CURRÍCULO EM FOCO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
Advertisements

Quais as suas concepções e do corpo docente de sua escola a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação da aprendizagem?
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Relação Professor - aluno
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Organização Curricular da Escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
O Aluno a Distância.
Laboratório de Ensino de Química 1
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Formação por competências
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Construindo uma identidade profissional
Sequência Didáctica.
O TRABALHO COM PROJETOS
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
O QUE É CURRÍCULO?. A Lógica E As Concepções Que Norteiam O Currículo Oficial Da Rede Estadual De São Paulo.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
“Na medida em que o homem cria, recria e decide, vão se formando as épocas históricas. E é também criando, recriando e decidindo que resolve como deve.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo oficial de São Paulo
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MATERIAL DO ENSINO MÉDIO Revista do Professor / Revista do Aluno São Paulo faz Escola/ + Matemática
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
“Aprender conteúdos & desenvolver capacidades” Cesar Coll e outros
Construindo o futuro do seu filho!
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Habilidades e competências
SILVANA BERBEL FERNANDES
Orientações para o Planejamento Escolar 2013
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Situação de Aprendizagem
ZABALA, Antonio: A prática educativa: como ensinar, Artes Médicas, Porto Alegre, 1998.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
CURRÍCULO - O que é Etimologicamente: Currículo vem do Latim curriculus, de currere e significa “o ato de correr, percurso”.
Por que o jornal na escola?
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ENSINO: LÍNGUA ESTRANGEIRA.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

CURRÍCULO EM FOCO

O QUE EMBASA O CURRÍCULO ?? Conferência Mundial de Educação Para Todos – Tailândia – 1990. É consenso internacional que a educação, ao longo da vida, está fundada em quatro PILARES: APRENDER A CONHECER: CULTURA GERAL ESPÍRITO INVESTIGATIVO VISÃO CRÍTICA APRENDER A APRENDER APRENDER A FAZER: RELACIONAR EM GRUPO RESOLVER PROBLEMAS QUALIFICAR– SE PROFISSIONAL MENTE APRENDER A VIVER COM OS OUTROS: SABER COMPREENDER O OUTRO RESOLVER CONFLITOS RESPEITO AO OUTRO APRENDER A SER: AGIR COM AUTONOMIA EXPRESSAR OPINIÕES ASSUMIR RESPONSABILIDA DES PESSOAIS

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES O termo consta nos PCNs para cada área desde meados de 1997, com o propósito de inverter a ação pedagógica da ESCOLA TRADICIONAL, dando mais ênfase à ação do que à teoria, levando os alunos a encontrarem um significado nos conteúdos escolares, à medida em que a escola partia de suas motivações e interesses e não dos conceitos previamente estabelecidos.

COMO SE DEFINEM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ??

COMPETÊNCIA Dicionário: “qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certos assuntos”. Na educação: “competência é a faculdade de MOBILIZAÇÃO de um conjunto de recursos cognitivos como saberes, habilidades e informações para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações”. (Perrenoud)

HABILIDADE Dicionário: Qualidade de hábil Capacidade, inteligência Aptidão Em educação: são meios pelos quais se pretende atingir os objetivos.

O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competências é um conjunto de: Conhecimentos (saberes) Habilidades (saber-fazer relacionado à prática do trabalho mental) Atitudes (saber- ser- aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação)

AS HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA BUSCA DAS COMPETÊNCIAS

As competências articulam: O aluno desenvolve as habilidades através dos conteúdos, exercitando estas habilidades adquire competências. CONHECIMENTO PROCEDIMENTOS HABILIDADES ATITUDES VALORES

Como trabalhar habilidades e competências Mudança de postura didático - pedagógica não mais o tradicional transmissor de informações alguns caminhos: contextualização, postura interdisciplinar, foco na aprendizagem do aluno, conceito de conteúdo ampliado..

Construção do conhecimento Dados Informações Tratamento de dados e informações Assimilação Acomodação Conhecimento

competência Planejamento Sala de aula conhecimentos (ATITUDES) O aluno construiu os (HABILIDADES) e os usa com eficiência (ATITUDES) Ele os procura e encontra, por terem significado habilidades atitudes competência

Situações de Aprendizagem Retomando: conteúdos, habilidades e competências CURRÍCULO Cadernos: Situações de Aprendizagem (Sequências didáticas) CONTEÚDOS: ▪ Factuais ▪ Conceituais ▪ Procedimentais ▪ Atitudinais objetivam HABILIDADES E COMPETÊNCIAS favorecem Aprendizagem

Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprende de diferentes formas:   FATOS PROCEDIMENTOS CONCEITOS ATITUDES Telefones Datas Comemorativas Nomes Dirigir Carro Cozinhar Grafia das Letras Sistema Alfabético Fotossíntese Divisão Responsabilidade Hábito de Leitura Solidariedade MEMÓRIA Exercitar e repetir várias vezes FREQUÊNCIA Receber ajuda daquele que sabe CONSTRUÇÃO PESSOAL Pensar, comparar, Compreender, estabelecer relações COERÊNCIA Vivenciar situações que representem valores

conteúdo procedimental SA: conteúdos conteúdo procedimental conteúdo factual conteúdo conceitual conteúdo atitudinal

SA: habilidades e competências

Currículo por competências O currículo da SEE/SP está em sintonia com os desafios e anseios da escola contemporânea. A interdisciplinaridade e a contextualização foram incorporadas a esses documentos e assumem papel central na estruturação de um currículo por competências. Quando se pensa em um currículo por competências, os conteúdos disciplinares e específicos não são dados a priori e não têm uma finalidade em si, mas passam a ser meios para a construção das competências almejadas. Compreender essa nova ordem é fundamental para tornar possível a consolidação de um currículo por competências. (REDEFOR: Tecnologia e Ensino de Ciências. Sem.5, p.14)

É importante destacar que muitas competências e habilidades indicadas no currículo oficial não foram incluídas nas Matrizes, pois não são passíveis de serem avaliadas em larga escala – SARESP, mas devem fazer parte do trabalho de avaliação formativa contínua, realizado pelos professores.

Bibliografia VALENTE, Silza Maria Pazello – Ensino e Avaliação em uma proposta para a formação de competências. MELLO, Guiomar Namo de – Afinal, o que é competência? Revista Nova Escola – Março /2003. BORDONI, Thereza – Saber e Fazer.... Competências e habilidades Vídeo – O Mundo em Transformação (www.youtube.com)