivo final de auditoria Em outras circunstâncias, que não as contempladas no item anterior (assuntos surgidos após a data do relatório do auditor), nas quais o auditor julgar necessário modificar a documentação de auditoria existente ou acrescentar nova documentação de auditoria após a montagem do arquivo final de auditoria, o auditor, independentemente da natureza das modificações ou acréscimos, deve documentar: (a) as razões específicas para fazê-los; e (b) quando e por quem foram executados e revisados

Exemplos de documentação de auditoria (a) programas de auditoria; (b) análises; (c ) memorandos de assuntos do trabalho; (d) resumos de assuntos significativos; (e) cartas de confirmação e representação; (f) listas de verificação; (g) correspondências (inclusive correio eletrônico) referentes a assuntos significativos.