Participação – a Mudança em Nossas Mãos!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Advertisements

Instituições Escolares
Conselho Especializado do Ramo Trabalho. FINALIDADES O Conselho Especializado do Ramo Trabalho é órgão consultivo e de assessoramento do Sindicato e Organização.
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
A Estrutura do Pequeno Grupo na Igreja
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Voto e cidadania.
Essa é minha escola.
Este Decreto-Lei, aprova o regime de AUTONOMIA, ADMINISTRAÇÃO e GESTÃO dos Estabelecimentos Públicos da Educação Pré-Escolar e dos Ensinos Básico e Secundário.
A Escola e as Mudanças Sociais
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
Funções e Atribuições do Diretor
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O Uso Pedagógico do Blog
A importância dos Órgãos Colegiados na Gestão Escolar
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
Plano de Desenvolvimento da Escola
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
BOM DIA, Campanha Paraná sem corrupção Campanha nacional o que você tem a ver com a corrupção? Porque o Ministério Público? O QUE É O MINISTÉRIO PÚBLICO?
Uma proposta de mudança
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Mobilizando seus colegas de trabalho
CONSELHOS GESTORES E SAÚDE: empoderamento e impacto na gestão pública Águeda Wendhausen Maria Elisabeth Kleba.
Contexto de atuação do CME
DINAMIZADOR DE TECNOLOGIAS INTERATIVAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Encontro Estadual de Formação
FÓRUM DOS CONSELHOS ESCOLARES - SER II
Fases da Transformação
A ESCOLA VOLTA-SE PARA SI!! É HORA DE REPENSAR A PRÁTICA.
SECRETARIA EXECUTIVA REGIONAL II
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NÚCLEO REGIONAL DA EDUCAÇÃO CIC CONSELHO DE CLASSE.
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
Elaboração e gestão de projetos
Diretoria de Ensino – Região de Bragança Paulista Abril 2014
Subheading goes here CADERNO 5 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA 3. O Conselho Escolar e a gestão democrática.
COLEGIADO MICRORREGIONAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA AMOSC Locenir de Moura Assessora em Educação
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Apresentação do Projeto para os Gestores
PLANO DE TRABALHO PARA GESTÃO DA ESCOLA
Segundo Kramer “uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O QUE É AVALIAR Avaliar é analisar a prática pedagógica  de todos os envolvidos, com o objetivo de corrigir rumos e repensar situações para que a aprendizagem.
Palestrante: Dra. Zilda Arns Neumann Médica Pediatra e Sanitarista Fundadora e Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança Representante Titular da CNBB.
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
Escola Estadual “Sebastião Gurgel” Oficina: Participação Estudantil
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
Encontro Presencial 14 de Setembro de 2013
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
COM-ViDA Agenda 21 na Escola Conferência Nacional Infanto-juvenil Formação Continuada de Professores e Estudantes Inclusão Digital Ciência de Pés no Chão.
PROJETO VEM-ESTAR. A EDUCAÇÃO ESTÁ EM TODOS OS LUGARES TEMA.
Proposta para uma nova estrutura Atividades com casais e para casais.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO/CEMEPE GRUPO ARTICULADOR ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL ESCOLAS MUNICIPAIS.
Educação Inclusiva: Avanço ou Retrocesso?. Rede Municipal de Ensino Unidades Educacionais (Com exceção dos CEI Indiretos) Educadores SME.
(Resolução SEE/1.506/10) O que é um Colegiado Escolar? - Recomposição do Colegiado. Competências do Colegiado Escolar. COLEGIADO ESCOLAR (Resolução SEE/1.506/10)
Transcrição da apresentação:

Participação – a Mudança em Nossas Mãos! ACEITA UM CONSELHO? Participação – a Mudança em Nossas Mãos! Conselho de Escola EMEI Jardim Monte Belo

EI, PSIU... ACEITA UM CONSELHO? ESTÁ NA HORA DE PENSAR SOBRE A ESCOLA QUE VOCÊ QUER E PRECISA PARA SEUS FILHOS.

QUAL É A ESCOLA QUE SUA CRIANÇA MERECE? QUAL É A ESCOLA QUE SUA CRIANÇA TEM DIREITO?

E QUEM FAZ A ESCOLA IDEAL? É aquela onde sua criança aprende com qualidade, pode expressar-se com liberdade, é respeitada e bem atendida por bons profissionais, tem espaço e condições adequadas... É aquela onde VOCÊ pode participar. E QUEM FAZ A ESCOLA IDEAL?

PARTICIPAÇÃO O GOVERNO DEVE FAZER A PARTE QUE LHE CABE, MAS TODOS NÓS – QUE ESTAMOS NA ESCOLA TODOS OS DIAS – FAZEMOS DA NOSSA ESCOLA UMA ESCOLA IDEAL QUANDO EXERCEMOS NOSSO DIREITO DE PARTICIPAÇÃO!

