Redes de Contatos e Trabalhos Colaborativos

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Transcrição da apresentação:

Redes de Contatos e Trabalhos Colaborativos André Bruno João Marvin Raoni Dresch Piacentini Freitas Fortes Caselli Redes de Contatos e Trabalhos Colaborativos A relação com o Design e o Empreendedorismo Administração e Empreendedorismo CEART - UDESC

Perguntas Iniciais O que são redes de contatos e qual a sua relevância para o desenvolvimento do empreendedorismo? Como as redes de contato contribuem para o surgimento e implementação de negócios na área do Design? Quais tipos de trabalhos colaborativos têm sido desenvolvidos na área do Design e impulsionado o surgimento de novos empreendimentos?

Networking É a expressão usada para definir a rede de contatos (network) e as ações que acontecem em razão dela. Forma de parceria onde as pessoas pertencentes a este círculo compartilham informações, influência, recursos, contatos e opiniões, se ajudando mutuamente como uma maneira de conservar sua rede de relacionamentos. Meio de promoção pessoal (marketing pessoal).

Networking A rede de contatos pode ajudar indicando de forma direta o profissional para uma vaga disponível, informando onde se encontram as vagas da sua área de atuação e ainda divulgando o serviço e a disponibilidade do profissional. Networking não é conhecer pessoas para usufruir, sorver o que elas possam oferecer. É muito mais sobre ajudar do que ser ajudado. Lei do ganha-ganha / a moeda tem dois lados / o que vai, volta.

Estrutura da Rede de Relacionamentos É definida como uma classificação que mostra nosso grau de liberdade com as outras pessoas e o grau de solidariedade e as expectativas dos outros para com a gente. Serve para categorizar e planejar nosso comportamento e as atitudes que devemos tomar para integrar cada vez mais nosso network. É dividida nos grupos primário, secundário e de referência.

Estrutura da Rede de Relacionamentos Grupo Primário: pessoas mais próximas, com as quais temos forte envolvimento emocional e disposição imediata de colaborar (família, parceiros, melhores amigos). São aqueles que confiam na gente e não guardam segredos. São também aqueles que mais se aborrecem se não receberem a atenção esperada.

Estrutura da Rede de Relacionamentos Grupo Secundário: Relações mais formais e menos íntimas (amigos não tão amigos, conhecidos, colegas de trabalho). Deve-se buscar uma maior aproximação desse grupo, sem negligenciá-los. Podem oferecer oportunidades tão boas quanto os membros dos dois outros grupos.

Estrutura da Rede de Relacionamentos Grupo de Referência: Colegas, conhecidos ou pouco conhecidos, porém ocupantes de posições estratégicas (chefe, uma pessoa influente em um meio no qual se quer transitar, ocupantes de cargos importantes). São os possíveis fornecedores diretos das melhores oportunidades. Se não forem recebidos com atenção, muitas portas podem se fechar. Devem ser atendidos com um comprometimento maior do que a expectativa que tem pela gente; grande demonstração de interesse e imediatismo na colaboração.

Estrutura da Rede de Relacionamentos

Estrutura da Rede de Relacionamentos Sub-redes Rede Pessoal: Família e melhores amigos, com quem temos conexões mais afetivas. Rede profissional: colegas de faculdade e de trabalho, que tem em comum a mesma área de atuação, e assim, informações e conexões do mesmo mercado.

Estrutura da Rede de Relacionamentos Rede Organizacional: São pessoas de outras áreas de atuação, com quem convivemos no ambiente empresarial. Rede de Oportunidades: São aqueles aos quais nos integramos por iniciativa própria ou por intermédio de alguém. Ex: hobby.

A Técnica de Networking: Instrumentos e Procedimentos Principal recurso pra trocar de emprego ou mudar a direção da carreira é o networking. Permite a geração de informações, aproximações, conselhos, oportunidades e convites para entrevistar em um mercado de trabalho competitivo.

A Técnica de Networking: Instrumentos e Procedimentos Antes de começar a procurar utilizando o networking é indispensável contar com uma base de dados e documentos provenientes de um período preparatório: Inventário da carreira Auto-análise profissional Fixação de objetivos Redação de currículo Seleção de empresas alvo

A Técnica de Networking: Instrumentos Dois importantes instrumentos são o cartão de visita e o curriculum vitae. Cartão de visita: Ficha de depósito no capital social Curriculum vitae: A melhor ata de uma entrevista.

A Técnica de Networking: Procedimentos 1: Inventariar e organizar o capital social. 2: Definir com objetividade o foco do networking. 3: Planejar por escrito e fazer listas de empresas e pessoas alvo. 4: Identificar na rede o papel de cada pessoa. 5: Planejar a abordagem por telefone.

A Técnica de Networking: Procedimentos 6: Objetivar sempre o agendamento de uma reunião. 7: Apresentar suas qualificações a um contratante potencial. 8: Solicitar qualquer coisa, menos emprego. 9: Utilizar a técnica C.O.I.S.A. 10: Agradecer e notificar os resultados.

A Técnica de Networking: Procedimentos Em detrimento da revolução eletrônica, o empreendedor possui vários meio para adquirir informações sobre o mercado de trabalho entre eles o uso da internet, identificando potenciais empregadores, comunicando suas qualificações e descobrindo oportunidades de emprego.

