POLÍCIA MILITAR Trabalho da Temática Orientação Vocacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Função AGREGAR PESSOAS:
O Início da Comunicação
Vozes da Comunidade Márcia Campos Mestranda PPGEDU UFRGS Grupo de Pesquisa InovAval Coord. Profª. Denise Leite.
Profª. Selma Maria da Silva
FENÔMENOS DE TRANSPORTE II
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
O Plano da Ação Curricular e suas relações com a Prática Pedagógica
Aprender ao Longo da Vida
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL REUNIÃO COM PEDAGOGOS 2012.
Aula 3 Qualidade nas organizações
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
A Importância da Educação Continuada
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Fernanda Versiani de Paula 2 PPN
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER? O QUE VOU SER QUANDO CRESCER?
POLÍCIA MILITAR: Transformações para uma polícia de defesa da cidadania no Estado Democrático de Direito Autor: Cad PM Fernando Jahn Bessa Orientadora:
Profª. Selma Maria da Silva
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Emile Durkheim e o fato social
Gestão por Competências
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
A Sociedade humana: generalidades
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
A Gestão participativa
Administração de Recursos Humanos II
“Planejando a Segurança Cidadã do Distrito Federal no Século XXI”
Metodologia Científica
Currículo Quais são as finalidades do curso?
Capítulo 1 A administração hoje.
PROCESSO SELETIVO.
SEMINÁRIO – REFORMULAÇÃO DO ENSINO MEDIO: JORNADA ESCOLAR AMPLIADA E CONDIÇÕES DE OFERTA DO ENSINO MÉDIO Prof. Wisley J. Pereira Superintendente de Ensino.
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PNEM/2014 CADERNO 2 O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO
Introdução ao Serviço Social
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
Prática como Componente Curricular
PLANEJAMENTO DE ENSINO
O que é coaching para RH? TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
BOA NOITE.
Formação e Desenvolvimento de Equipe de Vendas
TIPOS DE PERSONALIDADE
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Comportamento Organizacional
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Psicologia e Comunidade
Daniela Miranda de Oliveira Paludo Katiele Mariana de Aquino Plano de Negócios.
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Para sair tecle “Esc” A Formação do enfermeiro auditor: reflexões sobre uma experiência na prática do ensino interdisciplinar Pesquisa.
GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO 1º BATALHÃO DE POLICIAMENTO ESCOLAR.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
INTRODUÇÃO Somos estudantes do 2º ano do Ensino Médio do colégio Alef, unidade Paraisópolis. Concluímos o Ensino Fundamental II numa escola da rede pública.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

POLÍCIA MILITAR Trabalho da Temática Orientação Vocacional Do Módulo de Psicologia do Desenvolvimento do Adolescente Profª Ms. Sonia Marques Novembro/2011

OBJETIVO Este trabalho teve por objetivo conhecer um pouco da Profissão do Policial Militar, bem como o processo de escolha vocacional como um todo.

Desenvolvimento do Adolescente A fase da adolescência é a transição do mundo infantil para o mundo adulto em que o indivíduo passa por inúmeras transformações e conflitos. Neste período o adolescente passa por mudanças biopsicossociais que alteram sua forma de ver o mundo e a si mesmo. Seu corpo se modifica de forma incontrolável, sua identidade, bem como sua forma de ver o mundo e suas relações no meio em que vive.

Mudanças Corporais Meninos: Aparecimento do sêmen e atividade masturbação intensa; Mudança na entonação da voz; Aparecimento de pêlos pubianos; Meninas: Aparecimento da menstruação; Desenvolvimento dos seios; Aparecimento dos pêlos pubianos;

Mudanças Psicológicas Perda da identidade, papel e pais infantis; Ressignificação de seu papel no mundo; Busca de sua nova identidade; Oscilação entre comportamentos infantis e adultos; Busca de novas identificações;

Mudanças Sociais Afastamento do grupo familiar e aproximação com os iguais; Forma de se posicionar no mundo; Exigências externas e tentativa de adaptação às mesmas; Exigência da escolha profissional;

Escolha Profissional Neste momento o adolescente busca a própria identidade em meio a diversas demandas vindas do grupo familiar e do meio em que o mesmo está inserido. Por este motivo frente a escolha profissional o indivíduo sente-se indeciso, pois ainda não conhece nem a si próprio, quanto mais a carreira que pretende seguir.

