A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Advertisements

CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA
SEMINÁRIO NACIONAL PROFAPS ABRIL DE Integração ensino-serviço como prática pedagógica estruturante dos processos de formação profissional técnica.
Diretrizes para o Plano Quadrienal da ENSP 2005 – 2008 Em Busca de Maior Direcionalidade e Mais Responsabilidade.
PROPOSTA DA DIREÇÃO PARA O PLANO DIRETOR DA PÓS-GRADUAÇÃO – 2005/2008
Desmistificando o ensino de odontologia na sua relação com o SUS
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
Escola Nacional de Saúde Pública
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Projeto Integrado de Educação Permanente de Gestores Municipais de Saúde do Estado da Bahia 2008.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Mestrados Profissionais em saúde: para que e para quem Moisés Goldbaum Departamento de Medicina Preventiva FMUSP Encontro Nacional de Pós-Graduação em.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Papel das Escolas na Saúde Pública do Século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Setembro de 2004.
Avaliação na Atenção Básica
Trajetória da Pós-graduação ENSP/Fiocruz 40 ANOS.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
Inovação em Atenção Primária à Saúde
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
M.S. FIOCRUZ Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Estruturação do CPqAM.
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil Costa Rica – Maio/2007.
Ministério da Saúde Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca.
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATIVAÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA NA
Antonia Maria Coelho Ribeiro
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Rio de Janeiro junho de 2010.
A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Pesquisa e Inovação Margareth Crisóstomo Portela Vice-Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
 .
Margarita Urdaneta CGDEP – SVS/MS 26 de agosto, 2005 REDE DE FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
A formação e o mercado de trabalho dos técnicos em saúde:
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
PORTAL CORPORATIVO COMO FERRAMENTA DE GC Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ana Cristina da Matta Furniel.
Projeto de Desenvolvimento Institucional das Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública/Coletiva VI Encontro Nacional de Escolas e Centros Formadores.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E SAÚDE SEMINÁRIOS DE EDUCAÇÃO.
Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Simpósio das Escolas Nacionais de Saúde Pública Brasil-Portugal Julho de 2008.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Plano Estratégico de Cooperação em Saúde da CPLP
  A Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição pública de nível federal vinculada ao Ministério da Saúde com atuação em ensino, pesquisa, produção e serviços.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Promoção da Saúde e as ESP’s do século XXI Antônio Ivo de Carvalho Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ Maio de 2005.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
MÉTRICAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE: experiências em andamento no ICICT/FIOCRUZ Brasília, 1 agosto de 2008 Cícera Henrique da Silva Michele Nacif Antunes Maria.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de.
Transcrição da apresentação:

A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito federal no Brasil, uma Unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão vinculado ao Ministério da Saúde do Brasil.

A Escola formou durante sua trajetória 1010 alunos de mestrado acadêmico, sendo 37 alunos estrangeiros.

Dos quadros da ENSP saíram os principais projetos que possibilitaram a adoção do SUS, estabelecido em 1988 pela nova constituição brasileira. Aqui se formulam políticas públicas de saúde. Por suas salas de aula passaram profissionais que hoje ocupam cargos de relevância no cenário nacional e internacional. Gestores do sistema de saúde, pesquisadores de renomadas instituições científicas e membros das três esferas de governo.

Se formaram em nossas salas de aula 296 doutorandos, sendo que 34 estrangeiros.

Na ENSP se debate idéias buscando constantemente a inovação através de projetos como descentralização dos cursos, educação a distância, mestrado profissional e na reorientação estratégica dos seus programas, visando a formação de quadros e a produção de conhecimentos para o SUS, através da Escola de Governo em Saúde(CEGS/ENSP).

Uma escola de pensamento e ação que tem diversas áreas de conhecimento distribuídas por seus oito departamentos (Ciências Sociais, Epidemiologia, Saneamento e Saúde Ambiental, Ciências Biológicas, Endemias, Planejamento em Saúde, Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana e Centro de Saúde).

