ORIENTAÇÃO TÉCNICA ALTAS HABILIDADES II PROFESSORAS COORDENADORAS DO NÚCLEO PEDAGÓGICO GUARACI DA ROCHA SIMPLICIO – EDUCAÇÃO ESPECIAL VALKIRIA GARCIA ALVAREZ DE CARVALHO – ARTE DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE JACAREÍ SETEMBRO DE 2013
AQUECIMENTO ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO RELAÇÃO PROFESSOR E ALUNO
Proposta aos professores de Arte: Desenvolver um olhar mais apurado, nas relações de situações aprendizagem desenvolvidas em sala de aula. Pensar: Como determinados alunos, desenvolvem as tarefas em relação ao desempenho e processo, diante das situações de desafios e enfrentamentos.
QUAL O PAPEL DA ESCOLA FRENTE À DIVERSIDADE? O QUE O PROFESSOR DEVE OBSERVAR/CONSIDERAR NO ALUNO, NO QUE SE REFERE A ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO? QUAL AS NECESSIDADES DO EDUCADOR NO QUE SE REFERE AO ENSINO PARA ALUNOS, COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO?
Professores registrem suas impressões na folha de anotações, sobre as abordagens propostas. Plenária
CAFÉ 15 MINUTOS
CONTINUANDO O PERCURSO DA REFLEXÃO. APRECIAR A EXIBIÇÃO DO VIDEO AKIANE – MENINA PRODIGIO OU MEDIUNIDADE.VMV
Akiane- Menina prodígio ou mediunidade.vmv www.youtube.com/watch?v=LB_CNszAEAY
Após assistir o filme, solicitar aos professores que forme um circulo, a fim de promover a análise do filme. Os professores registram suas analises em seu no caderno de anotações para discussão no momento seguinte
ASPECTO DE ANÁLISE DO FILME EXPRESSÕES DE SUPERDOTAÇÃO E DOS TALENTOS? FATORES GENÉTICOS E/OU SOCIOCULTURAIS QUE CONTRIBUEM PARA A CONFIGURAÇÃO DA SUPERDOTAÇÃO? A MENINA TEM CARACTERISTICAS QUE CARACTERIZAM A PRECOCIDADE DE DESENVOLVIMENTO E SUA IMPORTÂNCIA COMO INDICATIVO DE POTENCIALIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS?
Professores registrem suas impressões na folha de anotações, sobre as abordagens propostas. Plenária
ALMOÇO DURAÇÃO DE UMA HORA
PALESTRA – “UM OLHAR PARA AS ALTAS HABILIDADES”. PALESTRANTE: