CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Histórico conceitual do Direito. (PLANO DE ENSINO: II. DIREITO CONSTITUCIONAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO
Advertisements

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÌ Comp. Curricular: Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma.
Conceitos à cerca do Direito
ESTÉTICA 1.
Instituições de Direito Público e Privado – aula 01
A Interpretação Sistemática
A FALSA DICOTOMIA ENTRE O DIREITO PÚBLICO E O DIREITO PRIVADO.
UNIJUI Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese ÉTICA Luana Hartmann Miron 24/09/07.
Direito Civil Noções Gerais
Direito Penal I Elizon Medrado.
A Hermenêutica Constitucional O tema hermenêutica constitucional tem ganho grande importância, tanto que no concurso da magistratura- SP de 2007 todas.
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ASPECTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DO DIREITO
CLASSIFICAÇÃO DA NORMA JURÍDICA
LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
TEORIA DA INTERPRETAÇÃO E DA DECISÃO JUDICIAL
Significações e Conceituações Sociológicas do Direito
INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
DIREITO E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
NOÇÕES DE DIREITO Relações de Direito; Características; Fontes;
CONCEPÇÕES PROPEDÊUTICAS E PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO
PROF. MARIUSA R. SILVA SACHELARIDE AULA DE 03 DE AGOSTO DE 2012.
Aula 9 Teoria do Conhecimento Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CONSTITUCIONALISMO E CONSTITUIÇÃO
CURSO DE DIREITO Direito Civil IV DIREITO DAS COISAS
HERMENÊUTICA JURÍDICA
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Hermenêutica Jurídica
NORMATIVISMO E CULTURALISMO JURÍDICO
VÍDEO 1. VÍDEO 1 MORAL Moral É o conjunto de regras, valores e comportamentos considerados dentro da Lei por uma sociedade. Moral, porém, não é.
DIREITO OBJETVO E SUBJETIVO
Fundamentos de Direito do Consumidor
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Instituições de Direito Público e Privado Profª. Msc. Adirleide Greice Carmo de Souza DA EFICÁCIA DA LEI NO TEMPO E NO ESPAÇO.
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Histórico conceitual do Direito. (PLANO DE ENSINO: II. DIREITO CONSTITUCIONAL.
CURSO DE DIREITO Teoria Geral do Processo
CURSO DE DIREITO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA Plano de Ensino: Unidade l INTRODUÇÃO Á APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA ( Plano.
O ESTADO NÃO SOMENTE TEM PODER MAS ELE É UM PODER.
CURSO DE DIREITO SOCIEDADE E TUTELA JURÍDICA TEORIA GERAL DO PROCESSO
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO
CURSO DE DIREITO HERMENÊUTICA JURÍDICA
CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO
ESTÉTICA 1.
Aula I: Conceito de Lei e de Direito Fontes e hierarquia das leis
RESUMÃO – TEORIA DODIREITO
Tema V: NORMATIVISMOE CULTURALISMO JURÍDICO CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: Milton de Souza Corrêa Filho.
HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof. Ubiratan Rodrigues da Silva
DIREITO CONSTITUCIONAL I
O que é Direito A maior dificuldade numa apresentação do Direito, não será mostrar o que ele é,mas dissolver as imagens falsas ou distorcidas que muita.
CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Histórico conceitual do Direito. (PLANO DE ENSINO: II. DIREITO CONSTITUCIONAL.
Hermenêutica Jurídica Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA
DIREITO OBJETVO E SUBJETIVO CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO AULA 05.
NOÇÕES GERAIS DE DIREITO
MÉTODOS DE INTERPRETAÇÃO
HERMENÊUTICA DO DPC A hermenêutica tem por objeto o estudo e a sistematização dos processos aplicáveis à determinação do sentido e alcance das expressões.
DIREITO OBJETVO E SUBJETIVO CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: MILTON DE SOUZA CORREA FILHO Tema III:
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Conhecimento: da definição aos tipos
DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa 2015 / 2.
PODER, DIREITO E MORAL.
Relação entre ordenamentos jurídicos diversos
CURSO DE DIREITO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETOS: Apresentação da Disciplina e discussão do Plano de Ensino. Unidade.
Tema V: NORMATIVISMOE CULTURALISMO JURÍDICO CEAP – CURSO DE DIREITO Disciplina: INTRODUÇÃO AO DIREITO Professor: Milton de Souza Corrêa Filho.
Noções introdutórias sobre a Ciência Jurídica “Ubi societas ibi jus, ibi jus ubi societas” 1.Acepção da palavra Direito Origem etimológica latina: “directum”,
HERMENÊUTICA DO DIREITO PÚBLICO
DIREITO NATURAL  E Existem basicamente duas formas de conceber o direito natural.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

CURSO DE DIREITO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA OBJETO: Histórico conceitual do Direito. (PLANO DE ENSINO: II. DIREITO CONSTITUCIONAL E O CONSTITUCIONALISMO) OBJETIVO : Contribuir para o melhor entendimento do Direito Constitucionais. Plano da Aula nº 3

