Elaboração de Projetos Socioeducativos e Culturais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

Análise e Projeto de Sistemas I
FORTALECENDO A INSTITUCIONALIZAÇÃO E OS CONCEITOS DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NO BRASIL: uma agenda para todos Profa. Dra. Maria Ozanira da Silva e Silva.
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
PROJETO DE JOIAS Apresentação
Premiar projetos que reúnam as melhores idéias de negócios e que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Avaliação: o que fazemos? Avaliação de resultados,
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
Construção de Projectos de Intervenção
Secretaria de Estado da Saúde
Aula 4: Análise da Situação de Saúde
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE
O que é o Somasus? O Sistema de Organização para Modelos Assistenciais do SUS – Somasus é uma ferramenta gratuita, ágil e prática, que orienta estados,
Pesquisa-ação: uma introdução metodológica
GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
1 SIPE – ETAPAS Como é uma atividade demorada e que, muitas vezes, demanda recursos consideráveis como consultores, reuniões, viagens, etc., o Planejamento.
AÇÕES, CAMPANHAS E PROJETOS, DE ROTARACT
Projetos de Marketing Visão Geral.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
ELABORAÇÃO PROJETO SOCIAL.
Plano de Desenvolvimento da Escola
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
A Importância da Educação Continuada
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Instruções de trabalho para a fase de Projetos Estratégicos Ministério Público do Estado do Paraná setembro/2009.
Fernanda Versiani de Paula 1PPM
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ROTARACT DE ITAÚNA CIDADE UNIVERSITÁRIA ANO ROTÁRIO: 2010/2011 PRESIDENTE: JULIANA ASSIS VICE: ROBSON DAMASCENO.
Análise e Projeto de Sistemas
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
ETAPAS DO PROCESSO DE ENFERMAGEM
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Aula 02: Processo de elaboração de políticas públicas
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
PLANEJANDO AS AÇÕES EM SAÚDE
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
Prof. jose PLANEJAMENTO.
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
AVALIAR e PLANEJAR.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
Projetos Comunitários Lilian Kelian
PROGRAMA PETROBRAS AGENDA 21
Planejamento do Processo de enfermagem
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
Planejamento Urbano e Plano Diretor
PROJETO DE GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS.
TERRITORIALIZAÇÃO.
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Situação do Trabalho de Elaboração dos Planos. Programas, Projetos e Ações. Plano de Execução. Aprovação da Versão Final dos Prognósticos e Alternativas.
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Elaboração e Gestão de Projetos Profª Drª Silvia Helena R. Cruz.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Elaboração de Projetos Socioeducativos e Culturais

UNIDADE 2 Desenho e Gestão

2.1 PROJETO “É o trabalho com prazo determinado e recursos estabelecidos previamente, como: tempo, dinheiro, equipamento e pessoas.” (TENÓRIO, 2006).

2.1.1 PROJETO COMUNITÁRIO “Conjunto de atividades que, organizadas em ações concretas, atendam as necessidades sentidas e identificadas pela comunidade em um espaço de participação criado por ela própria ou estimulada pelo demandado.” (Tenório, 2002, p.13).

2.2 ELABORAÇÃO DE PROJETOS A elaboração de projetos comunitários, sejam eles de quaisquer ordens (socioeducativos ou culturais), “possibilitará que as atividades transformem os dados e as informações obtidas na comunidade pelos demandantes em um documento (projeto) que identifique a situação (diagnóstico), as intervenções necessárias e os resultados esperados (prognóstico).” (Tenório, 2002, p. 14).

FASES DA ELABORAÇÃO Fonte: Tenório (2002, p. 14). Identificação Viabilidade Programação Análise

1ª Etapa: IDENTIFICAÇÃO “A partir da existência de um problema, de uma situação potencial ou planos referenciais, a idéia do que se deseja realizar começa a ser estudada. Ainda neste momento é feita a organização preliminar de dados e informações sobre o projeto” (TENÓRIO, 2002, p. 14).

IDENTIFICAÇÃO (continuação) A partir da existência de problema(s) na comunidade, é possível identificar as suas necessidades, que podem ser organizadas na forma de um projeto que busque possíveis resoluções. Exemplos dessas deficiências: a) deficiência de infraestrutura educacional; b) alto índice de mortalidade juvenil; c) o não acesso a atividades culturais; d) baixo IDH; etc.

IDENTIFICAÇÃO (continuação) Reflexão... “O projeto deve ter uma estratégia de ação na qual a comunidade deixe de ser o sujeito passivo para ser o sujeito determinante do processo de transformação de sua condição socioeconômica e política. O projeto só alcançará resultados positivos se a população a ser beneficiada se envolver em todas as etapas de sua elaboração” (Tenório, 2002, p. 18).

IDENTIFICAÇÃO (continuação) Atividades a serem desenvolvidas nesta etapa: levantar dados e informações preliminares, a fim de caracterizar o problema a ser estudado; especificar a área urbana ou rural na qual o projeto será realizado; identificar a importância das necessidades a serem atendidas dentro da área especificada; definir os objetivos a serem alcançados; identificar os beneficiários do projeto; identificar os recursos necessários: humanos, financeiros, materiais, tecnológicos, por exemplo. ATENÇÃO Elementos que devem ser considerados na elaboração do Projeto Final deste módulo.

2ª Etapa: VIABILIDADE “As informações são estudadas e alternativas são selecionadas, verificando-se a viabilidade das mesmas. Essas duas etapas são chamadas de anteprojeto” (TENÓRIO, 2002, p.14).

VIABILIDADE (continuação) Técnica Econômica Financeira Gerencial Social Ecológica ATENÇÃO Elementos que devem ser considerados na elaboração do Projeto Final deste módulo.

3ª Etapa: PROGRAMAÇÃO DAS ATIVIDADES Nesta fase, faz-se a programação das atividades e dos recursos necessários à implementação do Projeto. ATENÇÃO Elementos que devem ser considerados na elaboração do Projeto Final deste módulo.

4ª Etapa: ANÁLISE Nesta fase, faz-se um estudo crítico da importância do projeto para a comunidade, averiguando se a proposta será capaz de atender às necessidades inicialmente identificadas.

ANÁLISE (continuação) A fim de examinar se a proposta será capaz de atender a idéia ou problema originalmente identificado, deve-se levar em consideração o projeto elaborado, no intento de criticá-lo e aprimorá-lo. ATENÇÃO Elementos que devem ser considerados na elaboração do Projeto Final deste módulo.

SÍNTESE DAS NOSSAS TAREFAS 1.Escolher a REALIDADE a ser transformada pelo Projeto. 2.IDENTIFICAR e DESCREVER DETALHADAMENTE essa realidade. 3.Desenhar a PROGRAMAÇÃO e, paralelamente, identificar os meios que garantam sua VIABILIDADE e a viabilidade do próprio projeto.

POLÍTICAS QUE DEVEM NORTEAR TODAS AS ETAPAS 1.Buscar mecanismos para garantir que sejam respeitados os PRINCÍPIOS do Projeto. 2.Buscar meios de contemplar os 4 níveis de EMPODERAMENTO. 3.Visar o desenvolvimento das HABILIDADES EMPREENDEDORAS.