Capacitação e Reforma da Gestão Pública EVELYN LEVY 10/2004 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP/FUNDAP.

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Capacitação e Reforma da Gestão Pública EVELYN LEVY 10/2004 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO CASA CIVIL EGAP/FUNDAP

O que requer a Reforma da Gestão Pública? Novos conhecimentos = saber Novos valores + Novos comportamentos = saber ser Novas habilidades = saber fazer

Os papéis do Estado Formulação/Monitoramento/ avaliação de políticas Articulação de parcerias (municípios, setor privado, terceiro setor, União..)* territorialidade Regulação/ Fiscalização Prestação de serviços

Papéis do Estado e níveis de governo As atribuições da União As atribuições dos estados As atribuições dos municípios

A gestão do Estado e de suas organizações Planejamento Orçamento Gestão Financeira Gestão de Pessoas Gestão de Sistemas de Informação Gestão de Compras Gestão do Patrimônio

Os valores da Nova Gestão Pública Foco em resultados Eficiência Transparência, Responsabilização Eficácia, efetividade Delegação, descentralização, empoderamento, horizontalização, participação Flexibilidade Foco no cliente/cidadão

Os conteúdos de gestão: Planejamento Orçamento Gestão Financeira Gestão de Pessoas Gestão de Sistemas de Informação Gestão de Compras Gestão do Patrimônio Foco em resultados Eficiência Transparência, Responsabilização Eficácia, efetividade Delegação, descentralização, empoderamento, horizontalização, participação, trabalho em rede Flexibilidade, inovação Foco no cliente/cidadão

Os conteúdos referentes a políticas públicas Formulação/Monitoramento/ avaliação de políticas/ territorialização Articulação de parcerias: setores, outros poderes,municípios, setor privado, terceiro setor,União Regulação/ Fiscalização

A divisão de trabalho governamental Coordenação de governo Formulação de políticas Coordenação da Gestão Prestação de serviços Monitoramento /avaliação Gestão Fiscalização Articulação de parcerias Atendimento Regulação

A grade da gestão Geren tes planeja mento orçame nto Gestão finance ira Gestão de pessoas Sistem as de inform ação compra s patrimô nio Estraté gicos Interme diários Operaci onais

A grade para os servidores operacionais Atendimento ao cidadão Informática básica Língua portuguesa Introdução à Administração Pública Relações interpessoais Organização do trabalho Introdução à Qualidade

As formas de capacitação Capacitações presenciais Ensino à distância Treinamento em serviço Grupos de aprendizagem Comunidades de aprendizagem/gestão do conhecimento

Formas de aprendizagem A importância da Andragogia: –Mudanças comportamentais e vivências –Novas habilidades e experimentação –Novos conhecimentos e formas de aprendizado dialógicas –benchmarks

Ótimas surpresas Empoderamento= alavanca de motivação para servidores operacionais Transparência e responsabilização = alavanca de motivação para servidores e gerentes Gestão de pessoas = descobertas para todos os gerentes

A conexão capacitação / mudanças no trabalho Toda capacitação deve estar associada a um plano de mudança da organização

Última recomendação Importante: avaliar sistematicamente o impacto da capacitação

Muito obrigada e boa sorte!