Edineize Cristina Michel David Natalia Barsotti Paula Malheiro AN6PP
Trabalho Atual Atualmente é Vice-Presidente Corporativo da Ogilvy Brasil, deixou de dirigir o Planejamento no seu dia-a-dia e passou a ter algumas funções como monitorar e fazer determinados trabalhos mais específicos principalmente na área institucional do cliente. Trabalha no desenvolvimento de pessoas internamente, com a responsabilidade de treinar pessoas no programa de estagiários da empresa. Cama futuramente escreverá um livro sobre a história da Ogilvy juntamente a uma editora.
Trajetória Profissional Cama iniciou sua carreira em 1958 trabalhando em uma rádio como redator; Foi produtor de programas; Trabalhou muitos anos em jornal; Foi repórter; Trabalhou como redator em uma agência,foi gerente da agência, trabalhou no atendimento e foi supervisor de contas; Hoje é vice- presidente corporativo da Ogilvy
Planejamento na Prática “Deixei o planejamento em si com a mão na massa, hoje existem grupos enormes de pessoas mais jovens e mais competentes a fazer isso no momento.” “O planejamento está infiltrado, ele está em tudo, não poderia deixar de ser, ele não simplesmente faz, mas ele acompanha, ele recomenda, ele avalia.”
Planejamento na Prática “O planejamento está muito focado na descoberta dos insights do consumidor levando algo novo para criação quase que criado. Hoje ele tem este valor, de ser a anti-sala da criação, da descoberta de idéias e também quando se fazia porque havia uma estratégia de criação, porém você se envolvia mais do que a maioria dos planejadores de hoje, havia envolvimento com os outros aspectos do negócio.”
Evolução do Planejamento Antigamente Foi descoberto (anos 70), se expandiu e tinha um papel de ponta a ponta; Era metódico, com pesquisa, observação, reconhecimento de mercado, diagnóstico e com recomendação para a criação em tudo; Nas empresas em geral as concorrências eram comandadas pelo planejamento.
Evolução do Planejamento Hoje: Está se enfocando na sua relação com a criação, o princípio inglês ´´ Chay a Day´´ e que planning é a transformação, a representação da mente do consumidor na anti-sala da criação; O cliente assumiu muitas funções, ficou mais competente do que era antes, coisas que o planejamento poderia dizer muito para ele antes e hoje não pode dizer tanto.
Evolução do Planejamento Amanhã: As pessoas terão de se esforçar cada vez mais para orientar realmente a criação; O consumidor deve ser impactado por um trabalho criativo, e isso depende do planejamento e do poder, do respeito que o planejamento gozar dentro da empresa; “Acho que haverá uma integração e eu desejaria ver que houvesse um envolvimento, o conjunto inteiro do negócio do cliente para poder chamar realmente Planejamento de Comunicação.”
Conclusão Cama nos ensinou que uma pessoa curiosa, dedicada, atualizada em um pouco de todos os assuntos obterá sucesso com a carreira de Planejamento e ainda mais, precisa haver vocação para a área. Foi uma experiência muito proveitosa e gratificante, e para quem deseja integrar essa área nós indicamos que não percam tempo e procure bater um papo com um profissional da área, será uma experiência inesquecível.