ESCOLA HUMANÍSTICA OU HUMANISTA OU DAS RELAÇÕES HUMANAS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Advertisements

Abordagem Humanística da Administração
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS ABRIL /2006 Prof. Mauri C. Soares
Teorias da Administração
ADM 001 & ADM 012 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
A ESCOLA DAS REALÇÕES HUMANAS
Escola das Relações Humanas
Escola das Relações Humanas -
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia.
DECORRÊNCIAS DA TRH Apreciação crítica.
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Administração – Principais correntes
Administração Organizacional
Evolução Histórica da Administração de Recursos Humanos
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Editora Campus/Elsevier
Teoria Geral da Administração Capítulo 05 1º PERÍODO – AULA 10
ESCOLA DE RELAÇÕES HUMANAS
Principais características da Escola de Relações Humanas
Abordagem Humanística
DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES
Capítulo 6 Organização.
“Psicossociologia das Organizações”
A Escola de Relações Humanas
ELTON MAYO RELAÇÕES HUMANAS.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Abordagem Clássica da Administração
Administração Geral - Aula 03
Administração Geral - Aula 04
Evolução da Teoria e da Prática nas Organizações
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
Teoria Geral da Administração
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
O termo planejamento e suas diferentes aplicações ao longo dos tempos
TEORIAS ORGANIZACIONAIS
A evolução conceitual Características Teoria Clássica
O termo planejamento e suas diferentes aplicações ao longo dos tempos
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Teorias gerais da administração
Teoria Geral da Administração
Gestão em saúde Bruno Silva
Teoria Geral da Administração
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Geral da Administração
Teoria das Relações Humanas
ELTON MAYO EQUIPE: ÉTICA ORGANIZACIONAL NOMES: Ana Karolline de Souza Bruna Letícia Martins Guilherme de Matos Alves Kamila Bastos Ortiz Cubilla Correa.
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Escola Relações Humanas
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS
Introdução à Administração
4º fase:sala de montagem de terminais  Inicio-se em novembro de 1931 á maio de 1932  Grupo...era formado por nove soldadores e dois inspetores e um observador.
Revisão sobre os Estudos da Motivação
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
PLANEJAMENTO E GERENCIAMENTO DOS SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS
PERÍODO: SEGUNDO PROFESSOR: ALISSON KLAM
Professor: José de Oliveira Nascimento Uberlândia
ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS
ABORDAGEM HUMANÍSTICA
Curso de Administração Disciplina: TGA ESCOLA DAS RELAÇÕES HUMANAS Prof. M.Sc. Glauber Pereira.
Bases da Moderna Administração
Escola das Relações Humanas
Teoria das Relações Humanas
Transcrição da apresentação:

ESCOLA HUMANÍSTICA OU HUMANISTA OU DAS RELAÇÕES HUMANAS. BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

ESCOLA HUMANÍSTICA Ao final, o estudante deve ser capaz de: Identificar origens e princípios. Conhecer as conclusões da experiência de Hawthorne. Compreender as funções da organização da TRH. Analisar de forma crítica essa abordagem. BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

ESCOLA HUMANISTA  ORIGEM E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLA CLÁSSICA Teoria da administração científica Teoria do processo administrativo ESCOLA BUROCRÁTICA Teoria da Burocracia ESCOLA HUMANISTA  Teoria das Relações Humanas Teoria Comportamental Teoria Estruturalista Teoria do Desenvolvimento Organizacional BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

ESCOLA HUMANISTA: RAZÕES DA ORIGEM Crítica à Escola Clássica. Chester Bernard, Mary Parker Follet e Elton Mayo. Adequação da estrutura organizacional às necessidades do negócio e das equipes. Equipes multidisciplinares de trabalho. Mary Parker Follet. Estudos motivacionais para a produtividade. Mary P. Follet, análise dos valores individuais e sociais das organizações e comunidades. BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

