Comissão de Defesa do Consumidor Migração Pulso Minuto 14 de março de 2007.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto de Banda Larga Prestadores Encontro de Federações Núcleo de Tecnologia Unimed do Brasil 2007.
Advertisements

Tecnologia da Informação para Valor de Negócio
Redes e computadores I Aula 01: Definição e classificação de redes.
LOCALIZAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO
Gestão de Recursos Patrimoniais e Logísticos
Evolução do acompanhamento das tarifas de telefonia fixa
Qualidade das Redes Fixa e Móvel
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação
CURSO DE REDES DE COMPUTADORES DISCIPLINA: CABEAMENTO ESTRUTURADO
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
no Serviço Móvel Pessoal
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Antecedentes Aumento da pobreza e das desigualdades sociais;
PLANEJAMENTO NA ABERTURA DE UMA EMPRESA.
Fluxo Contínuo de Material- Grupo 4
Caso “o que há de novo em redes inteligentes?”
A empresa Somos uma operadora de telecomunicações outorgada pela Anatel. Sócios: Ideiasnet (ações em Bolsa, Banco Pactual, Grupo Lorentzen e outros) –
Melhorias da Infraestrutura de Rede das Operadoras de Telefonia Móvel e das condições de prestação do serviço João Rezende Anatel Brasília/DF – 09/2012.
MANUAL DE LINHAS TELEFONICA
Jornada Noturna Art. 73 CLT.
Princípios de Análise e Projeto de Sistemas Exercícios Casos de Uso
Audiência Pública Maria Inês Dolci Março / Conversão Pulso-Minuto Inicialmente seria implantada em Adiada por causa dos altos custos que acarretaria.
Comunicação com qualidade e economia!
MANUTENÇÃO DE SOFTWARE
Pepwave.
SIGE Municípios Adesão e Implantação Marcos Lopes - SPE.
ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL
Audiência Pública – Serviços de Telecomunicações Câmara dos Deputados – Comissão de Fiscalização Financeira e Controle Audiência Pública Qualidade do Serviço.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Gerenciamento de Dados
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC
SVA – SIM Hosting Qualidade e Tecnologia a Serviço de sua Empresa ! !
UbiComp 2008 Projeto Guia Turístico Reunião 2 29/09/2008.
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
Comunicação com controle e baixo custo. Atualizada em 01/11/2009.
Apresentação do FUST e SCD Nelson Simões Janeiro 2004 RNP/REF/0236 © 2000 – RNP.
QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS A Matriz Consultoria e Informática, é uma empresa de soluções em tecnologia da informação voltada.
Eduardo Sampaio SMART GRID Piloto do IBAMETRO no âmbito do Governo do Estado da Bahia 29 de novembro de 2012.
Conversão do Sistema de Tarifação do Serviço de Telefonia Fixa Comutada Racionalização no Modo de Cobrança do Serviço e Respeito ao Direito Básico de Informação.
Brasília, 25 de setembro de 2007 CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA.
A TELLFREE é uma operadora de Comunicação Multimídia, líder em Telefonia IP no Brasil Estamos presente em 22 estados e no DF, cobrindo mais de cidades.
Ampla Energia e Serviços. Sobre a Ampla ampla CENF Light Perfil dos Clientes da Ampla: Área ( km2 ) = Clientes = 2,3 milhões Clientes Baixa Renda.
FERRAMENTAS DE MARKETING
História Primeira operadora a ter presença nacional, a TIM Brasil, subsidiária do Grupo Telecom Italia, trabalha com foco em inovação e qualidade,
Simulação de fluxos de tráfego
ATI - CECOM Projeto VoIP da UFMG.
Tolerância a Falhas Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
Critérios de Tarifação
PAINEL DE CONCESSÃO E AUTORIZAÇÃO DO STFC (EMPRESAS DO GRUPO TELEFÔNICA)
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
0800 Via Embratel Solução de Relacionamento.
Administração de Sistemas de Informação 7º Sem
ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.
AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE REDE DE BANDA LARGA
Audiência Pública: Qualidade da Telefonia Fixa e Móvel
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
Projeto de Rede de Computador Prof.: Rostan Piccoli Salesiano – Fev/2015.
Audiência Pública nº 07/2016 Proposta de Resolução que regulamenta a apresentação de informações relativas à movimentação aeroportuária. SUPERINTENDÊNCIA.
Débora Canongia Furtado Disciplina: Prática Científica Metodologia para implantação de um modelo dinâmico de planejamento de transporte público de passageiros.
ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE ENERGIA
Brasília, 08 de abril de 2015 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Defesa do Consumidor.
Audiência Pública Câmara Federal REDUÇÃO OU INTERRUPÇÃO DE TRÁFEGO DE DADOS DA INTERNET MÓVEL Brasília-DF, 08/04/2015.
1 AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES USO DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES PARA ACESSO A INTERNET 4 da informação 4 impacto nos serviços Edmundo Antonio.
Autofácil – Projeto 2011 Client Relationship Junho 2011.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Elisa Leonel Superintendente de Relações com Consumidores.
Inovando com qualidade Ligações para celulares de qualquer lugar do Brasil com tarifas imbatíveis e qualidade incomparável.
Transcrição da apresentação:

Comissão de Defesa do Consumidor Migração Pulso Minuto 14 de março de 2007

Conversão Pulso-Minuto O que está mudando? Um novo método de tarifação será implantado gradativamente nas diferentes localidades entre março e 31 de julho de 2007, de acordo com o cronograma de cada operadora. A principal mudança ocorrerá na forma de tarifação do plano básico e na possibilidade de detalhamento das chamadas locais entre telefones fixos. O Plano de Básico de Pulsos deixará de existir e será substituído pelo Plano Básico de Minutos e pelo PASOO.

Cursando uma Chamada Local Digita Rede de Transporte Origem: identifica e se comunica com central destino Destino: completa a chamada Internet Provedor Atendimento: central origem inicia tarifação

Tráfego Local ao Longo do Dia - Minutos e Chamadas - Dias Úteis Hora de Maior Movimento (HMM) 1,0 bilhão de minutos 450 milhões de chamadas  Sistema dimensionado para que não haja congestionamento na HMM  Equalização da curva de tráfego foca os investimentos necessários  Portarias 155, de 03/07/1980 e 066 de 17/11/ Minicom – utilizam tarifas como “disciplinadores” do tráfego (criação de horários de tarifas reduzidas) - maior eficiência da rede e menores custos para usuários

Distribuição das Chamadas por Duração Média = 2,2 min 36% 56% 79 % 98% 41% 60% 84% 95% Média = 3,0 min NORMALNORMAL REDUZIDOREDUZIDO 86% 29% das chamadas dura mais de 20 minutos 11% 24% 38% 71% 42% das chamadas dura mais de 20 minutos 11% 28% 40% 58% Mais De 600 Mais De 600 Mais De Mais De Média = 19,7 min Média = 42,7 min VOZ INTERNET

Tráfego Local – Perfil Individual 55 Chamadas de voz: assinante residencial, durante 9 dias, no horário normal Média = 3,4 min. Assinantes originam chamadas curtas e longas variando, por exemplo:  ao longo do dia  em função de sazonalidades (dia, mês, etc)  em função de férias, eventos especiais, problemas de saúde, etc  pela presença e idade de filhos, visitas, hóspedes, etc. Sáb 6,13,51,72,42,8x,x Média do Período (min) Sáb Seg TerQui Sex Seg Ter Qui

Síntese 90% das chamadas de Voz e 85% dos minutos ocorrem no Horário Normal de tarifação, sendo que 80% das chamadas de Voz duram menos que 2,2 minutos. Os assinantes em geral têm diferentes variações nos perfis próprios de utilização, os quais também variam entre si e, de uma forma geral, originam chamadas de Voz curtas e longas. O comportamento dos assinantes varia ao longo do tempo por diversos fatores. Projeções do futuro com base no passado envolvem erros estatísticos que podem ser individualmente grandes.

O que é Pulso ? Medição por Pulsos Karlson Acrescido – uma “ficha” no atendimento e uma a cada 240 segundos (KA-240) 1 “ficha” por Chamada  A contabilização dos pulsos (“fichas”) é a mesma para chamadas de Voz ou Internet  Cada usuário tem uma franquia de 100 “fichas” por mês É uma forma de tarifar a chamada local É uma técnica que permite computar “intensidade do uso” ( quantidade + duração ) É equivalente a se usar uma “ficha” como unidade de tarifação  Cada “ficha” tem um valor definido  Cada ligação começa com o débito de uma “ficha” ( tarifa de completamento )  As “fichas”são cobradas de quem originou a chamada, em ritmo fixo, a partir das 06:00 hs, a cada exatos 4 minutos, até às 24:00 hs

1 pulso na conexão ( atendimento ) + Pulsos de acordo com o cronômetro digital Central Telefônica Cronômetro digital da Central Geração de 1 pulso a cada 4 minutos 6:00 6:04 6:08 6:12 6:16 6:20 6:24 6:28 Total do uso: 15 min 9 pulsos 1,6 min / pulso Chamada 1 >> 3 Pulsos (6 minutos) Chamada 2 >> 1 Pulso (1 minuto) Chamada 3 >> 2 Pulsos (3 minutos) Chamada 4 >> 3 Pulsos (5 minutos) Método atual: Tradicional, adotado pela Anatel para o Plano Básico. Permite prestar a informação sobre a quantidade de pulsos, leitura do contador, mas não permite o detalhamento das chamadas ( para quem ligou, duração da ligação, horário ). Como funciona ? Medição por Pulsos - Horário Normal (KA-240)

Síntese (tarifação por pulsos) Existência de tarifa de completamento (pulso no atendimento) A medição por pulsos não dá ao usuário a visibilidade desejada sobre as chamadas realizadas e fragiliza a previsibilidade da utilização Disponibilidade apenas do total de pulsos ao fim de um período (mês) A quantidade de pulsos pode variar para chamadas com a mesma duração, em função de seu instante de início

Alterações Necessárias Implantação de bilhetadores Reprogramação de software em cada uma das centrais Redimensionamento de processadores e outros dispositivos Alterações nos sistemas de faturamento Alterações no sistema de impressão Dispositivos de armazenamento no CPD Alterações nos sistemas de atendimento. Necessidade de reestruturação da planta de forma gradativa Medição por Minutos - Requisitos para a Conversão centrais Mais de 20 diferentes tecnologias 5 bilhões de chamadas por mês 35 bilhões de bilhetes por mês 5 bilhões de chamadas por mês 35 bilhões de bilhetes por mês

Consultoria externa contratada em 2005 pela Anatel com o objetivo de definir o valor do minuto a ser praticado A definição do valor tarifário, foi baseada em dados reais das Operadoras, relativos a mais de 100 milhões de chamadas locais Regulamentação Aplicável:  Resolução 423 de 06/12/2005 – Altera os critérios de tarifação  Ato de 13/12/2005 – Define as tarifas de partida Plano Básico de Minutos - PBM

Plano Básico de Minutos - Tarifas Inexistência de tarifa de completamento Valores das chamadas perfeitamente previsíveis Possibilidade de detalhamento na conta telefônica

Conceito introduzido ao final do ano de 2005 Modelo definido de forma a buscar a manutenção dos valores atuais das chamadas, principalmente as de mais longa duração Regulamentação Aplicável: Resolução 450 de 07/12/2005 – Aprova o PASOO Plano Alternativo de Serviço de Oferta Obrigatória (PASOO)

PASOO vs PBM - Tarifas Média de valores

Existência de tarifa de completamento Valores das chamadas perfeitamente previsíveis Possibilidade de detalhamento na conta telefônica PASOO - Características

Mensagens a destacar Forma de tarifação mais transparente e de fácil entendimento, já que o consumidor saberá exatamente o que está gastando; A conversão de pulso para minutos não significa aumento ou redução das tarifas de telefonia fixa e, sim, uma adequação da forma de cobrar a duração das chamadas para uma maior transparência; A assinatura no Plano Básico de minutos e no PASOO terá o mesmo valor da assinatura no atual Plano Básico de pulsos; Os clientes que já possuem Planos Alternativos em minutos não sofrerão nenhuma mudança; Cliente não estará restrito somente ao plano básico. Ele poderá optar tanto pelo PASOO quanto pelos diversos planos alternativos em minutos oferecidos pelas operadoras, tendo a possibilidade de escolha de um plano mais adequado ao seu perfil de uso.

COMPARATIVO DAS CARACTERÍSTICAS DE TARIFAÇÃO DO PLANO BÁSICO EM PULSOS, PLANO BÁSICO EM MINUTOS, PASOO (RESIDENCIAL) PLANOS CUJA OFERTA É UMA EXIGÊNCIA DO ÓRGÃO REGULADOR CaracterísticasBásico de PulsosBásico de MinutosPASOO Franquia100 pulsos200 minutos400 minutos Unidade Mínima de Tarifação _ _ 30 segundos6 segundos Tarifação Subseqüente_ _ 6 segundos R$ Assinatura (com impostos) R$ 41,03 Tarifa de Completamento R$ 0,15 (1 pulso)Não possuiR$ 0,15 (4 minutos) Tarifa Excedente* Horário Normal Horário Reduzido R$ 0,15 (por pulso) R$ 0,15 (por chamada – equivalente a 1 pulso) R$ 0,10 (por minuto) R$ 0,20 (por chamada – equivalente a 2 minutos) R$ 0,04 (por minuto) R$ 0,16 (por chamada – equivalente a 4 minutos) Tarifa para Celular e Longa Distância Tarifas atualmente praticadas Não muda em relação ao Plano Básico em Pulsos Valores RJ

Comunicados aos Clientes O cliente receberá informações, a partir de Fev/07, sobre o Plano Básico e PASOO para auxiliar na escolha do plano. O cliente que optar pelo PASOO pode contatar a sua operadora desde 13/Fev. Comparativo PASOO x Básico 15 dias antes de cada virada Jornal Divulgação durante o processo da virada Rádio Comunicado institucional a partir de Março TV Divulgação em 3 contas consecutivas: primeira conta 30 dias antes da virada, segunda durante e a terceira após a virada. Conta

Obrigado Jose Fernandes Pauletti ABRAFIX