Escolha Profissional Influência de familiares, amigos e professores; Algumas das variáveis que influenciam o adolescente no momento da escolha profissional são: Influência de familiares, amigos e professores; Mercado de Trabalho (rentabilidade financeira, número de vagas, status da profissão; Interesse e habilidades sociais; Informação acerca da profissão e de sua própria personalidade, habilidades e interesses;

A importância da informação A informação representa uma grande variável, pois é através dela, ou de sua ausência, que o indivíduo se baseará no momento de sua escolha . A partir das informações que o indivíduo possui, desperta o interesse ou não acerca da mesma e futuras expectativas que podem se confirmar ou não a partir da veracidade das informações.

Importância da Informação O indivíduo tem que buscar informações referente a profissão de interesse bem como de si próprio. Acerca da profissão é necessário que o indivíduo tenha conhecimento a respeito do campo de atuação, rentabilidade financeira, plano de carreira e mercado de trabalho como um todo. Acerca da própria personalidade o sujeito tem que avaliar se tem interesse, habilidade, inteligência, aptidões e motivação.

Tipos Psicológicos Ter conhecimento de si mesmo e de seus traços de personalidade pode ajudar muito na hora de escolher uma carreira, por isso muitos adolescentes recorrem a testes vocacionais antes de tomar uma decisão. Jung distinguiu duas formas de atitudes/disposição das pessoas em relação ao objeto: a pessoa que prefere orientar sua energia psicológica (libido) para o mundo externo de fatos e pessoas (extroversão), ou no mundo interno de representações e impressões psíquicas (introversão).

Tipos Psicológicos Existem dois modos opostos através dos quais percebemos as coisas- Sensação (função que traz as informações do mundo através dos órgãos do sentido) e Intuição (a percepção do ambiente geralmente acontece por meio de pressentimentos e palpites, e está abaixo do limiar). Há também outras duas funções que usamos para julgar os fatos- Pensamento (trabalham baseando-se em critérios objetivos e impessoais) e Sentimento (trabalham a partir dos valores pessoais).

Tipos Psicológicos Define ainda quatro funções psíquicas que a consciência usa para fazer o reconhecimento do mundo exterior e orientar-se. Ele definiu as funções como: Sensação (S) e Intuição (N), Pensamento (T), Sentimento (F).

Tipo Psicológico SJ Pessoas com este tipo psicológico recebem as informações de maneira empírica, através de estímulos concretos e detalhados, basicamente através dos órgãos dos sentidos, baseando-se no que seu limiar absoluto capta. E a maneira com que o mesmo processa as informações captadas é de forma muito rápida, pois não precisam de muitas informações para assumir determinado comportamento, a partir de seu planejamento e rotina que consideram muito importantes.

Importância da Informação A partir de tais informações o sujeito avalia se possui o perfil técnico e pessoal necessário para tal profissão.

Polícia Militar O Policial Militar tem o objetivo de atender as demandas de segurança pública do estado, com ações de prevenção e repressão imediata ao crime ou a quebra da ordem pública. Para atender a demanda a Corporação organizou-se através de diversos programas com objetivos diferenciados, são os Programas de Policiamento.

Programas de Policiamento Radiopatrulha – Atende a central (190), atendendo as ocorrências da região e patrulhando-as. Policiamento Escolar – Tem a função de patrulhar a segurança escolar e suas mediações. Força Tática – Reprimir homicídio e roubo, bem como o controle de distúrbios civis de pequeno porte. Policiamento de Trânsito – Prevenir e reprimir atos relacionados às normas relativas à segurança de trânsito.

Programas de Policiamento Policiamento Integrado – Visa aumentar a sensação de segurança da população, atuando em áreas de maior visibilidade ROCAM, Policiamento com Motocicletas – Também visa aumentar a sensação de segurança, atuando nos setores de tráfego intenso, prevenindo delitos.

Programa de Policiamento Policiamento Comunitário – Presta suporte a comunidade garantindo a segurança do local. Policiamento Rural – preservação da ordem pública em ambientes rurais.

Treinamentos Os objetivos dos Programas de Policiamento são discutidos e atualizados constantemente de acordo com as novas demandas de atuação dos infratores. Todo treinamento e capacitação são disponibilizados pela própria instituição, a começar pela formação.

Formação Para atuar como Policial Militar é necessário possuir Ensino Médio Completo, 18 anos e ser aprovado em concurso público que consiste em prova teórica, prática e psicológica. Tanto para o cargo de Soldado quanto Oficial o procedimento é o mesmo, o que os diferencia é o nível de dificuldade da prova e o curso posterior.

Formação O Soldado se forma no Curso Superior Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, por um ano em período integral totalizando 2214 horas/aula. A grade curricular divide-se em duas fases, módulo básico e específico. O módulo básico consiste em apresentar conhecimentos científicos, tecnológicos, humanísticos, bem como missões, deveres e obrigações essenciais da atividade pretendida. Já o módulo especializado consiste em apresentar as disciplinas práticas de acordo com o setor operacional de sua escolha.

Formação Os Oficiais se formam no Curso de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública no período de quatro anos também em período integral. A grade curricular do curso são focadas em aulas práticas de policiamento, aplicando, assim, todo o conhecimento adquirido em aulas temáticas e em simulações do cotidiano social, bem o gerenciamento de conflitos.

Plano de Carreira Soldado pode chegar a Sub-Tenente Oficial pode chegar a Coronel.

Mercado de Trabalho O mercado de trabalho para o profissional formado na área de Segurança Pública está em plena expansão, uma vez que se aplica a qualquer setor voltado a área de segurança. A maior demanda vem dos grandes centros urbanos, e este profissional pode atuar tanto no setor administrativo, com análises e planos de ação, ou também atuar em campo lidando diretamente com a prevenção e repressão ao crime. Previsão de até a copa contratar mais 14 mil soldados e 500 Oficiais.

Remuneração A remuneração inicial média está em torno de R$ 2.000,00 (dois mil reais), para soldados 2ª classe e na média de R$ 3.000,00 (três mil reais), para oficiais. Evoluindo gradativamente de acordo com as promoções obtidas ao longo da carreira.

Entrevistas De acordo com as informações fornecidas até então, apresentaremos a seguir o perfil e o relato de três profissionais que atuam na área.

Entrevistado 1 1º Entrevistado - 1 ano de corporação Teve opção de profissão anterior (Química), e quando abandonou optou por Engenharia Civil, este curso parou no 3º Semestre e pretende concluir depois. Não teve aprovação da família Solteiro, 22 anos. Desejo de ser policial desde a infância. Trabalhou por um período em um Banco. Não teve muitas informações antes de optar pela profissão. Buscou orientação vocacional, que apontou atuação em exatas.

Entrevistado 2 2º Entrevistado - 7 anos de corporação Casado, vive com esposa e um filho. Desejo de ser policial desde a infância. Optou pela profissão por considerar honrosa e gratificante. Atuou nas Forças Armadas (exército). Acredita não ter todas as características necessárias para a profissão. Trabalha em outro emprego pra complementar renda. Não pretende seguir carreira Pretende investir na profissão que estuda atualmente Direito.

Entrevistado 3 3º Entrevistado - 10 anos de corporação Casado, vive com esposa e duas filhas. Queria seguir na carreira desde a adolescência. Na época da escolha, tinha muitas informações sobre a profissão. Trabalhou em um banco por treze anos antes de ser policial. Os familiares aceitaram e forma progressiva. Acredita que tenha a vocação necessária. Nunca teve orientação profissional (não julga necessária ) Pretende se aposentar nessa profissão.

Considerações Finais Desta maneira podemos considerar que quando o sujeito está bem informado acerca do campo profissional no qual irá atuar, bem como as informações pessoais, suas expectativas e visão geral estão bem mais próximas da realidade, desta forma o mesmo não se surpreende com o que se depara, porém o adolescente nem sempre tem a preparação e maturidade para analisar uma profissão, assim como tudo que a envolve e a si próprio, pois ainda está em processo de formação de sua própria identidade.

Integrantes Carolina Ribeiro da Silveira Fabiana Maria dos Santos Gilmar Alves de Araujo Gleyciane Alves de Santana Roberto Luiz Junior Taís Guesso Fonseca Psicologia 4º Semestre