Prática docente - reflexões Edson M Kakuno Unipampa – Bagé 27Jul11.

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Transcrição da apresentação:

Prática docente - reflexões Edson M Kakuno Unipampa – Bagé 27Jul11

Desafio Processo de ensinar – aprender -> extremamente complexo.

Prioridades Aluno -> Compromisso com o aprender do aluno. -> Nosso aluno, vai ser o “outdoor” da Unipampa. Exemplo de fragilidade: entrevista pbda...

Prioridade 2 Se Aluno + aluno aprender -> importante, Professor é importante Valorizar o tempo !

Tempo - Aluno Tempo em sala de aulas; Atividades / situações que se faz necessário a realocação das aulas; Pressão para manter a carga horária mínima nos curso.

Tempo - Docente Burocracias (pedidos livros, materiais, equipamentos, mobiliário, papel, espaço físico, afastamento, convênios, bolsas, cadastro de projetos, etc...). Comissões. Processo de construção da Universidade. Alunos “que requerem atenção especial”. Como lidar (gerenciar) todas estas coisas e ainda fazer Ensino - Pesquisa e/ou Extensão?

Tempo... Não podemos ficar alienados ao processo de construção da universidade: -> Escolha consciente de representantes; -> Tentar se interar ao menos de uma fração do processos que ocorrem na universidade (criação de regimentos, normativas, etc.).

Responsabilidade Social -> R$/hora -> docente / discente -> Formar cidadão crítico, que seja “autosustentável, i.e. que tenha uma profissão, etc... Indivíduo -> pós-adolescente -> quase adulto

Prática Docente Desafios...

Prática II Como motivar o aluno? Como convencer o aluno a estudar? Curriculum vs conhecimento. Formação “integral” -> contato com diversas àreas do conhecimento. Diversidade no processo de formação. Tempo é implacável!

Grato pela atenção.