Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Advertisements

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Fundamentos da Didáctica da Matemática
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Diversidade, desafio, mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Formação de Utilizadores BECRE E. B. 1 de Almancil 2009/2010.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 03
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Orientações para a GESTÃO 1 Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Missão da BE  Apoiar o processo de ensino aprendizagem  Promover hábitos de leitura  Construir conhecimentos  Interagir com a Comunidade  Despertar.
Quantos são? Onde fica? Rua Irmãos Oliveira Lopes OVAR Tel Fax Alunos 79 Professores 33 Funcionários.
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
Perfil do Profissional
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Semana da Leitura O que é?
Pesquisa e Uso da Informação
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Atuais Propostas Curriculares.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Biblioteca Escolar desafios no contexto da escola atual
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
BIBLIOTECA ESCOLAR ESCOLA E.B.2,3 JACINTO CORREIA AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS JACINTO CORREIA Círculo de estudos – A Biblioteca Escolar – Instrumento.
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: O PROFESSOR-TUTOR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA ALUNAS: MAGALI DALLA PRIA SILVIA GOMES DAVIDOSKI ASTORGA - PARANÁ.
BIBLIOTECAS ESCOLARES Formandos: Francisco Jardim Marta Dias Paula Costa Missão, Objectivos e Serviços.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
biblioteca escolar/ centro de recursos tutoria para apoio da actividade pedagógica Maria Filomena Rocha © 2005 do Agrupamento Cardoso Lopes Clique para.
Marcia Martins Djeanne Firmino
Uma Escola do Tamanho do Brasil
BE Missão, Objectivos e Serviços Missão “A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual,
Seminário Internacional : Boas Práticas em Gestão Escolar GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS E GESTÃO DA APRENDIZAGEM David Albury Consultant, Global Education.
1. 2 Encontro de Coordenadores de BE – EB23 e ES – Sintra
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
Dra.Teresa Cristina Barbo Siqueira
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
O papel pedagógico do órgão gestor
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Promoção do Sucesso Educativo Junho de Enquadramento 2- Diagnóstico 3- Mesa Redonda 4- Debate 5- Conclusões.
Transcrição da apresentação:

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena Importância das Bibliotecas Escolares

Importância das Bibliotecas Escolares Manifesto IFLA(2000): Apoiar e promover os objectivos educativos definidos de acordo com as finalidades e curricula escolares; Criar e manter nas crianças o hábito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização da Biblioteca ao longo da vida; Proporcionar oportunidades de utilização e produção de informação que possibilitem a aquisição de conhecimento, a compreensão, o desenvolvimento da imaginação e o lazer; Apoiar os alunos na aprendizagem e na prática de competências de avaliação e utilização da informação; Providenciar acesso aos recursos locais, regionais, nacionais e globais; Organizar actividades que favoreçam a consciência e a sensibilização para as questões de ordem cultural e social; Trabalhar com alunos, professores, órgão de gestão e pais de modo a cumprir a missão da escola; Defender a ideia de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são essenciais á construção de uma cidadania efectiva e responsável e à participação democrática. Promover a leitura, os recursos e serviços da BE junto da comunidade escolar e fora dela. Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010

Importância das Bibliotecas Escolares “A Biblioteca escolar é essencial a qualquer estratégia a longo prazo nos domínios da literacia, educação, informação e desenvolvimento económico, social e cultural” Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias ( International Federation of Library Associations and Institutions Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010

Importância das Bibliotecas Escolares Literacias da informação: A palavra literacia (derivada da forma latina litteratus) é um conceito polissémico, cujo sentido tem vindo a evoluir, para englobar as competências que o indivíduo necessita para o bom desenvolvimento social. A leitura, a escrita e a numeracia continuam a ser fundamentais da literacia. Porém, existem outras competências que, presentemente, são necessárias para colher benefícios da informação disponibilizada por diferentes media, através das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) e da internet (Langford – 1999). Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010

Importância das Bibliotecas Escolares A sociedade de informação proporcionou novos recursos, mas criou também novas necessidades: Mudanças nos modos de nos relacionarmos com a informação; Que a escola esteja apta a corresponder ao desafio de formar cidadãos com domínio crítico e eficaz das competências de informação e das TIC; A criação de novos ambientes de aprendizagem e outras dinâmicas sociais. Maria Filomena Rocha © 2005 Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010

Importância das Bibliotecas Escolares Segundo o Currículo Nacional do Ensino Básico, à saída da educação básica o aluno deverá ser capaz de Pesquisar, seleccionar e organizar informação para transformar em conhecimento mobilizável. Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010

Importância das Bibliotecas Escolares Como tornar então os alunos competentes na utilização autónoma, crítica e efectiva da informação em diferentes suportes? Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010

Importância das Bibliotecas Escolares Proporcionando-lhes situações de aprendizagem em que, no âmbito de trabalhos de projecto ou outros, experimentem as seis fases essenciais de um modelo de literacia da informação: Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010

Importância das Bibliotecas Escolares Identificar o tema; Procurar fontes de informação; Seleccionar os documentos e retirar a informação dos documentos; Organizar e tratar a informação; Comunicar a informação; Avaliar o processo. Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010

Importância das Bibliotecas Escolares Traduzido e adaptado pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010

Importância das Bibliotecas Escolares Como orientar os alunos neste caminho? A fim de prevenir a derrapagem dos nossos alunos nesta rota, e à semelhança de que acontece em cada vez mais escolas, a Equipa da BE propõe que os trabalhos de pesquisa sejam apoiados por um guião de pesquisa de informação. Os modelos mais usados são: BIG 6 PLUS Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010

Importância das Bibliotecas Escolares Qual o papel do professor? Deve ser promotor da leitura, do conhecimento e das literacias da informação e da comunicação. Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010

Importância das Bibliotecas Escolares Qual o papel da Biblioteca escolar? Apoio à sala de aula; Aquisição de fundo documental; Apoio à leitura autónoma e orientada; Apoio à pesquisa; Apoio a todas as actividades que promovam as literacias da informação e da comunicação. Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010

Importância das Bibliotecas Escolares Como podemos aplicar tudo o que aqui enunciamos? Um exemplo: Área de Projecto ..\..\..\Ambiente de trabalho\Proj For Cív\Docs\Planificação AP 3.ºciclo.doc ..\..\..\Ambiente de trabalho\Proj For Cív\Docs\Planificação AP 6.º ano.doc Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010

Importância das Bibliotecas Escolares Conclusão: “Está comprovado que quando os bibliotecários e os professores trabalham em conjunto, os alunos atingem níveis mais elevados de literacia, de leitura, de aprendizagem, de resolução de problemas e competências no domínio das tecnologias de informação e comunicação.” Manifesto da Biblioteca Escolar- Unesco Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010

Importância das Bibliotecas Escolares BOAS LEITURAS! © Carlos Gonçalves Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena 03 Set. 2010