Instrumentos Económicos e Financeiros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Crescimento Económico e Redução da Pobreza
Advertisements

INTRODUÇÃO Gestão Integrada de Recursos Hídricos para Organizações Gestoras de Recursos Hídricos.
Uso de indicadores para medir o progresso e o desempenho
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas
Monitoria de recursos hídricos, uso de água, poluição e cumprimento
GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas
PARTICIPAÇÃO DE PARTES INTERESSADAS
Controlo da poluição de água
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Negócios Internacionais
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
ISO Diretrizes sobre de Responsabilidade Social
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH
Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH
Gestão Integrada de Recursos Hídricos
Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH
Gordon Hughes QUALIDADE DO GASTO PÚBLICO NO BRASIL Recursos hídricos e saneamento.
Desenvolvimento Sustentável
Fundamentos de Economia
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
Externalidades.
Aspectos Fundamentais da Gestão das Águas
A COBRANÇA PELO USO DE RECURSOS HIDRICOS
Organizações não governamentais e Sociedades transnacionais
implementados e propostos no Brasil.
MINISTRO GUIDO MANTEGA
Prioridades do Governo para acelerar o crescimento económico e reduzir a pobreza, Ministério da Planificação e Desenvolvimento Seminário do Governo.
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
Profª: Cristiane M. Zanini
Como usar o comércio para a erradicação da pobreza
United Nations Development Programme
Tendências na assistência social e o seu papel na promoção da inclusão social Armando Barrientos Brooks World Poverty Institute, Universidade de Manchester.
Bureau Internacional do Trabalho Projecto STEP Portugal
Articulação internacional por controle e transparência Maria João Kaizeler Especialista em Gerenciamento Financeiro Banco Mundial - Brasil 1.
O QUE É GESTÃO AMBIENTAL?
O Dia da Diferença tem como objectivo uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos.
O Pacto Mundial para o Emprego: Uma resposta à crise Escritório da OIT no Brasil Seminário sobre a Elaboração do PNTD e a Participação dos Trabalhadores.
Gestão de Meios de Hospedagem
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Seminário sobre os Desafios de crescimento económico e do emprego em Moçambique, 9-11 Fevereiro 2011 Sumário da equipa do Governo Maputo, 11 Fevereiro.
Responsabilidade Socioambiental
Planejamento e Responsabilidade Social
Rio do Sul, 23 de março de 2010 Oficina sobre o Programa de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí.
A Solução de Pigou P = CMg privado + CMg social Concorrência perfeita:
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
O FUTURO DA ÁGUA NO BRASIL
PLANEJAMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS
Plano de Bacia do Rio Caí
Boa Gestão Financeira em África Conferência de Partes Interessadas Tunísia 3 de Novembro de 2010.
TSJ Economia 2º ano.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
PLANEJAMENTO DE USO DE BACIA HIDROGRÁFICA
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
O mundo dividido na era da Globalização
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio de 2011.
45ª Assembleia Nacional da ASSEMAE Saneamento Ambiental: Políticas Integradas com Participação Social 24 a 29 de Maio de 2015 A Situação Atual e Modelos.
AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ (ARES-PCJ)
PREÇOS. Ajuda a dar valor as coisas; Representa uma troca pelo esforço feito pela empresa vendedora através da alocação de recursos, capital e mão-de-obra.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
CRIAÇÃO DE COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS NA AMAZONIA A SOCIEDADE COMO AGENTE DA SUSTENTABILIDADE Câmara dos Deputados, Anexo II 15 de julho
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

Instrumentos Económicos e Financeiros GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM Entender as diferenças entre instrumentos económicos e financeiros. Valorizar como aplicar estes instrumentos para melhoria da gestão de recursos hídricos a nível da bacia hidrográfica em termos de: Recuperação de custos Mudanças de comportamento Equidade e pobreza Protecção ambiental

Objectivos na Gestão de Recursos Hídricos A eficiência em termos de uso da água está a melhorar através do uso de instrumentos financeiros e económicos. A poluição reduz devido ao uso de instrumentos financeiros e económicos.