ESCOLA HUMANISTA: origens. Necessidade de humanizar e democratizar a Administração. Movimento norte-americano. O desenvolvimento das ciências humanas (principalmente a psicologia). As idéias de John Dewey e da Psicologia Social de Kurt Lewin. Conclusões da experiência em Hawthorne de Elton Mayo. BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010 BÁRBARA GUIMARÃES

ABORDAGEM DE FOLLET MARY PARKER FOLLET (1868-1933) BÁRBARA GUIMARÃES 4 PRINCÍPIOS DA COORDENAÇÃO 1.CONTATO DIRETO entre pessoas 2.PLANEJAMENTO envolvimento 3.RELAÇÕES RECÍPROCAS 4.PROCESSO CONTÍNUO da coordenação 3 MÉTODOS DE SOLUÇÃO DE CONFLITO 1.FORÇA (ameaça) 2.BARGANHA (trocas, concessões) 3.INTEGRAÇÃO (terceiro caminho, solução integradora de interesses) 3 HABILIDADES DO LÍDER TÉCNICAS COGNITIVAS INTERPESSOAIS MARY PARKER FOLLET (1868-1933)

TEORIA DA COOPERAÇÃO BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

DINÂMICA DE GRUPO KURT LEWIN (1890-1947) BÁRBARA GUIMARÃES

George ELTON MAYO(1880-1949). A experiência de Hawthorne: * Realizada entre 1927 e 1932; * Coordenada por Elton Mayo; * Feita pelo Conselho Nacional de Pesquisas (EUA); * Local: Fábrica de Hawthorne da Western Eletric Company, situada em Chicago; * Objetivo: avaliar a correlação entre iluminação e a eficiência dos operários, medida por meio de produção. Estendeu-se à fadiga, acidentes de trabalho, rotatividade de pessoal e ao efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal; * Elemento surpresa e dificuldade: variáveis de natureza psicológica. LÓGICA, FILOSOFIA E MEDICINA (Austrália) BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

ESCOLA HUMANÍSTICA TEORIA ÊNFASE PRINCIPAIS ENFOQUES ESTUDIOSOS ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA NAS TAREFAS ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO OPERACIONAL. FREDERICK TAYLOR. HENRY FORD. ESCOLA CLÁSSICA NA ESTRUTURA ORGANIZAÇÃO FORMAL. FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS. FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR. HENRI FAYOL. ESCOLA HUMANÍSTICA NAS PESSOAS ORGANIZAÇÃO INFORMAL MOTIVAÇÃO, LIDERANÇA, COMUNICAÇÃO E DINÂMICA DO GRUPO ELTON MAYO. JOHN DEWEY. KURT LEWIN. BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

ESCOLA HUMANÍSTICA Nos EUA a Administração Científica foi interpretada pelos sindicatos como forma de exploração dos trabalhores a favor dos interesses patronais. Pesquisa de Hoxie (1911) foi considerada como um dos principais alertas à autocracia do “Sistema Taylor”. Realizada pelo Senado Americano, dirigida pelo Prof. Hoxie da Univ. de Chicago, tinha como objetivo : estudar as freqüentes greves e tumultos de operários norte- americanos. BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

HAWTHORNE, CHICAGO WESTERN ELETRIC BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

Experiência de Hawthorne: Fase 1 Western Electric Co. – 1924 a 1927. Detectar que modo fatores ambientais (iluminação) influenciam na produtividade dos trabalhadores. Dois grupos realizam a mesma tarefa. BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

CONCLUSÕES DA EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010 PRODUÇÃO Resultante da integração social Grupo determina capacidade Comportamento dos trabalhadores Apoiado no grupo Recompensas de natureza social Punições x desvios das normas Grupos informais Organização humana da empresa Valores sociais, crenças, objetivos

ORGANIZAÇÃO INFORMAL “[...] são agrupamentos naturais de pessoas surgidos espontaneamente nas situações de trabalho, em resposta a necessidades sociais [...] não aparecem no organograma nem em outro qualquer documento formal”. (MUNIZ e FARIA, 2007, p. 49) Foco no relacionamento. Estão juntos pelo prazer e apesar do trabalho. BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

