Alimentação Equilibrada Processos de Conservação dos Alimentos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A alimentação saudável
Advertisements

A Alimentação.
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Processamento de Alimentos de Origem Vegetal Profa. Sandra R. B. Silva
Comer bem quer dizer: Comer de tudo mas não em demasia; Comer várias vezes por dia; Comer devagar; Mastigar bem os alimentos; Fazer as refeições.
Dieta Mediterrânica.
ALUNOS: SUZETE SIDINEIDE FÁTIMA Cézer Claudia
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Alimentação Equilibrada
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E BALANCEADA
Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Azeredo Perdigão Abraveses
Comer bem para viver mais e melhor!
Alimentação Alimentação saudável.
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Alimentação saudável- Corpo saudável
Escola EB 2,3 Padre Bento Pereira Área de Projecto
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
Alimentação Saudável.
Professora Mestre Elis Fatel Material elaborado por Natália Brandão
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
A Alimentação.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
Comer bem, para viver melhor!
A Alimentação.
Formação Pessoal e Social
Os alimentos e os seus nutrientes.
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
Comer bem, para viver melhor!
Temos o melhor clima … Temos os melhores produtos agrícolas …. Porque não havemos de ter a melhor alimentação e a melhor saúde ? “É um privilégio… não.
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
Saúde Vamos aprender a ser fortes e saudáveis?.
Escola EB 2,3 Amadeu Gaudêncio - Nazaré
Alimentação Equilibrada
Higiene Alimentar.
Profª Letícia Lazarini de Abreu
Ementa da cantina do IVS
Dia de Actividades Alimentação Saudável
Necessidades nutricionais na 2ª Infância (3 aos 6 anos)
Vamos aprender a ser saudáveis?
Dia 11 de outubro: Dia Nacional de combate à obesidade
Segurança e Higiene Na Cozinha
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
A nova roda dos alimentos
Comer bem, para viver melhor!
Dedicou a sua vida a tornar realidade o seu Sonho! JoAnn Hughes, mãe de Mark, perdeu a vida por querer perder peso.
A Alimentação.
Alimentação Alimentação saudável.
Dia Mundial da Alimentação 16 Outubro 2015
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
Ciências Naturais – 9.o ano
Seminário “A Importância do Kiwi na Alimentação e na Saúde”
Características de boa alimentação:
A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo.
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro
Conservação por redução de atividade de água
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
Alimentação Saudável Região de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo Elsa Feliciano.
Métodos de cocção e tipo de emissão de calor
Transcrição da apresentação:

Alimentação Equilibrada Processos de Conservação dos Alimentos Trabalho realizado por: Ana do Carmo, José Leonardo e Miguel da Silva

Conceito de ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA Alimentação equilibrada é uma alimentação que permite aos adultos manter o peso ideal e permite às crianças desenvolverem-se saudavelmente. Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, hidratos de carbono, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos.

4 regras para uma ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA Variedade: devemos consumir alimentos dos diversos grupos. Nenhum grupo é mais ou menos importante do que outro; Moderação: devemos consumir alimentos dentro das doses recomendadas; devemos consumir gorduras, óleos e doces apenas esporadicamente; Proporcionalidade: devemos consumir mais alimentos dos grupos maiores, e menos alimentos dos grupos menores; Adequação: o regime alimentar deve ser adaptado às características dos indivíduos (crianças, adolescentes, adultos, idosos), ao seu estado de saúde (saudáveis, doentes) e ao tipo de actividade desempenhada (sedentários, activos).

Secagem SECAGEM Este método conserva os alimentos porque os microrganismos responsáveis pelo apodrecimento da comida necessitam de água para se desenvolverem. A secagem permite ainda manter os nutrientes de um alimento e respectiva conservação durante os períodos em que não existem alimentos frescos. SECAGEM AO SOL Em África, o método de secagem dos alimentos mais utilizado é a secagem ao sol, mas os raios solares destroem a vitamina A. As altas temperaturas destroem as vitaminas A e C, bem como outras vitaminas. Por isso, é preferível secar os alimentos à sombra.

SECAGEM À SOMBRA A secagem à sombra requer uma boa circulação do ar. Este tipo de secagem não se deve fazer no interior dos edifícios, mas num abrigo aberto de um dos lados, construído de propósito para este efeito. A maior parte dos alimentos para secar são cortados às fatias (por exemplo, pimento, cebola, tomate, beringela, batata doce e cenoura), uma vez que as fatias secam geralmente mais depressa do que o alimento inteiro. As fatias não devem ter mais do que 1 cm de espessura para poderem secar rápida e completamente. Os alimentos devem ser colocados em esteiras ou em tabuleiros, afastados do solo, para evitar a contaminação pela poeira ou pelo próprio solo.

SECAGEM NUM FORNO SOLAR Esta técnica de baixo custo é largamente utilizada, tanto ao nível comercial como familiar. Os secadores solares reduzem o tempo de secagem e preservam melhor os nutrientes dos alimentos. Um secador solar é fácil de fazer. Geralmente utiliza-se uma caixa rectangular, mas são possíveis outras formas (por exemplo em pirâmide). O sol aquece o secador e o ar que está no interior deste aquece, evaporando-se para o ambiente. O ar quente e húmido sobe, saindo através de uma saída no cimo do secador. O ar fresco penetra no secador por uma fenda ou por orifícios situados no fundo deste.