Importância de Instrumentos Económicos e Financeiros na GRH Água se está tornando mais escassa e o seu valor subindo Nova ênfase da GRH precisa de ferramentas económicas para promover eficiência e objectivos ambientais Mais ênfase na viabilidade financeira de projectos de água Reconhecimento de que os custos devem ser suportados por aqueles que beneficiam

Qual a diferença? Instrumentos Económicos Instrumentos Financeiros Usados para promover a alocação eficiente e uso dos recursos = mudanças de comportamento. Instrumentos Financeiros Usados para conseguir dinheiro para financiar custos operacionais e actividades de investimento = recuperação de custos. A mesma ferramenta pode ser usada para ambos os propósitos

Água e Dinheiro Água é um bem económico É também um bem social: É um recurso que pode ser vendido e usado para fazer lucros Há um investimento na colheita do recurso através de barragens, poços e bombas É também um bem social: Direito fundamental do homens de acesso a água limpa e adequada Água como meio de atingir objectivos na equidade, pobreza , saúde e desenvolvimento

Sustentabilidades Ambiental PARA CONSEGUIR SUSTENTABILIDADE Áreas de mudança na GRH MUDANÇAS PROCURAM Eficiencia Equidade Social Sustentabilidades Ambiental PARA CONSEGUIR SUSTENTABILIDADE

Eficiência e gestão de recursos hídricos Uso mais eficiente da água traz grandes benefícios sociais e económicos como: Redução no esbanjar da água Reciclagem Reduzir poluição Mais produção por gota de água Uso em actividades com grandes retornos económicos Que instrumentos económicos usaria para atingir estas mudanças?

Equidade Social Questões de equidade social variam de país para país Acesso equitavel, uso e controlo sobre recursos hídricos Protecção contra os impactos negativos de outros usuários de água (poluição e acesso) Ferramentas económicas para subsidiar os pobres, ferramentas financeiras para financiar o desenvolvimento

Sustentabilidade Ambiental Conflito entre objectivos de desenvolvimento e ambientais. Decisões políticas e de gestão muito importantes. Ferramentas Económicas e Financeiras Aplicação limitada Proteger a bacia – investimento e penalizações Preservar a água para o ambiente – menos rendimento

Instrumentos Financeiros e Económicos e a OBH Dois aspectos principais Como usar instrumentos financeiros para recuperar custos, e Como usas instrumentos económicos para atingir os objectivos da GRH? Quem paga pela GRH? Usuários devem pagar pelos benefícios privados, e Governo por benefícios sociais (por exemplo: prevenção de doenças transmitidas pela água)

Alguns exemplos Todas as actividades de GRH e da OBH devem ser financiadas pelo governo, usuários ou ambos. Venda de água (licenças), incluído custos de gestão, monitoria, infra-estruturas e custos operacionais. Licenças de poluição, incluindo custo de monitoria, limpeza e operacionais. Custos podem ser reduzidos passando algumas responsabilidades as partes interessadas.

Alocação de Água Instrumentos Financeiros Instrumentos Económicos Tarifa de licença Cobrança pelo volume (+ infra-estruturas e O&M) Recuperação de custos Instrumentos Económicos Cobranças pelo volume ou uso Incentivos para a eficiência ou equidade

Controlo de poluição Instrumentos Financeiros Instrumentos Económicos Cobrança por licença Cobrança pela poluição Monitoria da recuperação de custos Recuperação de custos para a limpeza Instrumentos Económicos Cobrança ao usuário por volume e qualidade Penalização pela pobre qualidade ou alto volume de descargas

Monitoria Instrumentos Financeiros Instrumentos Económicos % de cobrança pela água e poluição Recuperação de custos Instrumentos Económicos Penalização pelo não cumprimento

Instrumentos Financeiros e Económicos e as funções da GRH Alguns desafios A OBH pode não ser quem define tarifas (decisão política) Tarifas pagas ao governo central – não há autonomia Dificuldade em gerir subsidio se não há rendimento proveniente de outro sítio A OBH pode estar a favorecer certos interesses por causa de conflito de interesses

Como estamos? As cobranças e tarifas para a alocação de água cobrem os custos e favorecem os pobres e o uso eficiente da água? Estão todas as receitas pelo uso da água a serem recebidas? As cobranças para a poluição cobrem os custos e trazem incentivos para reduzir a poluição? Estão todas as receitas pela poluição a serem recebidas?

Algumas lições aprendidas Ferramentas económicas são um instrumento de gestão de recursos hídricos essencial. Recuperação de custos é uma componente de equidade e critica para instituições de gestão de recursos hídricos efectivos. Boa aplicação de instrumentos económicos e financeiros pode ajudar a desenvolver os serviços.

Obrigado