Patrícia da Silva Campelo Costa, Eliseo Berni Reategui

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Advertisements

FACULDADE DE EDUCAÇÃO EDU03041 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Bibliotecas Virtuais: Elos de Ligação entre a Educação Presencial e a Não Presencial Mavi Polo GALE.
Pedagogia da pesquisa-ação
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
POR CAMILA PIZOEIRO DE MEDEIROS Rio de Janeiro 2011
O WIKI como ferramenta para construção de Portfólio Reflexivo online
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Edna Maria Barbosa Arrebola
Ontologia para Sistemas Configurarionais Urbanos
Referências.
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
TÍTULO DO TRABALHO REDEFOR-LP/IEL-UNICAMP Autor(a): Antonio Carlos de Oliveira Agencia Financiadora: SEE-SP Palavras- Chave: Trabalho e Estudo – Oralidade.
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
AS IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA A DOCÊNCIA ONLINE Marta Teixeira do Amaral Orientadora Prof. Dr. Estrella Bohadana.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
REFLEXÕES SOBRE A LEITURA NA ESCOLA EM TEMPOS DE PNLD
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
Licenciatura em Pedagogia a Distância
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Escrita on-line colaborativa e coletiva: ETC e EQUITEXT
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURRICULO +.
Universidade Federal do Amapá
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
UM MODELO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA APOIADA POR COMPUTADOR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA Esrom Adriano Freitas Irala Patrícia Lupion.
Profa. Reane Franco Goulart
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
Educação Presencial e Educação a Distância  Um dos setores de importância para o desenvolvimento de qualquer país é a educação;  Desenvolvimento significativo.
Curso de Especialização em Mídias na Educação
Marcelo Gouveia Nascimento, Marco Antonio Bueno Filho
Ensinar e aprender em/na rede: criando ambientes de aprendizagem na web Patrícia B. Scherer Bassani.
Alan Ricardo COSTA Prof.ª Ms. Vanessa Ribas FIALHO O PROFESSOR DE E/LE: BUSCAS E POSSIBILIDADES NA INTERNET.
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
Leila Lopes de Medeiros Mídias na Educação: uma proposta de co-autoria pedagógica Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância.
Revisão 3º Trimestre. Sugestões para estudar  Ler e elaborar perguntas;  Relacionar o que lê com exemplos, inclusive de atividades que poderiam ser.
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Rethinking Literacy Education in New Times:
A Literatura Infantil e o Livro Eletrônico
Política Educacional Brasileira
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
OBJETIVO GERAL Incentivar ao aluno a produção de hipertextos para publicação online e impressa através de um Jornal escolar envolvendo temas e conteúdos.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
Projeto PRALER: A importância de práticas de leitura e escrita sob uma perspectiva interacionista de linguagem Campus Jaguarão.
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Na perspectiva da usabilidade de que forma pode ser usado? Acad. Alan Ricardo Costa Profª. Ms. Vanessa Ribas Fialho.
INCLUSÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DISCURSO DOS PROFESSORES
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Resumo do texto Leituras e escritas de jovens na era das mídias Sergio Luiz Alves da Rocha (PROPED/UERJ Em seu trabalho de pesquisa sobre Leituras e Escritas.
BiTE – Funchal, 29 Nov José Lagarto. poder posso, mas não é a mesma coisa !!!
PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Ribas do Rio Pardo – MS E. E
Proposta de atividade, esboço inicial
Cultura de Tecnologia no Colégio Santa Cruz Em evolução CEI – Biblioteca – Agosto de 2008.
TÍTULO DO ARTIGO Autores: Autor 1; Autor 2; Autor 3 VI SENPEX Ciência e Tecnologia para promoção da Educação e da Vida.
Buscando elementos na internet para uma nova proposta pedagógica Cristiane Barroso.
Quando vale a pena usar as Tecnologias nas escolas?
TEMA 3 : PROMOVER A APRENDIZAGEM COLABORATIVA COM FERRAMENTAS DIGITAIS.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
Transcrição da apresentação:

O papel das ferramentas digitais no letramento através de narrativas fanfiction Patrícia da Silva Campelo Costa, Eliseo Berni Reategui Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar uma proposta de pesquisa que se dispõe a investigar como o letramento em língua estrangeira é possível através da utilização de ferramentas digitais que propiciem análise e produção coletiva do gênero textual fanfiction. O propósito é observar de que modo o ambiente digital pode ser um meio potencializador de aprendizagem através de tarefas apoiadas na utilização de um minerador de texto e de um editor de texto coletivo como recursos mediadores da produção escrita. Desse modo, espera-se observar a utilização de ferramentas digitais que sustentem a produção textual, utilizando-se de um gênero característico da web, fanfiction, como proposta textual. 1. Introdução O letramento pode ocorrer a partir de práticas de leitura e de produção textual socialmente significativas, a partir das quais os autores e leitores de um texto têm oportunidade de compartilhar a criação escrita. Conforme Veen e Vrakking (2009), vivemos em um tempo no qual a geração Homo Zappiens, composta especialmente por pessoas nascidas a partir do final da década de 80, convive com diversos aparatos tecnológicos. Tendo como ponto de partida a leitura, análise e posterior produção de um gênero textual característico da internet (fanfiction), é observado o processo de letramento em língua estrangeira decorrente de tarefas focalizadas na utilização de uma ferramenta de apoio à escrita: SOBEK. O principal objetivo da pesquisa é investigar de que maneira tal ferramenta SOBEK propiciar oportunidades de letramento em língua estrangeira? 2. As ferramentas Digitais Cada vez mais vemos as ferramentas digitais serem incorporadas nos processos de ensino-aprendizagem. Nossa proposta é empregar a ferramenta SOBEK, capaz de identificar conceitos relevantes em um texto, no apoio à produção textual A ferramenta SOBEK foi construída a partir de um algoritmo específico concebido por Shenker (2003). A figura a seguir mostra um exemplo de grafo extraído para uma fanfiction baseada no filme Avatar A partir do exemplo, percebe-se que os termos extraídos estão relacionados ao tema central do texto. É possível inclusive inferir possíveis frases a partir dos relacionamentos entre dois ou mais nodos do grafo. 3. As ferramentas Digitais São incipientes os estudos na área de letramento em língua estrangeira (Schlatter, 2009), pois a maioria das pesquisas é focalizada na língua materna. É relevante nesta análise considerar estudos que investigam o uso de ferramentas de mineração de texto na produção e avaliação textual (Macedo et al., 2009), assim como sobre o papel das fanfictions na potencialização da aprendizagem (Black, 2009). Lam (2000) enfatiza a importância da interação na aprendizagem, valendo-se do espaço computacional como ponto de partida, pois discute que os alunos, quando engajados em atividades interativas no meio digital, podem oferecer auxílio à atuação do outro. 4. Considerações finais A principal contribuição deste trabalho será oportunizar uma reflexão acerca das possibilidades de promoção de letramento em língua estrangeira através de tarefas apoiadas por recursos tecnológicos. Referências BLACK, R. Online fanfiction, global identities, and imagination. Research in the Teaching of English, v. 43, n. 4, p. 397-425, 2009. LAM, W. L2 literacy and the design of the self: a case study of a teenager writing on the Internet. TESOL Quarterly, v.34, n.3, p.457-482, 2000. MACEDO, A. Um recurso de apoio para acompanhamento da participação e contribuição do aluno na construção de textos coletivos. Tese de doutorado - UFRGS, 2009. SCHENKER, A. Graph-Theoretic Techniques for Web Content Mining. PhD thesis, University of Florida (2003). Schlatter, m. O ensino de leitura em língua estrangeira na escola: uma proposta de letramento. Calidoscópio, v. 7, n.1, p.11-23, jan/abr, 2009. VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.