ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A experiência da USP Elisabeth Adriana Dudziak Diretora da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FACULDADE METROPOLITANA
Advertisements

Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Publicações Eletrônicas
Biblioteca Digital de PI Evanildo Vieira dos Santos
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DE ACESSO ABERTO À INFORMAÇÃO CIENTÍFICA Irene Scótolo de Oliveira.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS
O Portal de Periódicos da Capes II Fórum de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão 01 de outubro.
Portal de Periódicos CAPES Agosto O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa.
Portal de Periódicos CAPES
Portal de Periódicos CAPES. O que é? A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma agência de fomento à pesquisa brasileira.
Título do evento Catarina Felix dos S. Soares Analista Executivo em Metrologia e Qualidade Acervo Digital.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
X Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde- BIREME Natal, 17 de outubro de 2004 BIBLIOTECA VIRTUAL CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO E INFORMAÇÃO.
Manual de Uso e Serviços dos Recursos da Internet
Desafios do trabalho em projetos integrados: experiência da USP em parcerias internas e externas Workshop “Challenges of Networking Libraries Services”
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
X SEMANA DO LIVRO E DA BIBLIOTECA Faculdade de Saúde Pública Universidade de São Paulo 22 a 26 de outubro de 2007 Exposição eletrônica: A Biblioteca/CIR.
LITERATURA CINZENTA BRASILEIRA: ACESSO E RECUPERAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Caráter informativo Conteúdo: - Ferramentas disponíveis no site da Biblioteca e Biblioteca Digital - Normalização das publicações - Fluxo de submissão.
Curso em Editoração Eletrônica por meio de Seminários
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.
Criado na década de 50, tem como missão promover o desenvolvimento do setor de informação, mediante proposição de políticas, execução de pesquisas e.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
OPI – Observatorio da Produção Intelectual do Sistema FMUSP e HC
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Currículo Lattes vs Avaliação CAPES
Fonte: Documento APCN V. Ficha de Avaliação para o Triênio – ANEXO I Quesitos / ItensPeso * * Definições e Comentários sobre o Quesito/Itens.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Ações em prol do Acesso Aberto no Brasil e os seus resultados Drª. Bianca Amaro Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia Semana Internacional.
Repositorio de Acesso Livre em Saúde Pública
DEMANDAS, AÇÕES E RESULTADOS
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Outubro, 2007 Luiz Atilio Vicentini Fórum Permanente de Cultura e Arte Pesquisa em Acervos e o acesso ao Conhecimento e a Cultura:
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Workshop de Avaliação Continuada (relativo aos anos 2007 e 2008) Matemática, Probabilidade e Estatística Indicar aqui o nome e a instituição do Programa.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
Aula Inaugural Biblioteca
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Credenciamento de Docentes Portal SINAES e o novo processo de credenciamento de docentes.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Relações PG, pesquisa e graduação Pós-graduação RH alto nível Pesquisa e desenvolvimento Produtos Conhecimentos RH Serviços FormaçãoGraduaçãoContinuada.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Caro educador, cara educadora, em 2009 teve início o curso de Pedagogia no Campus de Sorocaba da UFSCar. Nesse mesmo ano, os estudantes, juntamente com.
Sistemas de busca bibliográfica Ferramentas de busca e fontes de informação Demonstração de acesso online Ronaldo Gismondi.
BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, de junio de.
Critérios de Avaliação Triênio Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional Novembro / 2009.
@ 2006 Sueli Mara Ferreira 1 Uma Experiência de Livre acesso à Informação e ao Conhecimento em Ciências da Comunicação nos Países Lusófonos Sueli Mara.
Paula Xavier dos Santos, Fiocruz Uma nova possibilidade de olhar o fluxo e o impacto da Ciência ACESSO ABERTO.
BASES DE DADOS Acesso e Uso.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
O Portal Brasileiro de Acesso a Informações Científicas Coordenação de Acesso à Informação Científica e Tecnológica, Diretoria de Programas, Capes.
PRODUÇÃO CIENTÍFICA E PERIÓDICOS CIENTÍFICOS SENAC Ursula Blattmann Florianópolis, 17 de maio de 2012.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Transcrição da apresentação:

ACESSO ABERTO AO CONHECIMENTO A experiência da USP Elisabeth Adriana Dudziak Diretora da Divisão de Gestão de Desenvolvimento e Inovação

Objetivo desta apresentação  Descrever o histórico da USP em relação ao acesso aberto.  Compartilhar a experiência da construção da política e do repositório institucional da USP  Estratégias desenvolvidas para a mudança de paradigma e inserção da universidade no movimento do acesso aberto.

A USP em números (2009)  Docentes/Pesquisadores =>  Alunos: Graduação Pós-Graduação  Funcionários  Cursos: Graduação Pós-Graduação (mestrado) (doutorado)

USP – Distribuição Geográfica Capital e 9 campi do interior

Sistema Integrado de Bibliotecas SIBiUSP Posição:  43 bibliotecas vinculadas as IES/USP  Recursos Humanos  Superior – 322  Técnico – 303  Básico  Acervo  Livros  Títulos de Periódicos correntes  Total de fascículos de periódicos  Teses e outros materiais não periódicos

Produção USP – oficial  Resolução n depósito legal e o controle bibliográfico da produção intelectual USP  2006 – Portaria n – Criação do Portal de revistas científicas USP  2010 – Em construção – Política Institucional de AA para os demais tipos de produção