Através de seu corpo docente, com mais de 150 doutores – um dos maiores e mais qualificados do país – oferece à sociedade uma produção científica diversificada, uma ampla oferta de disciplinas e cursos, e uma formação de profissionais bastante significativa.

Em 2007 a ENSP contava com 230 alunos em seus cursos de mestrado e doutorado, sendo 111 do mestrado acadêmico e 119 do doutorado. Em 2008, estamos recebendo mais 157 alunos selecionados pelos seus Programas de Pós-graduação.

O Programa de Saúde Pública, com seu primeiro curso de mestrado iniciado em 1967, alcança em 2004 o perfil de excelência, com a nota 6 da CAPES por seu desempenho na área.

Em 2005, a CAPES aprova com nota 5 o novo programa de Pós-Graduação da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP, Saúde Pública e Meio Ambiente.

Em 2007, a ENSP tem aprovado pela Capes mais um programa de pós-graduação, o de Epidemiologia em Saúde Pública, que começa com nota 6.

A ENSP oferece desde 2002, o curso de mestrado Profissional em Saúde Pública, com o objetivo de qualificar profissionais para atuarem como formadores e indutores de processos de mudança em seus espaços de trabalho, desenvolvendo produtos de alta aplicabilidade ao desenvolvimento do Sistema Único de Saúde e do Sistema de Ciência e Tecnologia.

Os nossos cursos de Mestrado Profissional em Saúde Pública se desenvolvem em duas grandes áreas – Gestão em Saúde e Vigilância em Saúde. Já formaram 125 alunos e 67 estão em curso atualmente. O Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente já tem um curso de Mestrado Profissional na área de Saúde do Trabalhador aprovada pela Capes.

Formar quadros para a futura Escola de Saúde Pública de Angola. Este é o objetivo do primeiro curso de mestrado em Saúde Pública da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realizado fora do Brasil, que começou em A primeira turma já conta com 33 alunos.

A Escola de Governo propõe-se principalmente, a estruturar a formação e a educação permanente de gestores públicos em saúde, incorporando as características da moderna gestão de sistemas, serviços, organizações e programas. A construção de processos de educação permanente, a aliança entre trabalho e formação e a consolidação de redes de cooperação são os principais objetivos da EGS.

Seus cursos de especialização, aperfeiçoamento e atualização presenciais titulam mais de 500 alunos ao ano distribuídos por cerca de 50 cursos em três áreas de prática: Política, Gestão e Atenção Básica, Vigilância em Saúde e Promoção da Saúde e Desenvolvimento Social.

A pesquisa na ENSP conta com diversas linhas de financiamento no país e no exterior. São 37 linhas de pesquisa com mais de 200 projetos vinculados, distribuídos por grandes áreas temáticas: Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde; Epidemiologia; Endemias, Ambiente e Sociedade; Saúde e Sociedade; Saneamento Ambiental; Saúde, Trabalho e Ambiente; Toxicologia Ocupacional/Ambiental e Políticas Públicas e Saúde. Atualmente a Escola conta com 64 Grupos de pesquisa cadastrados no CNPq.

A ENSP vem ao longo dos anos desenvolvendo diversas iniciativas de cunho social, junto às comunidades do entorno do campus de Manguinhos. Com o fortalecimento de iniciativas como a implantação da Escola de Música de Manguinhos; o Programa de Esportes, Educação, Saúde e Cultura e a proposta do Ecomuseu de Manguinhos, em 2008 devemos alcançar a meta de beneficiários.

Podemos destacar como principais produtos da área de comunicação institucional: portal, informe eletrônico, biblioteca virtual e comunidade virtual. A soma destes produtos e principalmente, a integração de suas funcionalidades garante a consolidação de uma identidade organizacional, baseada em informações de qualidade e transparência. Visite: