O ciclo de vida do empreendimento – visão geral dos cadastros administrativos federais e de novos pontos de codificação de atividades econômicas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Estatísticas Econômicas
Advertisements

Experiência Brasileira
Sessão de Intercambio de Experiências III Tecnologia de Informação Experiência Brasileira Gilmar Souza de Queiroz +55.
IV Encuentro Internacional de Redes EUROsociAL “Protección social, informalidad y trabajo decente” A contribuição das Administrações Tributarias à formalização.
Pesquisa de Emprego e Desemprego
CNPJ- CADASTRO PADRÃO Equipe: Luciana Quintino da Silva
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA CADASTRO SINCRONIZADO.
Data 09/12/08 Integração de Estudos Macroeconômicos para Planejamento Fiscal I Seminário Nacional de Cooperação e Integração Fiscal.
Economia da Cultura no Brasil: Sistema de Informações e Indicadores Culturais e Conta Satélite de Cultura no Brasil Diretoria de Pesquisas Coordenação.
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Previdência Rural: a reforma possível Rodolfo Tavares Presidente da Comissão de Trabalho e Previdência da CNA.
AUDITORIA INTERNA ORIENTA
Sped e-Social.
PROJETO INTEGRAR PROJETO INTEGRAR.
Portal do Registro Mercantil Integrado – REGIN
Programa de Assessoria Total à Empresa – Ágape Contabilidade
Quem somos O que fazemos Slide 1
Sua empresa está preparada para o eSOCIAL?
Desafios dos Regimes Próprios de Previdência Social
1 Brasília, 03 de junho de 2013 Cadastros de Informações Previdenciárias.
ANFIP Rio de Janeiro 25/02/
Mudanças trazidas pelo eSocial
CFOP Código Fiscal de Operações e Prestações
REDESIM.
Gestão do SPED em Grandes Empresas


Experiência de Integração
CNAE-FISCAL Evelize Maba Fernanda Rodrigues Karina Rodrigues
C LASSIFICAÇÃO N ACIONAL DE A TIVIDADES E CONÔMICAS - CNAE VII Encontro Nacional de Administradores Tributários Belém, 19 a 21 de setembro de 2011.
Ianny Cristina de Campos O e Carvalho
Sistema integrado de pesquisas trajetória e perspectivas
Fundo da Infância e da Adolescência
AUDITORIA INTERNA ORIENTA Pelo fortalecimento do Controle Interno do Poder Executivo de Santa Catarina.
Experiência de Integração
CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL CADASTRO SINCRONIZADO NACIONAL
Atendimento completo de todas as obrigações federais, estaduais e municipais, bem como manter os dados fiscais em conformidade com a complexa legislação.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Instituto Nacional de Identificação
“Aspectos tributários para o Empreendedor Individual, Micro e Pequenas Empresas: O Papel do Comitê Gestor do Simples Nacional” Silas Santiago Secretário-Executivo.
EQUIPE.
II Workshop de Gastos Tributários Brasília - DF Gastos Tributários no Brasil Raimundo Eloi de Carvalho Coordenador de Previsão e Análise da Receita Federal.
Estimativa dos Gastos Tributários no Brasil
Antecedentes da padronização Antecedentes da padronização Enfoque da Produção de Estatísticas Enfoque da Produção de Estatísticas.
Seminário de Desburocratização do Registro e Legalização de Empresas no Estado de Rondônia 17 e 18 de Agosto de 2005 Sistema de Codificação CNAE-Fiscal.
“Nosso compromisso é o seu negócio”
SINIEF – Marco institucional na área fazendária estadual e federal.
Antes de falarmos sobre o tema, imagine que neste momento você esteja participando do processo seletivo da Edoc2015, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento.
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
Definição da equipe quantitativa:
FINALIDADE A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação.
CNIR – Cadastro Nacional de Imóveis Rurais
A Casa Espírita e suas obrigações legais, fiscais e contábeis
EQUIPE ANDRÉ TOCARSKI FERNANDA RODRIGUES HELEN TIENE JOELTON CRISTO
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Portfólio Classificação Fiscal de Mercadorias
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
DIVISÃO DE IMPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO SETOR PÚBLICO UFPR
Significado, necessidades, oportunidades e limites da CNAE-Fiscal no planejamento urbano e na tributação municipal.
Hélio Carneiro Fernandes
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
eSocial – Uma nova forma de registro dos eventos trabalhistas
- INSTITUIÇÃO - COMPOSIÇÃO - COMPETÊNCIA - ORGANIZAÇÃO REGIMENTO INTERNO DA SUBCOMISSÃO DA CNAE- FISCAL.
Multicon Assessoria Contábil
Receita Federal do Brasil Jose Raimundo da Silva CNPJ/CONVÊNIO JUNTA COMERCIAL.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
Centro Interamericano de Administrações Tributárias – CIAT 44 a Assembleia Geral Montevidéu – Uruguai Instrumentos e Técnicas para Medição e Análise dos.
1 /16 Informações para o Sistema Público de Emprego e Renda - ISPER - 15/04/2013 Programa de Disseminação de Estatísticas do Trabalho.
Transcrição da apresentação:

