ENADE 2012 Ética e Responsabilidade Social Profa. Jeanete Pilger

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Transcrição da apresentação:

ENADE 2012 Ética e Responsabilidade Social Profa. Jeanete Pilger

Por que o assunto ética está em evidência? Desencanto: não cremos naquilo que gostaríamos de crer [religião, tradição, horóscopo]. Democratização: transparência & evidenciação Descrédito dos políticos e governantes. Novos relacionamentos: globalização, novas formas de organização, novas formas de trabalho. Economicidade das organizações; custos de controle; imagem.

Diferença entre..... Modo pessoal de agir Modo social de agir MORAL Lida com o Certo x Errado ÉTICA DIREITO Modo pessoal de agir (É adquirida e formada ao longo da vida, por experiências) Modo social de agir (Implica no consenso e na adesão da sociedade) Modo legal de agir (É imposta aos cidadãos; exige cumprimento e obediência) Normas e regras pessoais (É guiada pela consciência) Normas e regras sociais (É guiada pela cultura da sociedade) Normas e regras legais (É guiada pelas instituições jurídicas/leis) Individual (é o que fundamenta a ética) Grupal e/ou coletivo (Se constrói a partir do consenso de várias ‘morais’) Jurídico (Torna lei um pensamento geral)

A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social. MORAL: são os valores que nos orientam a cada instante de nossa vida. ÉTICA: É o modo social de agirmos de acordo com valores morais. É a base usada na tomada de decisões. A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.

Ética empresarial refere-se a padrões e princípios que orientam o comportamento e as relações das empresas e de seus negócios. Código de Ética - é documento formal que tem como objetivo guiar/orientar o comportamento e a tomada de decisão pelos integrantes de uma empresa.

Stakeholder é o termo utilizado para designar pessoas físicas ou jurídicas que podem afetar uma empresa, direta ou indiretamente, por meio de suas opiniões ou ações ou, ainda, serem afetados por ela.

Partes interessadas ou stakeholders O que os stakeholders esperam da organização Acionistas Preservação do patrimônio. Empregados Salário justo; condições de trabalho; segurança. Fornecedores Respeito aos contratos. Clientes Qualidade e preço justo dos produtos. Propaganda honesta. Comunidade/sociedade Respeito, contribuição à melhoria da qualidade de vida, conservação e proteção dos recursos naturais. Governo Obediência às leis; pagamento de tributos. Concorrentes Lealdade na concorrência.

a) Visão utilitarista da ética toma as decisões com base em resultados ou conseqüências dos resultados. O objetivo do utilitarismo é extrair os maiores benefícios para a maior quantidade possível de pessoas. b) Visão legal da ética procura respeitar e proteger os direitos básicos dos indivíduos. c) Visão da teoria da justiça da ética procura impor e fazer cumprir as regras de forma justa e imparcial. d) Visão altruísta da ética procura atender os interesses da sociedade visando o bem comum, onde todos podem usufruir do benefício.

a condição por ser responsável por algo ou alguém; Segundo dicionário Aurélio: Responsabilidade é: a condição por ser responsável por algo ou alguém; a condição de cumprir com suas obrigações ou deveres; Social é: da sociedade (grupos de pessoas que vivem por vontade própria sob normas comuns). Profissional é: Atividade ou ocupação especializada, da qual se podem tirar os meios de subsistência.

ResponsabilidadexSocialxProfissional As pessoas convivem em espaços: da comunidade (ambiente fora do espaço de trabalho) e da organização (ambiente de trabalho). Diante disso, não existe a separação ou diminuição de responsabilidade como cidadão e como profissional.

Responsabilidade Social A empresa com responsabilidade social assume atitude condizente junto a toda cadeia produtiva da empresa, incluindo-se clientes, funcionários, fornecedores e ambiente. A responsabilidade atinge a todas as partes interessadas que são impactados por suas atividades.

Grau de envolvimento das organizações Obrigação Social: são as empresas que buscam apenas satisfazer as obrigações sociais mínimas impostas pela lei. Explo: rancho, vale refeição, transporte, doações.... Responsabilidade Social: são as empresas que procuram receber ganhos financeiros com o seu trabalho e ganhos de aceitação das partes interessadas (stakeholders). Desde que estes ganhos de responsabilidade social não gerem despesas para empresa. Explo: programas educativos, ambientais... Sensibilidade Social: são as empresas que atuam com responsabilidade social, mas também estão se antecipando aos problemas sociais do futuro. São empresas que querem garantir a sua permanência no mercado em que atua socialmente.

Responsabilidade Social As atividades e atitudes de uma empresa socialmente responsável precisam caracterizar-se por: preocupação com atitudes éticas e moralmente corretas que afetam todas as partes interessadas. promoção de valores e comportamentos morais que respeitem os padrões universais de direitos humanos e de cidadania e de participação na sociedade. respeito ao meio ambiente e contribuição para sua sustentabilidade em todo o mundo. maior envolvimento nas comunidades em que se insere a organização, contribuindo para o desenvolvimento econômico e humano dos indivíduos ou até atuando diretamente na área social, em parcerias com governos ou isoladamente.

Responsabilidade Social A Responsabilidade Social pode estar apoiada no: Assistencialismo (doações, ajudas pontuais) Sustentabilidade (capacidade de transformação e continuidade)

Os pilares da SUSTENTABILIDADE Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas SOCIAL Maximização do retorno do capital do investidor Empreendedorismo Lucratividade Preservação de recursos naturais Eco-eficiência Energia renovável DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ECONÔMICO AMBIENTAL

O desafio da Responsabilidade Social Internalizar a Responsabilidade Social como parte integrante do negócio: faz parte da cultura organizacional. Compromisso de todos e de longo prazo: expressa os valores éticos da empresa. Compreensão de todos que a Responsabilidade Social possa trazer uma vantagem competitiva: é bom para o negócio. Visão de longo prazo: processo progressivo e permanente. Transversalidade: não é a criação de um novo departamento dentro da empresa. Integrar todas as áreas da empresa: política corporativa. Capacidade de monitorar e avaliar o processo de maneira permanente: processo contínuo e aperfeiçoamento.

Prova Enade 2009 Questão 35 Ao longo do tempo, filósofos têm identificado várias formas de encarar o comportamento ético nas organizações. Entre elas, a visão utilitarista considera o comportamento ético como aquele que traz o maior bem para o maior número possível de pessoas. Sob a lógica da visão utilitarista, considere os itens a seguir: Fechamento de uma fábrica em uma cidade, para que a matriz da corporação continue sendo lucrativa e operacional em outras cidades; Deslocamento dos habitantes de um vilarejo à beira-mar, para a construção de um condomínio de alto luxo, pequeno e reservado; Suspensão do bônus da alta administração, apesar de seu ótimo desempenho, para preservar a sobrevivência da empresa. Está(ão) CORRETO(S) somente o(s) item(ns): a) I e III b) II c) III d) I e) II e III