A Propaganda e Suas Características

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Transcrição da apresentação:

A Propaganda e Suas Características

Introdução De acordo com Philip Kotler em seu livro Princípios de Marketing “propaganda é qualquer forma paga de apresentação não-pessoal de idéias, produtos ou serviços, realizada por um patrocinador identificado”.

Introdução Considerada pelos mercadólogos como sendo uma das principais ferramentas modernas de apresentação de produtos e serviços ao mercado, a propaganda ao contrário do que muitas pessoas pensam tem sua origem em tempos muito mais remotos. Escavações realizadas por arqueólogos nos arredores do mediterrâneo descobriram inúmeras placas de anúncios.

Introdução Também os romanos se utilizaram das pinturas em paredes para propagar as lutas dos gladiadores. Porém, hoje, a propaganda apesar de possuir os mesmos objetivos básicos daquelas realizadas nos seus primórdios, modernizou-se e diferencia-se em inúmeros aspectos, principalmente no tocante ao volume de investimentos que é dispensado anualmente, pelas empresas e organizações, sejam elas comerciais ou não no intuito de atingir seus públicos-alvos.

Introdução É exatamente por causa dessa variedade de pessoas que se quer atingir que todas as decisões a respeito da propaganda precisam obedecer minimamente a cinco critérios importantes que conheceremos a seguir.

As principais decisões em Propaganda O estabelecimento dos objetivos Independente do modo como será desenvolvida a propaganda, o primeiro passo para a sua elaboração diz respeito aos seus concretos objetivos, ou seja, o que realmente se quer obter com a mesma. Estes deverão estar fundamentados nas informações obtidas dos públicos-alvos a serem atingidos, o posicionamento da empresa anunciante no mercado, bem como o mix de marketing.

As principais decisões em Propaganda A propaganda poderá ser classificada de acordo com três diferentes objetivos básicos: A propaganda informativa A propaganda persuasiva A propaganda de lembrança

As principais decisões em Propaganda A propaganda informativa Utilizada geralmente para fazer a introdução de um produto ou serviço no mercado, este tipo de objetivo visa fazer nascer nos consumidores uma demanda/necessidade primária. Desta forma, uma consumidora ao saber da existência de um novo tipo de margarina temperada, provavelmente terá o desejo de experimentá-la.

As principais decisões em Propaganda A propaganda persuasiva Esta modalidade de propaganda é essencial para ser utilizada quando existem vários concorrentes, pois a mesma trabalha de forma a comparar os pontos positivos de seu negócio com o dos demais concorrentes. Desta forma, a propaganda persuasiva é também conhecida como propaganda comparativa. Esta comparação poderá se dar de forma direta ou indireta.

As principais decisões em Propaganda A propaganda de lembrança Este tipo de propaganda é recomendado aos produtos/serviços que se encontram no estágio de maturação dentro do seu ciclo de vida. Seu objetivo não é o de apresentar nenhuma novidade ao mercado, nem mesmo o de persuadir aos consumidores às compras, nesta modalidade de propaganda a intenção é a de não deixar que o consumidor esqueça do negócio do anunciante.

As principais decisões em Propaganda O orçamento a ser investido Uma vez que os objetivos da propaganda foram definidos pela empresa, esta precisará trabalhar no sentido de definir a quantia disponível para que sua meta de venda seja alcançada. Durante a definição do orçamento a empresa deverá considerar aspectos importantes para que todo o investimento não seja em vão. Apresentamos a seguir os cinco fatores principais:

As principais decisões em Propaganda Os cinco principais fatores que devem ser considerados durante a elaboração de um orçamento de propaganda são: O estágio do ciclo de vida em que se encontra o produto/serviço; A participação da empresa no mercado; Saturação e concorrência; Freqüência da propaganda; Diferenciação do produto.

As principais decisões em Propaganda Estratégia de propaganda Definir que estratégia utilizar na propaganda dependerá basicamente de duas grandes decisões: criação da mensagem e seleção da mídia. Vejamos a seguir em que consiste cada uma dessas decisões.

As principais decisões em Propaganda Estratégia de propaganda A criação da mensagem – a destinação de um elevado orçamento para a propaganda de um produto não garante que o mesmo será bem aceito no mercado. O sucesso de qualquer campanha publicitária dependerá diretamente da mensagem, bem como da forma com que a mesma é passada ao público que se quer atingir. Ela necessita prioritariamente conquistar a atenção dos consumidores para que assim, haja um entendimento real da mensagem.

As principais decisões em Propaganda Estratégia de propaganda Outro fator que deve ser levado em consideração durante a criação da mensagem diz respeito ao ambiente mutável em que as propagandas acontecem e as inúmeras possibilidades que os consumidores, principalmente os telespectadores têm para “evitar” de vê-las (controle remoto para mudar o canal, o grande número de canais etc.), assim a propaganda deverá ser muito sedutora para prender a atenção dos consumidores.

As principais decisões em Propaganda Estratégia de propaganda Seleção da mídia – selecionar a mídia significa escolher através de qual ou quais meios a propaganda será veiculada. Os meios para divulgação das propagandas cresceram em números e em qualidade. Hoje, podemos optar entre as mídias tradicionais como jornais, revistas, televisão e rádio, como podemos fazer a opção de utilizar páginas web, mensagens eletrônicas, busdoors, dentre outras. Porém, o segredo é fazer a escolha de acordo como a acessibilidade do público que se quer atingir.

As principais decisões em Propaganda Avaliação da propaganda A avaliação também poderá se dar com base no número de vendas do produto anunciado. Assim, se o número de vendas for satisfatório concluí-se que a propaganda foi eficaz. Porém, se do contrário o volume de vendas é baixo alguma variável que compõe o processo de propaganda deverá ser revista e modificada.

As principais decisões em Propaganda Avaliação da propaganda Podemos avaliar uma propaganda verificando os efeitos de sua mensagem através de pesquisas de mercado do tipo qualitativa, onde o consultado deverá responder sobre sua opinião acerca dos anúncios expostos. Nesta pesquisa também é possível se verificar o nível de lembrança dos consumidores, bem como seu entendimento a respeito da mensagem.