Função semiótica ou simbólica Gislene Dutra
Considerações básicas Função semiótica ou simbólica consiste na representação de um “significado” qualquer para o mundo que o rodeia.
Considerações básicas Seu aparecimento ocorre por volta do primeiro e segundo ano de vida.
Manifestação da função semiótica
1- Imitação A criança limita-se em representar atos materiais, sem representação de pensamento. Manifesta por uma série de gestos imitativos que representam objetos ou pessoas na sua presença ou na ausência.
2- Jogo Simbólico Também conhecido como “faz de conta”. A criança representa diferentes papéis. Durante essa atividade a criança utiliza um objeto para representar qualquer coisa que imagina.
3-Desenho Representa um esforço de imitação do real. A princípio, o desenho não é imitativo, são rabiscos ou garatujas.
Desenho Depois de 2 anos e meio, a criança passa a reconhecer algumas formas nos rabiscos feitos sem finalidade. Mais tarde a criança passa a repetir de memória um modelo
Fases do desenho
3.1- Realismo Fortuito 2 a 3 anos e meio A criança rabisca e descobre ao rabiscar um significado para aquilo que faz.
3.2- Realismo Gorado 3 anos e meio a 4 anos e meio Esta fase se caracteriza pela falta de relação entre os elementos do desenho. Exemplo: exagera as dimensões segundo a importância que dá ao detalhe.
3.3- Realismo intelectual Nesta fase o desenho da criança torna-se propriamente realista. Existe uma preocupação em desenhar o que ela sabe que existe.
3.4- Realismo Visual A criança relaciona a representação gráfica à aparência visual. O desenho representa diversos pontos de vista de um objeto. Com dimensões adequadas, posições diversas, disposição do objeto.
4- Imagem Mental Provem de uma interiorização da imitação. Onde a criança torna-se capaz de imaginar situações já conhecidas ou resultados que ainda não ocorreram.
Imagem Mental A criança torna-se capaz de representar um objeto pelo som, tato ou pela descrição. Exemplo: a criança fecha os olhos, a professora faz despertar um relógio e pede para que a criança desenhe o objeto que produziu o som.
5- Linguagem A expressão verbal é o reflexo do progresso do pensamento da criança. A função semiótica é responsável pela evolução da representação da criança até ao pensamento representativo. Na função semiótica a linguagem tem destaque, pois, através dela a criança passa a usar as palavras para explicar suas ações e interpretações de mundo.
Linguagem Como conseqüência da linguagem, observa-se o aparecimento da socialização que supõe a troca e comunicação entre os indivíduos.
Importante É importante ressaltar que os vários tipos de função semiótica citados não são lineares, e todas eles se apresentam e se desenvolvem nos diferentes períodos de vida do indivíduo.
Referências Bibliográficas PIAGET, J. Inhelder B. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: BCD, 1999, p.47-80. PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Trad. Por Dirceu Accioly Lindoso. Rio de Janeiro: forense, 1970. FERREIRO, Emília. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez,1999.