ORIENTAÇÃO TÉCNICA ALTAS HABILIDADES II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orientação Técnica do Projeto Cultura é Currículo
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
DIA D 10 DE ABRIL.
O ESDE COM QUALIDADE.
Diretoria de Ensino Região São Vicente
Relação professor/aluno
Experiências Desenvolvidas pelo NTE Altamira
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
COMO UTILIZAR A SALA DE INFORMÁTICA.
Diante a Era Tecnológica.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
Vídeo Educar – Rubem Alves
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Programa aluno pesquisador
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Secretaria da Educação e Cultura
COMUNICADO CENP de ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DAS HTPCs
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Planejamento - Professor
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Coordenação pedagógica e as relações no cotidiano da escola
ENCONTRO COM CORDENADORES PEDAGÓGICOS
Planejamento PNAIC 2014.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Organização do Planejamento com os professores
Serviço de Atendimento a Rede de Escolarização Hospitalar
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
Escola Municipal Professoras:
Acompanhamento Período de Experiência Profissionais do Colégio SESI
Reunião de Professores Coordenadores – Leste 2
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Planejamento e 7 de março de 2014.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Intencionalidade Pedagogógica: O papel da Supervisão no PIBID
Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
O Cotidiano da Escola Silvana De Negri. O filme Apresenta situações vividas no decorrer de um ano letivo, numa escola pública francesa.
Programa Sala de Leitura 2014
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Fabiana Rosa Dal Forno (Uergs) Tatiele Portela de Oliveira (Uergs)
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Metodologia de Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
“Didática: Competências e Habilidades Docente”
Didática da alfabetização
Sequência Didática Elaborado por Andréa Maria Batista Rosa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
FABIANA DE PAULA PEREIRA
CINEMA VAI À ESCOLA 3 CAIXA – 1ª ENTREGA DOCUMENTÁRIOS.
Por uma educação de qualidade
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Colégio São Paulo Ascurra/SC DIÁLOGOS DE FORMAÇÃO Aprender e Compartilhar Professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Teresa Notari.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Transcrição da apresentação:

ORIENTAÇÃO TÉCNICA ALTAS HABILIDADES II PROFESSORAS COORDENADORAS DO NÚCLEO PEDAGÓGICO GUARACI DA ROCHA SIMPLICIO – EDUCAÇÃO ESPECIAL VALKIRIA GARCIA ALVAREZ DE CARVALHO – ARTE DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JACAREÍ SETEMBRO DE 2013

AQUECIMENTO ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO

Proposta aos professores de Arte: Desenvolver um olhar mais apurado, nas relações de situações aprendizagem desenvolvidas em sala de aula. Pensar: Como determinados alunos, desenvolvem as tarefas em relação ao desempenho e processo, diante das situações de desafios e enfrentamentos.

QUAL O PAPEL DA ESCOLA FRENTE À DIVERSIDADE? O QUE O PROFESSOR DEVE OBSERVAR/CONSIDERAR NO ALUNO, NO QUE SE REFERE A ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO? QUAL AS NECESSIDADES DO EDUCADOR NO QUE SE REFERE AO ENSINO PARA ALUNOS, COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO?

Professores registrem suas impressões na folha de anotações, sobre as abordagens propostas. Plenária

CAFÉ 15 MINUTOS

CONTINUANDO O PERCURSO DA REFLEXÃO. APRECIAR A EXIBIÇÃO DO VIDEO AKIANE – MENINA PRODIGIO OU MEDIUNIDADE.VMV

Akiane- Menina prodígio ou mediunidade.vmv www.youtube.com/watch?v=LB_CNszAEAY

Após assistir o filme, solicitar aos professores que forme um circulo, a fim de promover a análise do filme. Os professores registram suas analises em seu no caderno de anotações para discussão no momento seguinte

ASPECTO DE ANÁLISE DO FILME EXPRESSÕES DE SUPERDOTAÇÃO E DOS TALENTOS? FATORES GENÉTICOS E/OU SOCIOCULTURAIS QUE CONTRIBUEM PARA A CONFIGURAÇÃO DA SUPERDOTAÇÃO? A MENINA TEM CARACTERISTICAS QUE CARACTERIZAM A PRECOCIDADE DE DESENVOLVIMENTO E SUA IMPORTÂNCIA COMO INDICATIVO DE POTENCIALIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS?

Professores registrem suas impressões na folha de anotações, sobre as abordagens propostas. Plenária

ALMOÇO DURAÇÃO DE UMA HORA

PALESTRA – “UM OLHAR PARA AS ALTAS HABILIDADES”. PALESTRANTE: