A Institucionalização do M&A no Departamento Nacional de DST/AIDS Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento Nacional de DST/Aids.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

Programa Sala Virtual de Apoio à Negociação do Trabalho no SUS
Atividades genéricas Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini
Institucionalização do Processo Avaliativo: Experiências Nacionais em Andamento Elizabeth Moreira dos Santos Sonia Natal DENSP/ENSP 2006.
Membros: Maria José Soares Mendes Giannini (FCF/Ar)
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
A Gestão Social pode ser vista como...
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
DTS/Aids/Hepatites Virais
Rede Interagencial de Informações para a Saúde – RIPSA Décima Terceira Oficina de Trabalho Interagencial (13ª Oti) Rede Interagencial de Informações para.
Apresentação do Projeto
COMO ALAGOAS IRÁ ACOMPANHAR OS MUNICÍPIOS
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Educação Permanente em Saúde :
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
PLANEJAMENTO 2009 CGDNCT Brasília 3 e 4 de março de 2009 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento Nacional de.
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
1 1.
A experiência do Departamento de DST e Aids na implementação das atividades de Monitoramento e Avaliação Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento.
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
SETEC/MECDIRCGFS REDE E-TEC BRASIL Fevereiro de 2013 Avaliação e Novas Perspectivas.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Apresentação da Síntese do Trabalho
Gerência de Educação Profissional GEPRO
Avaliação na Atenção Básica
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
INOVAÇÃO – O BRASIL E O MUNDO
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Planejamento e Responsabilidade Social
A Institucionalização do M&A no PN-DST/AIDS
A institucionalização do Monitoramento e Avaliação
A institucionalização do Monitoramento e Avaliação no Programa Nacional de DST/AIDS Mariângela Simão Programa Nacional de DST/Aids Secretaria de Vigilância.
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção - UNIFEI
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
ASSESSORIA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Programa Nacional de DST e AIDS.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
Monitoramento das Metas priorizadas para 2013
P ROGRAMA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS. POSSUI UMA ESTRATEGIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA PAUTADA EM DOIS EIXOS: 1. A ORIENTAÇÃO, a INFORMAÇÃO.
O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
PROPOSTAS PARA A SUSTENTABILIDADE DAS AÇÕES DE PREVENÇÃO Fala, Comunidade 7! Dezembro de 2006.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
Rio de Janeiro, 15 de julho de 2010
Assistida de Programas de Avaliação da Conformidade
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Acompanhamento e Avaliação Rio de Janeiro - RJ 12 de maio de 2005 Política.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
SUGESTÃO DE INICIATIVAS
Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais Coordenadoria Pedagógica Adriana Bueno Vieira
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos 3 Indicadores selecionados pelo GT-Indicadores do FNG para serem monitorados pelos Ministérios.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Transcrição da apresentação:

A Institucionalização do M&A no Departamento Nacional de DST/AIDS Assessoria de Monitoramento e Avaliação Departamento Nacional de DST/Aids

O M&A no Departamento Nacional de DST/AIDS Institucionalização do M&A como premissa do Plano Nacional de Avaliação - PNA Apoio e subsidio às ações de planejamento e gestão Viabiliza o controle social, e orienta a tomada de decisão

M&A até 2003 Ausência de um Plano de M&A Planejamento dissociado do M&A Diferentes terminologias utilizadas pelos diferentes atores Baixo nº de pessoas capacitadas em M&A Baixo nº de avalia ç ões produzidas Foco na imputabilidade: relat ó rios aos parceiros externos (UNGASS; Banco Mundial)

M&A a partir de 2003 Ampliação de atividades de M&A Criação de uma área específica para coordenação das atividades de M&A Identificação de parceiros e colaboradores em M&A Capacitação de recursos humanos em diferentes níveis Melhoria dos sistemas de monitoramento Estudos específicos em M&A Transferência de tecnologia em M&A

O Uso da Avaliação

Desenvolvimento da Assessoria de M&A Apoio à elaboração de Planos de M&A estaduais Definição de atividades e projetos a serem avaliados (estudos avaliativos prioritários) Divulgação das informações (subsistemas de divulgação) Ações de descentralização e institucionalização do M&A (capacitações e transferência de tecnologia junto aos centros de excelência em M&A)

Parcerias de Sucesso em M&A Centros de Excelência em M&A -Coord. Estaduais de DST/Aids de PE e SP -Coord. Mun. de Manaus, Curitiba e Campo Grande -Multiplicação de experiências bem sucedidas em M&A Pontos Focais em M&A - Capacitação de consultores nas diversas áreas técnicas do Departamento Nacional de DST/AIDS - Disseminação e fortalecimento de uma cultura avaliativa

Formação de Recursos Humanos em M&A Oficina “curta” em Avaliação com Foco na Melhoria do Programa (+ de 5000 alunos capacitados) Curso tutorial de introdução ao M&A Curso de Especialização em M&A a distância (360h) Curso de Especialização em M&A (+ de 60 especialistas formados) Mestrado Profissionalizante em M&A (+ de 20 mestres formados)

Implantação de Sistemas de Monitoramento MONITORAIDS – Sistema de Monitoramento de Indicadores do Departamento Nacional de DST/Aids –Acompanhamento da epidemia de HIV/Aids no país (94 indicadores aprox.) –Padronização de informações e de interpretação de dados –Ampla divulgação dos dados e atualização periódica das informações –Versão atualizada disponível em

Outros Sistemas de Monitoramento Qualiaids (programa de auto-avaliação da qualidade dos serviços) Monitoramento da Política de Incentivos (acompanhamento dos repasses financeiros a E e M) Monitoramento das Violações de Direitos Humanos em HIV/Aids Monitoramento das Ações desenvolvidas pela Sociedade Civil

Estudos & Pesquisas Pesquisa de Comportamento Atitudes e Práticas – PCAP Estudo com parturientes Estudos de soroprevalência, comportamento, atitudes e práticas com HSH, PS e UD Estudo para alimentação do Sistema de Monitoramento do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE Estimativa do custo do tratamento ambulatorial HIV/Aids Pesquisa sobre a disponibilidade de medicamentos e insumos de prevenção em UDM’s

Transferência de Tecnologias Métodos de amostragem para populações de difícil acesso –Respondent driven sampling (RDS) and Time Space Sampling (TSS) –10 projetos-piloto para verificar a viabilidade –Adoção do RDS nas pesquisas de linha de base para populações sob maior risco Avaliação Econômica –Custo-efetividade –25 pessoas treinadas –7 projetos-piloto financiados

Lições Aprendidas Institucionalização do M&A através da constante aproximação entre teoria e prática Estabelecimento de uma linguagem comum em M&A Sensibilização das diferentes áreas do Departamento Nacional de DST/AIDS sobre a importância do M&A Fomento a estudos e pesquisas em M&A para melhor embasar as decisões de investimento dos recursos públicos

Desafios Ampliar as estratégias para estabelecimento de uma linguagem comum em M&A Identificar as necessidades de avaliações das diversas áreas técnicas do Departamento Nacional de DST/AIDS Identificar tecnologias/expertise em M&A que permitam atingir resultados a custos acessíveis Ampliar o investimento nas avaliações de resultado e impacto Propiciar maior aproximação entre planejamento e M&A (PAM, alocação de recursos, etc.)

“O M&A deve subsidiar as atividades de planejamento e formulação de políticas públicas, possibilitando a verificação das condições de vida e bem-estar de uma população, além de permitir o aprofundamento da investigação sobre a mudança social e sobre os determinantes dos diferentes fenômenos sociais”. In “Indicadores Sociais no Brasil” – Januzzi, P.M., 2003.