Funções empresariais ou organizacionais Antonio Egydio S.T. Graça antonioegydio@hotmail.com
Funções empresariais ou organizacionais Sistemas e funções organizacionais Informação nas organizações Sistemas de informação Classificações de sistemas de informação Modelos de sistemas de informação Tecnologias aplicadas Planejar a Gestão de Atividades Créditos & Referências
Funções empresariais ou organizacionais Macroatividades das organizações, sem as quais as mesmas não funcionariam em sua plenitude. Presentes em todas as organizações privadas ou públicas, independente do seu tipo de negócio, de atividade, de objetivo e de tamanho. Devem estar integradas por meio de seus módulos ou subsistemas que as decompõem. Não são unidades departamentais.
Funções empresariais ou organizacionais
Funções empresariais ou organizacionais Produção ou serviços: planejamento e controle; engenharia;sistemas de qualidade e produtividade; custos; e manutenção de equipamentos, produtos ou serviços. Comercial ou marketing: planejamento e gestão; prospects,clientes e consumidores; pedidos de vendas; faturamento;administração de vendas,contratos e distribuição;exportação; pesquisas e estatísticas. Financeira: contas a pagar; contas a receber; movimentos bancários; fluxo de caixa;orçamentos e adm. do capital.
Funções empresariais ou organizacionais Materiais ou logística: fornecedores; compras ou suprimentos; estoque; recepção e expedição de materiais; e importação. Recursos humanos: recrutamento e seleção; administração de pessoal, férias, admissão e demissão; folha de pagamento; cargos e salários; treinamento e desenvolvimento (capacitação); benefícios e assistência social; segurança e medicina do trabalho. Jurídico-legal pode contemplar esses módulos: contabilidade; impostos e recolhimentos; ativo fixo ou patrimônio; livros fiscais de entrada e saída.
Sistemas e funções organizacionais A informática ou tecnologia da informação não é uma função organizacional ou um módulo. Esse recurso tecnológico se constitui numa ferramenta opcional para harmonizar e integrar. Antes de informatizar é necessário estruturar interna e externamente a organização.
Informação nas organizações Recurso efetivo e inexorável para as organizações, principalmente quando planejada e disponibilizada de forma personalizada, com qualidade inquestionável e preferencialmente antecipada para facilitar as decisões.
Informação nas organizações
Informação nas organizações Desinformação Conceitos, palavras, paradigmas etc., vistos de forma paralela ou divergente por diferentes pessoas ou unidades departamentais (seja eletrônica, manual ou verbal). Acontecem com grande freqüência, gerando propositadamente informações desvirtuadas, deformadas ou falseadas, provocando erros, incertezas, dúvidas e insatisfação.
Informação nas organizações Informação como recurso estratégico Informação é fundamental nas organizações. Diferencial nos negócios / atividades. Ciclo evolutivo na forma de estágios -iniciação; contágio; controle; -integração(“com”redundâncias) -administração de dados(eliminação redundâncias) -maturidade(“sem”redundâncias)
Informação nas organizações Informação como recurso estratégico Facilitada e efetiva se os gestores da organização e os clientes (ou usuários) estiverem participativos, conscientes e plenamente envolvidos com a utilização dos recursos da tecnologia da informação. Informação deve ser estruturada ou sistematizada. Sistemas de informação podem ser enquadrados ou classificados de diversas maneiras.
Informação nas organizações Informação como recurso estratégico Processo de valorização da informação -conhecer diversas; -apreender sobre; -juntar e guardar; -selecionar, analisar e filtrar as de maior valor; -organizar de forma lógica; -valorizar; -disponibilizar e usar as informações destacar: conhecer, selecionar e usar pessoas como infogestores foco: inteligência organizacional
Informação nas organizações Informação personalizada Peculiar ou específica pode ser chamada de informação personalizada. Seja da “persona”física ou jurídica, de um negócio,de um produto ou de um serviço diferenciado. Pode estar relacionada com uma característica ímpar de um prospect, cliente, consumidor ou concorrente e até mesmo de um produto ou serviço. informação inteligente
Informação nas organizações Informação oportuna De qualidade inquestionável, porém antecipada. Antítese da informação do passado e a que não gera um cenário futuro e indiscutível. Não pode ser confundido com previsão ou palpite. Deve ser baseada em dados e respectivos cálculos ou algoritmos. informação inteligente
Sistemas de informação Todo sistema, usando ou não recursos de tecnologia da informação, que manipula dados e gera informação pode ser S. I. Tais como: relatórios de controles; relato de processos; coleção de informações; conjunto de procedimentos; -conjunto de partes (quaisquer) que geram informações. Com tecnologia da informação = software (grupo de telas e de relatórios) Organização e seus vários subsistemas internos, contemplando ainda o meio ambiente externo.
Sistemas de informação Objetivo e foco Auxiliar os processos de tomada de decisões nas organizações. Ou sua existência não será significativa para a organização. O foco dos sistemas de informação está direcionado principalmente ao negócio empresarial nas organizações privadas e às atividades nas organizações públicas.
Sistemas de informação Benefícios para as organizações Controlar suas operações; diminuir a carga de trabalho das pessoas; reduzir custos e desperdícios; aperfeiçoar a eficiência, eficácia,efetividade, qualidade e produtividade da organização; aumentar a segurança das ações; diminuir os erros; contribuir para a produção de bens e serviços; prestar melhores serviços; agregar valores ao produto; suportar decisões profícuas; oportunizar negócios ou atividades; e contribuir para sua inteligência organizacional.
Sistemas de informação Como diferenciais Ferramentas de solução de problemas. Capacidade do gestor de analisar problemas e tomar efetivas decisões. Proporciona alternativas de retornos profícuos. Informações sistematizadas e preferencialmente personalizadas e oportunas = diferenciais em suas atuações.
Sistemas de informação Ciclo de vida 3 primeiras fases erradas –morte acelerada tecnologia mutável e crescente os SI Operacionais são mais constantes
Sistemas de informação Aspectos humanos e políticos da informação Além da estrutura formal e material (social e humana) Soluções e decisões não são técnicas e racionais. Configuraram-se relações humanas. Toda organização é uma instituição política envolve emoção, necessidades, desejos e a tensão,peculiares a cada pessoa. informações sistematizadas podem contribuir
Sistemas de informação Aspectos humanos e políticos da informação Perfil profissional que contempla o domínio das habilidades: -técnica, -de negócios e -humana ou comportamental. As habilidades de negócios e humanas são as mais difíceis de adquirir.
Sistemas de informação Estruturas organizacionais -alta administração -corpo gestor -corpo técnico (níveis hierárquicos) Exigências: menos níveis hierárquicos menor número de pessoas maior comprometimento melhor capacitação
Sistemas de informação
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Classificações de sistemas de informação
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Modelos de sistemas de informação
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Tecnologias aplicadas
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Planejar a Gestão de Atividades
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Créditos & Referências Sistemas de Informações Organizacionais: guia prático para projetos Denis Alcides Rezende, Dr.