UM NOVO MODELO DE TRATAMENTO PRI – Processamento Rápido de Informação Espaço Trauma.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Construções em análise
Advertisements

Energia vital. Como equilibrá-la?
Teorias do Desenvolvimento
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
O nascimento da psicanálise
Laboratório de Neurociências
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
DISCIPLINA: Teorias e Estruturas Organizacionais
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
GESTALT TERAPIA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
DESAFIOS DA CLÍNICA CONTEMPORÂNEA
Unidade de Neuropsicologia Clínica
A formulação de Caso cognitivo - comportamental
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
Behaviorismo.
Novas Estratégicas Energéticas
Flávio da Silva Borges. Expectativa de que o uso de técnicas e estratégias definam a Análise Comportamental Aplicada (ACA). O que define a AAC é o uso.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Desmistificando a Psicologia Organizacional
Teorias Psicológicas sobre a Brincadeira
VKD/T Dessensibilização Visual Cenestésica com Tapping
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Conceitos Importantes
SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
PSICOPEDAGOGIA.
Educação Sexual na Adolescência
PSICANÁLISE.
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Classes e Objetos em Java.
Solidificando seus relacionamentos
Relaxamento e Visualização
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Cognitivo-Comportamental
Teorias e Práticas Psicoterápicas Frederico M R Pinheiro
Construindo uma competência específica da prática docente na Educação Infantil a partir das idéias de Terezinha Rios “Fazer um trabalho competente, ser.
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
Conceitualização (Conceituação) Cognitiva
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Psicoterapia Breve Psicodinâmica ou de Orientação Psicanalítica
Terapia Cognitivo Comportamental
Psicóloga especialista em Psicoterapia de Orientação Analítica
Curso de Diagnóstico Energético Curitiba
Neuropsicologia Hospitalar
MUSICOTERAPIA.
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
O Uso de Novas Ferramentas na Psicoterapia
Análise funcional de um caso clínico: promiscuidade masculina – contingências conflitantes, terminar -> acesso a novas parceiras, acesso a amigos (R+),
TEORIA PSICANALÍTICA.
Diagnóstico Sd aversivos Fuga/esquiva Fobia simples Específicos
P SICOLOGIA O RGANIZACIONAL Profª Rennata
O USO ADEQUADO DE UMA ANTIGA FERRAMENTA
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
CONSTRUTIVISMO Profª Lina Sue Matsumoto
Oportunidades e Ideias
Adulto Maduro Aspectos físicos, psicológicos e sociais do envelhecimento: Envelhecer pressupõe alterações físicas, psicológicas e sociais no indivíduo;
VALE SONHAR.
Conceitualização Cognitiva
Revisão Luciane De Rossi. Breve Histórico Século XIX: – Emergiram conceitos de medicina social e saúde coletiva: relação entre saúde e condições de vida;
ATIVIDADE EM GRUPO - 5 CADA GRUPO (de 4 pessoas) DEVE: Construir novas frases que representem atitudes positivas em relação ao meio ambiente e a segurança/saúde.
Formulação de casos Prof. Márcio Ruiz.
Curso de Hipnoterapia Infantil em Goiânia Dias 11, 12 e 13/12/2009 Espaço Trauma Gastão Ribeiro Espaço Absolut – Saúde e EMDR.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Conceituação Cognitiva
Karine Dutra Mesquita Nalini Psicóloga/Psicopedagoga CPR: 09/3981
Transcrição da apresentação:

UM NOVO MODELO DE TRATAMENTO PRI – Processamento Rápido de Informação Espaço Trauma

O que fariam, com uma abordagem, que: AUMENTA A CAPACIDADE DEDUTIVA; DIMINUI A RESISTÊNCIA; AUMENTA A CRIATIVIDADE E A IMAGINAÇÃO; INTERROMPE PROCESSOS DE PARALISAÇÃO; PROMOVE RECONECÇÕES FUNCIONAIS NO CÉREBRO; AGILIZA OS PROCESSOS TERAPÊUTICOS E INSIGHT; PROMOVEM SAÍDAS ADAPTATIVAS.

UM NOVO MODELO DE TRATAMENTO “O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até você. No final das contas, você vai achar, não quem você estava procurando, mas quem estava procurando por você!” PRI ou Processamento Rápido de Informações é uma inovadora técnica terapêutica que além de buscar a junção da mente e do corpo, e acessar os meridianos de energia através de percussões digitais processam mais rapidamente uma informação disfuncional.

PRI – Processamento Rápido de Informação Integra-se harmoniosamente às terapias naturais, às técnicas hipnóticas (PNL, Hipnose Ericksoniana, EMDR), às várias formas de medicina, oferecendo flexibilidade e agilidade. O PRI esta associado aos Novos Paradigmas em Psicoterapia que associam psicoterapia aos conceitos de neurociências.