POR QUE PARTICIPAR? QUANDO NOS UNIMOS PARA CONVERSAR, ESCLARECER, COLABORAR E TRABALHAR EM BENEFÍCIO DA EDUCAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS, VENCEMOS OBSTÁCULOS RUMO À ESCOLA DE QUALIDADE QUE TODOS MERECEMOS!

PARTICIPAR TOMAR PARTE EM... COMPARTILHAR, PARTILHAR... ASSOCIAR-SE POR SENTIMENTO OU IDÉIA... ENVOLVER-SE... ‘ SER PARTE DE...

UMA EXCELENTE ALTERNATIVA DE PARTICIPAÇÃO É O CONSELHO DE ESCOLA!!! E COMO PARTICIPAR? UMA EXCELENTE ALTERNATIVA DE PARTICIPAÇÃO É O CONSELHO DE ESCOLA!!!

COMUNIDADE ESCOLAR TODOS NÓS – ALUNOS, PROFESSORES, FAMÍLIAS, DIRETORA E ASSISTENTE, COORDENADORA, AUXILIARES, AGENTES ESCOLARES, OUTROS FUNCIONÁRIOS E POPULAÇÃO EM GERAL – FAZEMOS PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR.

O QUE É O CONSELHO DE ESCOLA? É UMA REUNIÃO OFICIAL DE TODOS OS MEMBROS DA COMUNIDADE ESCOLAR, QUE TEM POR OBJETIVO AJUDAR A PENSAR, ORGANIZAR, FISCALIZAR E COLOCAR EM PRÁTICA AÇÕES EM BENEFÍCIOS DA ESCOLA, SEMPRE VISANDO O MELHOR PARA AS CRIANÇAS.

O QUE ELE PODE ( E DEVE ) FAZER PELA ESCOLA? DISCUTIR e ADEQUAR as propostas da SME; DEFINIR prioridades e metas para a escola; ELABORAR, APROVAR e ACOMPANHAR a execução dos planos traçados para a escola; AVALIAR a escola e os projetos dela segundo as metas estabelecidas;

O QUE ELE PODE ( E DEVE ) FAZER PELA ESCOLA? DECIDIR sobre a organização, funcionamento, atendimento e normas da escola; ESCOLHER e INDICAR profissionais para cobrir cargos de gestão transitoriamente vagos; ANALISAR e PROPOR projetos pedagógicos para a escola;

O QUE ELE PODE ( E DEVE ) FAZER PELA ESCOLA? ARBITRAR sobre impasses na administração e no pedagógico da escola; PROPOR soluções para problemas, ajudando a encaminhá-las; TRAÇAR normas disciplinares para a escola; DEFINIR prioridades para a aplicação de verbas.

SENDO ASSIM, O CONSELHO DE ESCOLA... ESCOLHE DECIDE INDICA VOTA ANALISA ARBITRA TRAÇA FISCALIZA DISCUTE ADEQUA DEFINE ELABORA ACOMPANHA AVALIA PROPÕE PLANEJA O CONSELHO É O CÉREBRO DA ESCOLA!

QUEM PODE SER MEMBRO DO CONSELHO DE ESCOLA? A DIRETORA – membro nato; REPRESENTANTES ELEITOS: PROFESSORES ( 4 VAGAS ); EQUIPE TÉCNICA ( coordenadora ou assistente ) ( 1 VAGA ); EQUIPE AUXILIAR ( auxiliares, agentes escolares ou vigia ) ( 2 VAGAS ); PAIS E RESPONSÁVEIS ( 9 VAGAS ). Essas pessoas são eleitas por seus pares, com mandato de um ano, com direito a suplentes.

QUEM PODE PARTICIPAR DAS REUNIÕES? COMO E QUANDO ELAS ACONTECEM? TODOS podem participar das reuniões e discutir os assuntos tratados nelas, mas apenas os membros podem votar, representando seus pares. As reuniões são mensais ( com possibilidade de reuniões extras ), e serão marcadas em dias e horários que possam reunir o maior número possível de pessoas.

E SE EU NÃO PUDER ESTAR PRESENTE? Se você não puder estar presente, tem o DIREITO e o DEVER de se informar sobre o que foi discutido e decidido nas reuniões, através de ações do próprio Conselho e de conversas com os seus pares. Eles também devem levar às reuniões suas opiniões, idéias e reclamações sobre a escola, para que o conselho seja cada vez mais um espaço de discussão aberto e correto.

ENTÃO... ACEITA UM CONSELHO?

Juntos, poderemos fazer muito mais pela educação de nossas crianças. PARTICIPE! Juntos, poderemos fazer muito mais pela educação de nossas crianças.

“SONHO QUE SE SONHA SÓ, É SÓ UM SONHO QUE SE SONHA SÓ. SONHO QUE SE SONHA JUNTO É REALIDADE.” RAUL SEIXAS