O QUE É O DIREIT O! do latim mais expressivo directu do latim mais clássico jus jus é o conjunto de normas formuladas pelos homens, destinadas a dar ordem à vida em sociedade. fas é o conjunto de normas de origem divina, religiosa, que regeriam as relações entre os homens e as divindades. NOTA Os pontífices eram os ministros supremos

OBSERVAÇÕES 1. Os princípios jurídicos eram guardados em segredo pelos pontífices, daí o significado da palavra “sanção”, santificar, ou seja, os ministros supremos santificavam a lei (ação de sancionar = confirmar, aprovar, ratificar). jus OBJETIVO OBJETIVO: norma agendi (o direito visualizado sob o ângulo da norma de conduta a todos dirigida). SUBJETIVO SUBJETIVO: facultas agendi (a faculdade de fazer valer o direito posto em norma, em vista de sua violação) O jurisconsulto Celso definiu o jus da seguinte maneira: jus est ars bani et aequi, para uns a palavra ars seria sistema, para outros, seria arte ou ciência A palavra direito penetrou no vocábulo das nações por via latina, originando-se de um primitivo radical indo-europeu (rj) em substituição ao latino clássico jus O semantema rj, que significa guiar, conduzir, dirigir.

DIREITO PLURÍVOCA- ANALÓGICA A palavra DIREITO é PLURÍVOCA- ANALÓGICA: OBJETIVO OBJETIVO: conjunto das leis, em geral. SUBJETIVO SUBJETIVO: Direito individual (art. 5º e incisos, CF/88); “a autorização da norma jurídica para o exercício de uma pretensão”, ou como "a possibilidade de agir tutelada pela lei". JUSTIÇA No sentido da promoção da JUSTIÇA. CIÊNCIA Como CIÊNCIA (SISTEMA). PÚBLICO PÚBLICO: o que rege as relações dos Estados entre si ou do Estado como tal e os particulares. PRIVADO PRIVADO: o destinado a regular as relações entre os indivíduos, como tais, entre os particulares.

SISTEMA NORMATIVO: D I R E I T O E S T A D O x Hans Kelsen, um dos grandes juristas do século XX, autor da obra clássica intitulada Teoria Pura do Direito, afirma, desde logo, que Direito e Estado se confundem. Não há, diz Santi Romano, "um único direito positivo, mas uma pluralidade de ordenações, cada qual correspondente a uma instituição" (Curso de direito constitucional, p. 3). O Estado cria o seu direito, mas não cria todo o direito, e nem sequer é ponto de referência para a avaliação da juridicidade das ordenações dos outros grupos sociais, assim o Professor Goffredo Telles Jr, sintetiza o pensamento pluralista (A criação do direito. São Paulo, 1953, p. 513)

HERMENÊUTICA JURÍDICA A HERMENÊUTICA JURÍDICA vem estabelecer um sistema de regras para a interpretação das leis: o direito positivo, que, entretanto, não abrange a integralidade das manifestações jurídicas. A - TERMINOLOGIA: HERMENÊUTICA E INTERPRETAÇÃO Luís Roberto Barroso A hermenêutica jurídica é um domínio teórico, especulativo, voltado para a identificação, desenvolvimento e sistematização dos princípios de interpretação do Direito. A interpretação jurídica consiste na atividade de revelar ou atribuir sentido a textos ou outros elementos normativos (como princípios implícitos, costumes, precedentes), notadamente para o fim de solucionar problemas. Trata-se de uma atividade intelectual informada por métodos, técnicas e parâmetros que procuram dar a ela legitimidade, racionalidade e controlabilidade. O termo hermenêutica vem de Hermes, personagem da mitologia grega encarregado de transmitir a mensagem dos deuses aos homens. Como os homens não falavam diretamente com os deuses, sujeitavam-se à intermediação de Hermes, à sua capacidade de compreender e revelar. (CANOTILHO, 2013, p. 91)

DICAS DE ESTUDO CORREIA, Marcos Orione Gonçalves. TEORIA GERAL DO PROCESSO, 5ª edição,. São Paulo: Editora Saraiva, 2009, p. 1. Direito. In: ACQUAVIVA, Marcus Cláudio. DICIONÁRIO JURÍDICO ACQUAVIVA. Brocardos e Expressões Latinas. Inglês Jurídico. Modelos de petições, 2ª edição. São Paulo: Rideel, p CANOTILHO, J. J. Gomes et al (coordenação científica). COMENTÁRIOS À CONSTITUIÇÃO DO BRASIL. São Paulo: Saraiva/Almedina, CRITÉRIOS DE INTERPRETAÇÕES: GRAMATICAL RACIONAL (LÓGICO) SISTEMÁTICO HISTÓRICO ANALISADO POR MIGUEL REALE (ÉPOCA ATUAL) TELEOLÓGICO INDICADOS POR SAVIGNY (1814)