O ciclo de vida do empreendimento – visão geral dos cadastros administrativos federais e de novos pontos de codificação de atividades econômicas

MARIA LUIZA ZACHARIAS Gerente Cadastro Central de Empresas - CEMPRE IBGE

Apresentação Grupo de Gestores de Cadastros de Pessoas Jurídicas - a partir de 2002 IBGE - CEMPRE - Cadastro Central de Empresas MF/SRF - CNPJ - Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica MTE - CEE - Cadastro de Estabelecimentos Empregadores MPS - CNIS - Cadastro Nacional de Informações Sociais MDIC/DNRC - CNE - Cadastro Nacional de Empresas Mercantis

Objetivos distintos CEMPRE - Universo de referência para produção de estatísticas CNPJ - Gestão da Aplicação do Sistema Tributário Nacional CEE - Subsidiar a Gestão dos Sistemas Públicos de Emprego do MTE CNIS - Gestão do Sistema Previdenciário CNE - Cadastrar as empresas nacionais e estrangeiras em funcionamento no País e manter atualizadas as informações pertinentes

Objetivos comuns Manter atualizado um núcleo básico de informações cadastrais: identificação localização natureza jurídica atividade econômica

RAIS/CAGED Fontesdiversas PESQUI SAS IBGE CEMPRE Fontes de atualização

RAIS/CAGED CEI CNPJ CEE Fontes de atualização

FCPJ/QSA/FCdeOfício CNPJ Fontes de atualização

JUCEPARJUCERGS JUCESC JUCEES JUCEMG JUCERJA JUCESP JCDF JUCEG JUCEMATJUCEMS JUCEAL JUCEB JUCEC JUCEMA JUCEP JUCEPE JUCEPI JUCERN JUCESE JUCEAC JUCAP JUCEA JUCEPA JUCER JUCRR JUCETINS CNE

Obrigações da empresa Durante seu ciclo de vida, diversas obrigações no âmbito federal: Mensais: GFIP, CAGED, PESQUISAS IBGE, etc. Anuais: RAIS, DIPJ, PESQUISAS IBGE, etc. Eventuais: Atualizações nas Juntas Comerciais, CNPJ, etc.

Ciclo das informações Informações cadastrais MPS MTE SRF IBGE CNE

Divergências entre fontes Confronto do código de atividade de 157 mil empresas pesquisadas pelo IBGE com CEE e CNIS. 58% são iguais a 4 dígitos; 65% são iguais a 3 dígitos; 74% são iguais a 2 dígitos; Ou seja, 42% divergem entre os 3 cadastros, sendo que 26% divergem em nível de divisão de atividade. Comparando dois a dois: IBGE x CEE: 68% iguais, 19% divergem a 2 dígitos; IBGE x CNIS: 64% iguais, 22% divergem a 2 dígitos; CEE x CNIS: 75% iguais, 15% divergem a 2 dígitos;

Constatação Grande avanço na adoção de uma tabela única de classificação de atividades - CNAE/CNAE- Fiscal; Porém, o uso de uma tabela única de classificação não garante homogeneidade na atribuição do código, mesmo que os procedimentos sejam padronizados.

Conseqüências Estatísticas Oficiais, segundo CNAE do CEMPRE

Conseqüências Sistema de Informações Previdenciárias: Contribuições sobre Número de Empregados e Salários; Recolhimento é compatível com estatísticas oficiais? Sistema de arrecadação de impostos sobre produção e renda: Contribuições sobre Faturamento; Recolhimento é compatível com estatísticas oficiais? Perda de qualidade nos procedimentos administrativos de planejamento e de controle (dados não comparáveis)

Como é feito lá fora? França - Cadastro único para fins administrativo e estatístico - Código de atividade único e público, compartilhado entre todos os órgãos da administração; Austrália - Cadastro tributário faz a primeira codificação e repassa ao instituto de estatística para validar e garantir a qualidade. Canadá - Administração tributária informa descrição da atividade para instituto de estatística atribuir código de atividade.

Conclusão QUAL DEVE SER A SOLUÇÃO BRASILEIRA ?