PRI – Processamento Rápido de Informação O Projeto Trauma Infantil tem criado novas aproximações que utilizam métodos tradicionais de psicoterapia associados a novas teorias, técnicas e ferramentas, buscando trabalhar formas mais efetivas de psicoterapia com crianças que sofreram traumas.

PRI – Processamento Rápido de Informação No dia a dia do Projeto começamos a introduzir novas ferramentas como a Hipnose, o Tapping, Técnicas de Segurança, Técnicas de Retenção. Mas ao estudar e pesquisar estes novos procedimentos percebeu-se que um deles tinha maior efetividade, o PRI.

PRI – Processamento Rápido de Informação O PRI é o uso adequado o estímulo de Tapping, associado a processos cognitivos e procedimentos hipnóticos aumentando os processos que envolvem relaxamento, visualização, ensaio mental, consciência corporal, possibilitando que uma informação disfuncional passe a um nível adaptativo.

PRI – Processamento Rápido de Informação O PRI produz uma cascata de efeitos neurofisiológicos que auxiliavam os processos terapêuticos com crianças e adultos. Proporcionam, relaxamento e com isto desarmando os processos cognitivos mais racionais, um aumento da capacidade dedutiva, maior criatividade, visualização, ensaio mental, consciência corporal, possibilitando que uma informação disfuncional passe a um nível adaptativo.

PRI – Processamento Rápido de Informação Hipnose Tapping Processos Cognitivos

PRI – Hipnose A Hipnose não é uma forma de fazer psicoterapia e sim uma ferramenta que facilita os processos de mudanças na psicoterapia. Fonte – Revista - Galileo

PRI – Tapping As novas teorias que associam corpo e mente entendem os Traumas como uma inversão de polaridade, ou bloqueio energético que causam uma inversão psicológica. È um estado no qual o sistema energético se encontra bloqueado para que o corpo possa utilizar os mecanismos normais de reparação, alívio ou cura. Isto provoca uma ineficiência de qualquer tratamento.

PRI – Tapping

PRI - Tapping Este estado é acompanhado por atitudes e emoções negativas com comportamentos de auto-sabotagem. O desbloqueio se dá pela percussão em certos pontos de determinados meridianos.

Porque usar PRI Produção Científica Na tentativa de testar as técnicas de traumas, o Projeto Trauma Infantil tem feito um estudo comparativo das técnicas formais de psicoterapia e as técnicas de trauma. Metade das crianças do projeto são atendidas com Técnicas de Trauma seguindo um planejamento terapêutico. Depois do diagnóstico individual, as crianças são submetidas às Técnicas de Proteção, logo em seguida as Técnicas Terapêuticas e por último o Mapeamento do Trauma e a dessensibilização com TAT.

Porque usar PRI A outra metade é atendida com técnicas formais de psicoterapia infantil, seguindo o modelo psicanalítico. As crianças são retestadas a cada três meses. Segue os resultados:

Porque usar PRI Técnicas de PRI Depois de três meses no uso de Técnicas de Trauma (PRI), os resultados são o seguinte: 88% das crianças apresentam melhoras significativas. 12% permanecem com os mesmos sintomas. Sendo que estes 12% são abusos sexuais.

Porque usar PRI Técnicas de Terapia Psicanalitica Depois de três meses no uso de Técnicas Formais, os resultados são o seguinte: Nenhuma melhora.

Porque usar PRI ADOTE ESTA IDÉIA !!!

Neste curso você vai aprender Este curso visa mostrar todo o material cientifico coletado durante 5 anos do Projeto Trauma Infantil que trata crianças que sofreram traumas em Belo Horizonte, Brasília e Ribeirão Preto.Você vai aprender o que é um trauma, suas conseqüências neurofuncionais no cérebro e quais são os principais sintomas que uma criança pode apresentar

Neste curso você vai aprender História Este curso inicia com a História dos Traumas, desde as suas origens na Grécia até as novas teorias de Levine, Shapiro, Callahan e Scaer. Falaremos do neurologista alemão Herman Oppenheim, e sua visão, do psiquiatra francês Pierre Briquet que estabeleu a primeira conexão psicológica de trauma. Falaremos de Jean-Martin Charcot, Giles de la Tourette e Joseph Babinski, Pierre Janet e Sigmund Freud. Depois falaremos de uma visão mais atual, desde a neurose traumática de Guerra de Abram Kardiner, aos DSMs, das Abordagens Neurofisiológicas Cameron Bandler (1978) com a Dissociação Visual/Cenestesica a Nova Medicina das Emoções e de técnicas como EMDR, TFT, EFT, TAT.