FORMAÇÃO DOS GRUPOS INFORMAIS Relacionamento pelo cargo ou função Movimentação do pessoal Períodos de lazer Satisfação das necessidades sociais Proximidade e atração (semelhanças, afinidade) Habilidade em atividades grupais União pelos objetivos grupais Estrutura grupal BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

Elton MAYO defende: O trabalho é uma atividade grupal. O operário reage como membro do grupo. A tarefa básica da Administração deve ser formar gestores capazes de compreender e comunicar. O ser humano é motivado pela necessidade de estar junto e ser reconhecido. A civilização industrializada traz a desintegração de grupos primários (família, religião, etc.) e cria uma nova unidade social: a fábrica. BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

Já que os métodos convergem para a eficiência e não para a cooperação humana […] há um conflito social na sociedade industrial: a incompatibilidade entre os objetivos organizacionais da empresa e os objetivos individuais dos empregados […] As relações humanas e a cooperação constituem a chave para evitar o conflito social. (CHIAVENATO, 2000, p. 117). BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

MODELO ORGANIZACIONAL Produzir bens e serviços (função econômica). Distribuir satisfação (função social). A organização técnica (prédios, máquinas, matérias-primas, produtos ou serviços etc.). A organização humana (pessoas e suas interações). BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

MODELO ORGANIZACIONAL FUNÇÃO ECONÔMICA: Produzir bens e serviços Equilíbrio externo ORGANIZAÇÃO FUNÇÃO SOCIAL: Satisfazer seus membros Equilíbrio interno BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

ESCOLA DA RH X ESCOLA CLÁSSICA TEORIA CLÁSSICA TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Organização como máquina. Organização como grupo de pessoas. Enfatiza as tarefas e tecnologia. Enfatiza as pessoas. Inspirada em sistemas de engenharia. Inspirada em sistemas de psicologia. Autoridade centralizada. Delegação de autoridade. Linhas claras de autoridade. Autonomia do empregado. Especialização e competência técnica. Confiança e abertura. Acentuada divisão do trabalho. Ênfase nas relações de pessoas. Confiança nas regras e regulamentos. Confiança nas pessoas. Clara separação entre linha e staff. Dinâmica grupal e interpessoal. BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

ESCOLA HUMANÍSTICA: principais propostas. Aumento da participação dos funcionários.. Melhoria na comunicação. Programas de estruturados para capacitar lideranças que podem melhorar o nível de conhecimento das equipes. Estruturação de pesquisas sobre comportamento nas organizações. BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

MODELO DE HOMEM SOCIAL Não focaliza apenas os benefícios financeiros A remuneração é um componente indispensável Interação social como fonte de valores e reconhecimento BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

ESCOLA HUMANÍSTICA: críticas. Negação do conflito empresa-empregado. Limitação nas variáveis e amostra da experiência de Hawthorne. Felicidade e produtividade: utopia. Ênfase excessiva nos grupos informais. Espionagem disfarçada. Não forneceu critérios para melhoria da gestão (resultados). BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

ATIVIDADES Responder ao Exercício. Relacionar as conclusões da experiência de Hawthorne para 2 autores de TGA. BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010

REFERÊNCIAS ANDRADE, Rui Otávio B. AMBIONI, Nério. Teoria geral da administração. São Paulo: MBooks, 2007. ANNES, Ricardo. Teoria das relações humanas ou abordagem humanística. Disponível em <http://pucrs.campus2.br/~annes/abhuman.doc>. CHIAVENATO. Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. Rio de Janeiro: Campus, 2000. MAXIMIANO. Antônio Cesar Amaru. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2007. MUNIZ, Adir Jaime de Oliveira. FARIA, Herminio Augusto. Teoria Geral da Administração. São Paulo: Atlas, 2007. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Teoria geral da administração. São Paulo: Atlas, 2008. PEREIRA, Mariah T. N. TGA: Teoria das relações humanas (TRH). Disponível em <http://www.htmlstaff.org/xkurt/projetos/portaldoadmin/module s/news/article.php?storyid=686>. BÁRBARA GUIMARÃES 05 Mar. 2010