Tecnologia da informação Aula 10 – Administração globalizada

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Tecnologia da informação Aula 10 – Administração globalizada Profº Erich Turma 6-A Noturno

Na última aula...

Profissionais de empresas e especialistas de SI utilizam uma abordagem sistêmica para desenvolver soluções com sistemas de informação para atender às necessidades de e-business. Prototipagem é uma importante metodologia alternativa ao ciclo tradicional de desenvolvimento de sistemas de informação cujas ferramentas e métodos promovem um processo repetitivo e interativo.

O potencial de desenvolvimento de aplicações embutido em muitos pacotes de software tornaram mais fácil para o usuário final o desenvolvimento de suas próprias aplicações de e-business. O processo de implantação de projetos de sistemas de informação envolve a aquisição, a documentação, o treinamento, a instalação e a conversão. Profissionais de empresas devem saber como avaliar os produtos de TI para aquisição. As propostas dos fornecedores de TI devem basear-se nas especificações estabelecidas durante a fase de projeto.

As atividades de implantação incluem a administração da introdução e implementação de mudanças nos processos de negócios, estruturas organizacionais, atribuições de cargos, e relações de trabalho que resultam de iniciativas de e-business.

Administrando Tecnologias de e-Business Agilidade, Flexibilidade Estratégia Empresarial Cadeia de Suprimentos Qualidade Total Fornecedores Parceiros da Empresa Valor do Cliente Responsabilidade Compromisso Custos menores Evolução da Tecnologia de Informação Computação Global e Empresarial; intranets Infra-estrutura de TI

As empresas que esperam ganham com o uso de e-business podem ter prejuízos decorrentes do uso indevido de TI. Muitas empresas não desenvolvem e nem implementam os SI de forma correta. Tem que haver uma gestão condizente de TI a ponto de focar seu uso de forma estratégica e não em lugares de pouco impacto. O envolvimento da administração e dos usuário finais são fundamentais.

A Organização de e-Business Business Quality Business Organização Tradicional E-Organização Improvement Reengineering Estrutura da Organização Hierárquica Horizontal, conectada Incrementally Improving Radically Redesigning Foco centralizado Liderança Cada um é um líder Pessoal e Cultura Target Tomada de decisão vertical Premiação individual Processes Autoridade delegada Colaboração recompensada Processes 10%-50% Improvements 10%-50% Improvements 10-Fold Improvements 10-Fold Improvements Coerência Relevância interna Relevância do cliente Institucional Conhecimento Low Low Individualista High High Aliada a parceiros distantes Complementa lacunas atuais Aliada a concorrentes, clientes e fornecedores Cria novos valores IT and Organizational Alianças Same Jobs - More Efficient Same Jobs - More Efficient Big Job Cuts; New Jobs; Big Job Cuts; New Jobs; What Changes? Primary IT and Work Simplification Major Job Redesign Major Job Redesign Direção De cima para baixo Distribuída

Núcleo Executivo Global Unidade Empresarial de Unidade Empresarial Exemplo de Estrutura Organizacional de uma empresa de e-Business Unidade Empresarial de Produtos de Consumo Unidade Empresarial de Comércio Eletrônico Unidade Empresarial de Produtos Industriais Núcleo Executivo Global Unidade Empresarial de Serviços de Apoio Compartilhado à TI Unidade Empresarial de Serviços Financeiros Unidade Empresarial de Serviços de Apoio Administrativo Compartilhado

Administração da Tecnologia de e-Business Gerência de e-Business e Estratégia de TI Gerência de Tecnologia e Desenvolvimento de Aplicações Gerência de Organização de TI

Administração do Planejamento Estratégico de TI Desenvolvimento e Instalação de Aplicações de e-Business Estratégias e Arquitetura de e-Business/ TI Estratégia e Modelos de Visualização do Valor da Empresa e do Cliente Percepções-Chave Objetivos-Chave Prioridades Mais Questões Feedback

Redução dos custos de suporte Redução da complexidade Benefícios Derivados do Planejamento de TI da empresa Redução dos custos de suporte Redução da complexidade Portabilidade do know-how Interoperabilidade Descontos por volume Redução dos custos de treinamento Compartilhamento de informações

Administrando a Função de SI Desenvolvimento de Aplicações Análise de Sistemas Projeto de Sistemas Programação Manutenção do Sistema Administração das Operações de TI Administração de Rede Controle da Produção Suporte de Produto Desempenho dos Sistemas Administração de Recursos Humanos Recrutamento de SI Treinamento Programas de Retenção Apoio ao Pessoal

Administrando Globalizada da Tecnologia de e-business Administração Globalizada da Tecnologia de e-Business Desafios Culturais, Políticos e Geoeconômicos Estratégias de e-Business / TI Portfólio de Aplicações de e-Business Plataforma de Tecnologias da Internet Administração de Recursos de Dados Desenvolvimento de Sistemas

Estratégias Globalizadas de e-Business Internacional Transnacional -Operações Autônomas -Específica à Região -Integração Vertical -Cliente Específicos -Fabricação Cativa -Suprimento Globalizado -Multiregional -Integração Horizontal -Transparência Parcial de Clientes e Produção -Empresas Virtuais de e-Business -Mercados Mundiais -Fabricação Transparente -Cadeia de Suprimentos Globalizadas -Alianças Globalizadas

Questões da Plataforma Globalizadas de TI Infra-estrutura Globalizada Acesso a Dados Globalizados Acesso Regulado Fluxos de Dados Transfronteiras Desenvolvimento de Sistemas Globalizados Instalações de Computação Globalizadas Requisitos Locais vs. Requisitos Globalizados Necessidades Multilinguísticas Padronização de Dados Atividades Globalizadas de Programação Aquisições de Hardware Restrições à Importação Compatibilidade de Software Atendimento Local Carga de trabalho equilibrada Falta de peças de reposição

Bibliografia consultada: O' BRIEN, James A.Sistemas de informação e as decisões gerenciais na era da Internet. 13ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. Cap. 12