Internet: mais uma Ferramenta de Networking Existem formas passivas para a realização dessas tarefa, através de bancos de currículos, vagas. Mas networking exige uma postura proativa, de busca de contatos e aproximações com outras pessoas, exigindo dialogo e troca de informações.

Utilização da Internet no Mundo Continente População (Estimada em 2010) Usuários da Internet em 2000 Usuários da Internet em 2010 Porcentagem que usa internet Crescimento entre 2000-2010 Proporção no mundo África 1,013,779,050 4,514,400 110,931,700 10.9 % 2,357.3 % 5.6 % América do Norte 344,124,450 108,096,800 266,224,500 77.4 % 146.3 % 13.5 % América Latina/Caribe 592,556,972 18,068,919 204,689,836 34.5 % 1,032.8 % 10.4 % Ásia 3,834,792,852 114,304,000 825,094,396 21.5 % 621.8 % 42.0 % Oriente Médio 212,336,924 3,284,800 63,240,946 29.8 % 1,825.3 % 3.2 % Europa 813,319,511 105,096,093 475,069,448 58.4 % 352.0 % 24.2 % Oceania 34,700,201 7,620,480 21,263,990 61.3 % 179.0 % 1.1 % Total no mundo 6,845,609,960 360,985,492 1,966,514,816 28.7 % 444.8 % 100.0 %

Internet: uma fonte inesgotável de Informações Normalmente usado por designers e empreendedores para navegar a procura de dados que são interessantes para incrementar seus networking. Quando mais você navega, mais informações obtém, o que viabiliza o aparecimento de mais oportunidades.

Internet: usando todas as suas Oportunidades Sites com conselhos e orientações; Sites de associações de empresas; Sites de empresas; Grupos de interesse e fóruns de discussão; Workshops virtuais; Chat groups; Message boards; Classificados on-line; Centros de carreira on-line; Serviços de informações; Site próprio; Assinatura eletrônica personalizada.

MAS A INTERNET NÃO SUBSTITUI O NETWORKING! Internet: usando todas as suas Oportunidades Sites com conselhos e orientações; Sites de associações de empresas; Sites de empresas; Grupos de interesse e fóruns de discussão; Workshops virtuais; Chat groups; Message boards; Classificados on-line; Centros de carreira on-line; Serviços de informações; Site próprio; Assinatura eletrônica personalizada. MAS A INTERNET NÃO SUBSTITUI O NETWORKING!

Networking Resumindo, uma boa rede de relacionamentos deve: Proporcionar o crescimento pessoal e profissional; Agregar novas experiências, no nosso e em vários outros ramos de atuação, possibilitando oportunidades antes não imaginadas;

Networking Promover momentos de verdadeiro prazer durante a integração e a formação de novas conexões (netliving); Viabilizar os primeiros contratos de quem decide trabalhar por conta própria (quando ainda não há portfólio de serviços e referenciais profissionais); Possibilitar oportunidades às pessoas com perfil profissional fora do padrão de mercado;

Networking Dar a possibilidade de lembrar e ser lembrado sempre que surgir uma oportunidade de indicação; Permitir uma rápida recolocação no mercado de trabalho; Possibilitar relações comerciais e oportunidades de negócios para o empreendedor.

Networking Lembrando que... O networking é apenas uma ferramenta, que só será eficaz se o conceito de promover e cultivar boas relações, através do uso da ética e do comprometimento, for vinculado às competências, habilidades e atitudes de um profissional.

Trabalhos Colaborativos: The Hub Criado em 2005 na Inglaterra, o conceito espalhou-se por 16 cidades de quatro continentes e agrega hoje 3 mil membros, todos unidos em torno de uma causa comum: fazer o melhor para o planeta.

The Hub É, portanto, um trabalho colaborativo em que pessoas das mais diversas áreas: – de operadores do mercado financeiro a empreendedores sociais e executivos – trocam experiências, lançam projetos e geram negócios, mas também se inspiram, aprendem e relaxam. Quem trabalha no local tem metas e obrigações tão objetivas quanto as adotadas por empresas convencionais. E os negócios são variados. Para onde ir se você tem uma idéia que pode mudar o mundo???

The Hub: São Paulo Criado pelo administrador Pablo Handl, consiste em uma área de co-working, ou trabalho colaborativo, localizado num espaço de 500 metros quadrados na região central de São Paulo. O ambiente é amplo, sem paredes. Não há ar condicionado. O calor é amenizado com a circulação do vento, uma forma de economizar energia.

The Hub: São Paulo Quem participa: empreendedores sociais, executivos, freelancers  Quanto custa para se associar: de R$ 34 a R$ 665 ao mês, dependendo do pacote e do porte da empresa É decoração com móveis simples que podem ser usadas para reuniões informais ou pelos filhos dos associados. O fato de ser um espaço leve e divertido não faz do The Hub menos profissional.

The Hub: São Paulo Quem trabalha no local tem metas e obrigações tão objetivas quanto as adotadas por empresas convencionais. E os negócios são variados. Alugado em 2006 e em funcionamento desde agosto do ano passado, o espaço foi pensado pelos próprios usuários como uma forma de reaproveitar materiais já existentes no local e gerar o mínimo possível de resíduos.

The Hub

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Iniciativas

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