O discurso na sala de aula de Matemática

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Transcrição da apresentação:

O discurso na sala de aula de Matemática Didáctica da Matemática 2004-05 O discurso na sala de aula de Matemática Leonor Santos

Um episódio… O professor decidiu propor aos seus alunos a seguinte tarefa, para trabalharem em grupo: Descobrir todos os valores de x para os quais x2 -9x + 20 (x2 - 5x + 5) = 1

O 1º par de alunos a quem se dirige, queixam-se: A: “Isto vai ser duro de roer!” B: “Olha, tem duas quadráticas diferentes na mesma equação!” A: “Não é justo! Bem, vamos começar. Vamos factorizar x2 -9x + 20” Quando descobrem que os factores são x-4 e x-5, A. diz: “Bom, acho que é isto, as respostas são 4 e 5.” B: “Então e a outra quadrática?” O professor não reage aos comentários dos alunos, predisposição para a matemática O professor desconfia que estes alunos podem estar a dar uma resposta certa por uma razão errada

P. e O. estão a mandriar, sem fazer nada. Prof.: “Como é que vão? P: Óptimos. Já resolvemos. É 4 e 5” Os alunos mostram o que fizeram. Usam uma abordagem parecida à dos alunos anteriores. Prof. “Não acabaram de me dizer que quando x=4, (apontando para x2-5x+5) fica igual a 1?” Depois de pensarem um pouco, P. diz: “Sim, mas nós estávamos mais preocupados em que expoente fosse 0, mas se a base é 1, o expoente não precisa de ser 0.” O: “Vamos ver se conseguimos resolver x2-5x+5=1” E começam a factorizar ignorando que este não é para igualar a 0. O professor quer incentivá-los a continuar a procurar soluções. Decide colocar uma questão na esperança de confrontá-los com a ideia de que têm de desenvolver mais o problema Anota o erro muito frequente, mas não intervém

Outro par de alunos brinca e olha pela janela Prof: “O que se passa”? D: “Não conseguimos resolver! Mas também, o que interessa!” Prof: Não querem fazer algumas experiências?” Se for 1?” S: “Sim, sim” Quando tentam o 1, ficam surpreendidos por dar. D: “Olha, afinal é fácil!” Prof: “Existem outros valores?” O professor decide dar-lhes uma pista para os orientar para a resolução do problema. Espera que isso os ajude a empenharem-se. O professor coloca uma nova questão para incentivar os alunos a continuar

O discurso Maneira de representar, pensar, falar, concordar e discordar O discurso engloba tanto a forma, como as ideias que são trocadas, como aquilo que as ideias vinculam O discurso reflecte o que significa saber matemática, o que os alunos aprendem, e como aprendem (NCTM, 1994)

Questões que permitem caracterizar o discurso na sala de aula: Quem fala? Acerca de quê? De que forma? Que questões são importantes? Como mudam as ideias? Quais as ideias que são valorizadas? Quem decide quando termina uma discussão? Quem valida uma ideia?

O papel do professor Propor actividades que facilitem, promovam e desafiem o pensamento do aluno Ouvir com atenção os alunos Colocar questões Pedir clarificação e justificação de ideias Decidir quando deve ser directivo e quando deve deixar o aluno a “lutar” Decidir quando e como encorajar os alunos Gerir a participação dos alunos

O papel do aluno Ouvir, responder e questionar o professor e colegas Usar diversas ferramentas para raciocinar, estabelecer conexões, resolver problemas e comunicar Formular problemas e conjecturas e apresentar soluções Explorar exemplos e contra-exemplos Argumentar matematicamente para validar

O discurso como promotor do raciocínio matemático apoiar direito de errar comunidade provocar raciocinar ouvir Professor Aluno gerir validar questionar

Recursos Materiais concretos usados como modelos Tecnologias (computadores e calculadoras) Figuras, diagramas, tabelas, gráficos Metáforas, analogias, histórias Termos e símbolos, inventados ou convencionais Hipóteses, explicações e argumentos Apresentações orais ou dramatizações …

Ambiente de aprendizagem Professor Aluno Respeitar Valorizar Dar tempo Ritmo Confiança Ter iniciativa Ser responsável Ser autónomo Aceitar riscos

Que dificuldades? Uma realidade garantida à partida ou a construir? Qual o peso de importância de experiências matemáticas anteriores do professor e do aluno? Que obstáculos institucionais a enfrentar?