Produção USP – BDTD acesso aberto  Biblioteca Digital de Teses (2001)  BDTD – NDLTD  TOTAL  Dissertações  Teses  Livre Docência- 136  Crescimento anual - >5.500  Para digitalização

Produção USP – Revistas de acesso aberto Portal de Revistas USP (SCIELO)  54 revistas já credenciadas SciELO = 23 títulos correntes WOS = 10 JCR = 7 Scopus = 17  40 em processo de credenciamento

Produção USP – Didáticos – acesso aberto  Bibliotecas digitais de monografias graduação  Iniciativas em distintas unidades USP  Recursos educacionais de aprendizagem  IPTV/USP (22 comunidades temáticas)  STOA ( usuários)  Iniciativas diversas de Bibliotecas Digitais  Biodiversidade (SCIELO)  Biblioteca Brasiliana

Projeto FINEP/IBICT  Edital fevereiro 2009  Iniciativa  Pró-Reitoria de Pesquisa  Escola de Comunicações e Artes e  SIBiUSP  Projeto “Política Institucional de Informação USP” - Processo USP no  Início Março 2010

Estratégias iniciais  Atuação em Unidades Piloto  EACH  ECA  FMVZ  Cobertura e representação das distintas áreas científicas: Biológicas, Exatas e Humanas  Equipe de professores envolvidos a priori com a questão do acesso aberto

Estratégias iniciais  Revisão das tipologias atuais produção intelectual USP  científica (artigos de revistas, livros, eventos...)  artística (filmes, cenografia, curadoria, figurino...)  técnica (projetos, portais, softwares...)  didática (recursos educacionais de aprendizagem)  Base de discussão  Documentos de área Programas de Pós Graduação  QUALIS Artítisco, Livro e Revista...

Projeto Política Institucional OBJETIVOS (1) Discutir e propor uma Política Institucional de Informação na USP, definindo parâmetros para melhor adequação dos direitos autorais e a questão do acesso aberto à sua produção intelectual (técnico-científica, artística e didática)

Projeto Política Institucional OBJETIVOS (2) Implantar um Repositório Institucional USP para depósito legal do texto completo da produção intelectual da USP, oferecendo acesso aberto/embargado/restrito e possibilitando governança dos dados desta produção por unidades administrativas.

Projeto Política Institucional OBJETIVOS (3) Oferecer um espaço de referência sobre a publicação de acesso aberto que oriente e auxilie o corpo docente e discente da USP nas questões de direitos autorais, editoras e modelos editorais de compartilhamento e/ou embargo, atualizações sobre o movimento internacional do acesso aberto e formas de aumentar a visibilidade da produção científica.

Projeto Política Institucional AÇÕES EM ANDAMENTO 1º. OBJETIVO - POLÍTICA INSTITUCIONAL  Revisão e Atualização da Portaria 4221, de – sobre memória institucional, depósito legal e controle bibliográfico frente o novo contexto digital  Envolvimento de todos os docentes, discentes, bibliotecários, gestores de unidades, pró-reitorias e reitoria...  Definição de uma Política interna a partir de consenso.

Projeto Política Institucional AÇÕES EM ANDAMENTO  1º. OBJETIVO - POLÍTICA INSTITUCIONAL  Equipe do projeto envolve corpo docente e funcional  Análise das pecualiaridades das distintas áreas  Mapeamento das revistas utilizadas para publicação pelos docentes USP  SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA 2010 Atividades/palestas nas 43 bibliotecas USP Fórum de discussão sobre Acesso Aberto na USP – carta de adesão ao movimento Materiais informativos diversos

Projeto Política Institucional AÇÕES EM ANDAMENTO  1º. OBJETIVO - POLÍTICA INSTITUCIONAL  Resultado do Fórum Aberto  Carta de adesão ao movimento – minuta por16 dias  Carta final para assinatura – 22/Nov/2010 

Projeto Política Institucional AÇÕES EM ANDAMENTO  2º. OBJETIVO - REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL  Três unidades piloto – EACH, ECA e FVMZ  Treinamento das equipes  Elaboração de tutoriais Uso do Dspace Pesquisa sobre revistas – cientificidade, direitos autorais, declarações explícitas  Direitos autorais Acesso aberto, embargo e restrito Creative Commons

Projeto Política Institucional AÇÕES EM ANDAMENTO 25/10/2010 2º. OBJETIVO - REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL  Produção cadastrada no Dedalus ( ) itens.

Projeto Política Institucional AÇÕES EM ANDAMENTO  2º. OBJETIVO - REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL  Total de títulos revistas : 471  Acesso aberto GOLD - 99  Acesso aberto VERDE  Dúvida / restrito - 267

Projeto Política Institucional AÇÕES EM ANDAMENTO RePI/ USP Auto-arquivo Biblioteca arquiva Atualização automática Protocolo SWORD LATTES DEDALUS FEDERAÇÃO DE BD´S USP 2º. OBJETIVO - REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL GOOGLE ACADÊMICO METABUSCADORES DIVERSOS (RICA, OAISTER, OPEN-J GATE...)

Projeto Política Institucional AÇÕES EM ANDAMENTO  2º. OBJETIVO - REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL  Capacitação RH  Distinção clara das atividades Equipe das bibliotecas piloto Equipe do Departamento Técnico

Projeto Política Institucional (Finep/IBICT 2009)  3º. OBJETIVO - ESPAÇO DE REFERÊNCIA  Temas como: Direitos autorais Lista de revistas Políticas institucionais nacionais e internacionais Repositórios institucionais Links de interesse Agencias de fomento aderentes ao Movimento Artigos e vídeos

obrigada