Administração: Conceitos e Importância

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Transcrição da apresentação:

Administração: Conceitos e Importância Administração: Importância

Administrar ... Processo de trabalhar com e através de outras pessoas para alcançar eficientemente objetivos organizacionais pelo uso eficiente de recursos limitados em um ambiente mutável. É a coordenação de todos os recursos através dos processos de planejar, organizar, dirigir e controlar no sentido de alcançar objetivos estabelecidos.

Administração ... Administração é o processo pelo qual um grupo de pessoas dirige ações de outras para alcançar objetivos comuns Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e uso de recursos.

A administração é importante em qualquer escala de uso de recursos para realizar objetivos - individual, familiar, grupal, organizacional ou social. Embora o processo administrativo seja importante em qualquer contexto de uso de recursos, a razão principal para estudá-lo é sua influência sobre o desempenho das organizações.

Organizações Teorizando ... Padaria Restaurantes Supermercados Próximas Padaria Restaurantes Supermercados Distantes Televisão Telefonia Energia Elétrica Gerais Governos Judiciário Previdência

Tipos de administração

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Teoria: Representação abstrata do que se percebe como realidade. A teoria é um conjunto de afirmações ou regras feitas para entender alguma parte do mundo real. Abstração: Ato de separar mentalmente um ou mais elementos de uma totalidade complexa (coisa, representação, fato), os quais só mentalmente podem subsistir fora dessa totalidade.

Teorias da administração As teorias da administração são conhecimentos organizados, produzidos pela experiência prática das organizações. Sem teoria, os fatos são silenciosos.

Teorias ... Teorias são explicações, interpretações ou proposições sobre a realidade. Por exemplo: teoria da burocracia, teorias da motivação. A própria definição da administração como processo de planejar, organizar, executar e controlar é uma teoria.

Teorizando ... Enfoque, também chamado pensamento, abordagem ou perspectiva, é um aspecto particular das organizações ou do processo administrativo, selecionado para estudo e produção de conhecimentos.

Teorizando ... Escola: linha de pensamento ou conjunto de autores que usaram o mesmo enfoque, escolheram o mesmo aspecto específico para analisar, ou adotaram o mesmo raciocínio: escola das relações humanas, escola japonesa, etc.

Teorizando ... Modelo de gestão (ou de administração) é um conjunto de doutrinas e técnicas do processo administrativo. Muitas vezes, o modelo é associado a uma base cultural: modelo japonês de administração. Modelo de organização: é um conjunto de características que definem organizações e a forma como são administradas. O modelo de organização é o produto da utilização de determinadas doutrinas e técnicas. Por exemplo: modelo burocrático (ou mecanicista) de organização.

Teorizando ... Uma doutrina (ou preceito) é um princípio de conduta, que contém valores, implícitos ou explícitos. A doutrina recomenda como agir, orienta os julgamentos e decisões. Por exemplo, a administração científica tinha a doutrina da eficiência dos recursos. O movimento da qualidade tem a doutrina da satisfação do cliente.

Teorizando ... As técnicas são formas de solucionar problemas. Organogramas, metodologias de planejamento, estudos de tempos e movimentos e sistemas de controle são exemplos de técnicas. Os princípios são permanentes, ao passo que as técnicas tendem a ser transitórias.

A Administração e o papel do administrador RECURSOS Pessoas Informações e Conhecimento Espaço Tempo Dinheiro Instalações OBJETIVOS Resultados esperados do Sistema DECISÕES Planejamento Organização Execução e direção Controle

DIREÇÃO Realização dos Planos

PLANEJAMENTO Definição de Objetivos e Recursos DIREÇÃO Realização dos Planos

Conhecimentos Descritivos Teorizando ... TEORIA Conhecimentos Descritivos Conhecimentos Prescritivos DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO Educação Formal e Informal Contatos Pessoais Livros Artigos Treinamento

Administrando ... Mede-se a produtividade Mede-se a produtividade Modifica-se uma variável, como o método de trabalho Mede-se a produtividade Mede-se a produtividade Nenhuma alteração é introduzida Mede-se a produtividade Mede-se a produtividade

Investimentos em propaganda Administrando ... Y Variável dependente X Variável independente Investimentos em propaganda

Paradigmas do Terceiro Milênio Paradigmas Tradicionais Revolução industrial – substituição e potencialização do trabalho humano por máquinas. Revolução digital – substituição e potencialização das funções humanas de decisão, comunicação e informação por computadores. Classe operária numerosa, em conflito com uma classe de patrões e gerentes. Trabalhadores em serviços e do conhecimento e profissionais liberais mais numerosos que os operários clássicos. Trabalhador especializado – operador de máquinas qualificado apenas para a realização de uma tarefa. Grupos de trabalhadores autogeridos e polivalentes, com educação de nível superior. Emprego e carreira estáveis. Desemprego, empregabilidade, terceirização, economia informal, empreendedorismo. Grandes estruturas organizacionais. Estruturas organizacionais enxutas. Ênfase na eficiência. Ênfase na competitividade. Interesse da empresa e do acionista. Ética e responsabilidade social, cidadania empresarial.

Formas de Trabalhar

Solução de Problemas

ABORDAGEM CIENTÍFICA DA ADMINSITRAÇÃO (Scientific Management Approach)

“Aumento da Produtividade?” Organização das Tarefas!

ABORDAGEM ADMINISTRATIVA (Administrative Approach)

Estudos de Arranjo Organizacional

ABORDAGEM DAS RELAÇÕES HUMANAS (Human Relations Approach)

Teoria das necessidades Necessidades Sociais Necessidades de Segurança Necessidades Fisiológicas

Teorias

As pessoas devem ser forçadas a trabalhar Teoria X As pessoas devem ser forçadas a trabalhar

As pessoas querem ser informadas sobre o que fazer Teoria X As pessoas querem ser informadas sobre o que fazer

As pessoas gostam de trabalhar Teoria Y As pessoas gostam de trabalhar

“Aumento da Produtividade” Tarefas x Pessoas

Teoria da Expectativa Motivacional

Teoria da Expectativa Motivacional Valores individuais Desempenho / Recompensa Proporcional Expectativa de sucesso

Administração por objetivos

Motivações Realização Poder Afiliação

ABORDAGENS ADMINISTRATIVAS: ABORDAGEM CIENTÍFICA DA ADMINSITRAÇÃO ABORDAGEM ADMINISTRATIVA ABORDAGEM DAS RELAÇÕES HUMANAS ABORDAGEM SISTÊMICA Estudos de tempos e movimentos Produção em Linha / Linha de Produção Produtividade: racionalizar a tarefa Planejamento Organização Direção (Liderança) Coordenação Controle Produtividade: Aprimorar as habilidades gerenciais Interesse da Empresas pelo desempenho do Empregado. Fatores extrín-secos ao traba-lhador afetam o desempenho Produtividade: Considerar as atitudes e valores dos empregados A) Abordagem Contingencial B) Abordagem da Liderança Situacional Produtividade: Considerar a liderança, ambiente e situação gerencial

ABORDAGENS ADMINISTRATIVAS ABORDAGEM SISTÊMICA (Systems Approach) A) Abordagem Contingencial (Contingency Approach) B) Abordagem da Liderança Situacional (Situational Leadeship Approach) Adaptar o ambiente de trabalho à personalidade do líder. Adaptar os estilos de liderança a situações específicas.