Neste curso você vai aprender O Conceito de Trauma Depois iremos trabalhar os conceitos de Trauma. Inicialmente abordaremos o Conceito de TEPT no DSM IV e o Novo Conceito de Trauma de Scaer e Levine. No Novo Conceito de Trauma abordaremos a herança evolutiva e reação do organismo de sobrevivência e o Conceito de Barreiras que começa com Freud em 1918 e o conceito de Scaer em 2001 Depois abordaremos o Trauma Infantil e os principais Traumas que uma criança pode sofrer e todos os danos neurofuncionais que eles provocam.

Neste curso você vai aprender A Neurofisiologia dos Traumas Pra tratar um Trauma é necessário entender o funcionamento do cérebro, especialmente as modificações funcionais que eles provocam. Começaremos definindo uma estrutura neurológica chamada Sistema Límbico e as alterações funcionais que a desordens de stress pos- traumático provocam em algumas estruturas do sistema límbico. Também abordaremos a afirmação de Robert Scaer que o trauma provoca uma redução do hipocampo, ocasionado uma diminuição da capacidade de absorver novas informações tornando as terapias que são cognitivas (TCC, Psicanálise, Gestalt) ineficazes para abordar os traumas.

Neste curso você vai aprender A Dissociação Iremos introduzir este conceito tão importante que é a Dissociação. A Dissociação foi um termo criado por Janet para descrever um rompimento de consciência. A Dissociação ocorre quando a ansiedade se torna tão esmagadora que certos aspectos da personalidade se tornam dissociada ou se dividem um do outro. Abordaremos exemplos de Dissociação, abordaremos as questões das Memórias e Dissociação e como um trauma pode levar a um quadro parecido com TDAH. Existem muitas crianças com TDAH que na verdade tem um Trauma. Também será abordado as Características Cognitivas e Emocionais e como traumas podem estar escondidos atrás de sintomas de TOC e Pânico.

Neste curso você vai aprender PRI – Processamento Rápido de Informação Iremos então aprender os principais conceitos Processamento Rápido de Informações, como: Escala SUD, estimulação de Tapping, linguagem hipnótica, sincronização e estimulação. Aqui você irá aprender passo a passo como utilizar esta nova ferramenta que se encaixa perfeitamente com outras abordagens como Psicanálise, Gestalt, Hipnoterapia, PNL, EMDR entre outras. Também pode ser usado por psicopedagogos, fonoaudiólogos, e profissionais da área de saúde.

Neste curso você vai aprender PRI – com Adultos e Adolescentes Na prática clínica com adultos e adolescentes, o PRI pode ser usado de várias maneiras: para ensinar novas habilidades, amplificar os recursos existentes ainda latentes, associar as pessoas a novas idéias e perspectivas e para outras aplicações semelhantes no “mundo real”, inclusive dessensibilizar um Trauma.

Neste curso você vai aprender PRI – com Adultos e Adolescentes - Proteção As Técnicas de Proteção são técnicas utilizadas inicialmente com a função de harmonizar, proteger e preparar as pessoas para o trabalho do trauma.As principais são: Lugar Seguro Recursos de retenção Regressão Positiva Cicatrizando o Coração

Neste curso você vai aprender PRI – com Adultos e Adolescentes - Técnicas Terapêuticas As Técnicas Terapêuticas são usadas para construir e ajustar habilidades que afetam diretamente o funcionamento do cliente, preparando-o para a dessensibilização do Trauma. As principais são: Resignificando Instalação de Recursos Trabalhando com as Partes Mudando Sentimentos Negativos Coração de Cristal Imagem de Solução Mudando o Presente e Estabelecendo o Futuro Sentimentos Necessários Mudando as Condutas Defensivas Limpando as Sensações do Trauma

Neste curso você vai aprender PRI – com Crianças As Técnicas de PRI com crianças são usadas de várias maneiras, ensinarem habilidades, amplificar recursos, dessensibilizar um Trauma, entre outras. As Técnicas de Proteção são técnicas utilizadas inicialmente com a função de harmonizar, proteger e preparar as pessoas para o trabalho do trauma. As principais são: Lugar Seguro Baú Técnica do Super Herói Técnica dos Personagens

Neste curso você vai aprender PRI – com Crianças As Técnicas Terapêuticas são usadas para dessensibilizar traumas de uma forma indireta com um nível pequeno de desconforto e com uma efetividade grande. Se adaptam de forma perfeita a outras abordagens terapêuticas. As principais são: Resignificando Coração de Cristal Imagem de Solução Espada Mágica Gaiola Técnica do Desenho 1 Técnica do desenho 2 (eu hoje e eu amanha) Imagem de Solução Bom e Mau

Neste curso você vai aprender Usando de forma coerente as técnicas Por fim um modelo de uso das técnicas com traumas de forma coerente e ética.

Curso Espaço Trauma Espaço Trauma PRI – Processamento Rápido de Informação CURSO EM BRASÍLIA DIAS 22 E 23 DE MAIO DE 2009

Curso Espaço Trauma Informações e Inscrições Silvia Cristina