AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

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Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO EDUCACIONAL Curso: Didática e Metodologia do Ensino Superior (UMC) Prof. Ms. Regilson Maciel Borges

Avaliar: Do latim a + valere: significa dar valor a Avaliação é formulada a partir das determinações de conduta ou da necessidade de atribuir valor a algo. Num sentido amplo a avaliação é uma atividade que faz parte da vida humana e está presente no cotidiano dos indivíduos .

“Na escola avaliam-se os alunos; nas empresas, o pessoal “Na escola avaliam-se os alunos; nas empresas, o pessoal. Quer-se avaliar a actividade dos médicos. Avalia-se o impacto de uma campanha de publicidade. Avaliam-se tanto as universidades como os acidentes nucleares...” (HADJI, 1994, p.23). Freqüentemente é associada e confundida a diversos termos como “pesquisa, verificação, medida e, [...] controle” (WORTHEN, 1982, p.4).

AS DIVERSAS NOÇÕES DE AVALIAÇÃO Até 1965, o termo avaliação era usado, em educação como sinônimo de “dar nota” (WORTHEN, 1982, p.5). Uma retrospectiva apresentada por Vianna (1989) permite-nos delimitar o espaço conceitual em que configura a avaliação.

AS DIVERSAS NOÇÕES DE AVALIAÇÃO Para Tyler (1940) a avaliação é um processo de comparação entre os dados do desempenho e os objetivos instrucionais preestabelecidos;

AS DIVERSAS NOÇÕES DE AVALIAÇÃO Cronbach (1960) a entende como entidade diversificada, que exige a tomada de diversos tipos de decisões e o uso de uma grande variedade de informações; Scriven (1965), por sua vez, a vê como levantamento sistemático de informações e sua posterior análise para fins de determinar o valor de um fenômeno educacional;

AS DIVERSAS NOÇÕES DE AVALIAÇÃO Para Stake é a descrição e julgamento de programas educacionais; Stufflebeam et. al. a reconhece como um processo de identificação e coleta de informações que permitam decidir entre várias alternativas (VIANNA, 1989, p.41-42).

Referências HADJI, C. Avaliação, Regras do Jogo: das intenções aos instrumentos. Portugal: Porto Editora, 1994. VIANNA, H. M. A Prática da Avaliação Educacional: Algumas Colocações Metodológicas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.69, p.40-47, 1989. WORTHEN, B. R. Visão geral do mosaico formado pela avaliação e controle educacionais. GOLDBERG, M. A. A; SOUSA, C. P. Avaliação de Programas Educacionais: Vicissitudes, Controvérsias, Desafios. São Paulo: EPU, 1982.