CURRÍCULO EM FOCO
O QUE EMBASA O CURRÍCULO ?? Conferência Mundial de Educação Para Todos – Tailândia – 1990. É consenso internacional que a educação, ao longo da vida, está fundada em quatro PILARES: APRENDER A CONHECER: CULTURA GERAL ESPÍRITO INVESTIGATIVO VISÃO CRÍTICA APRENDER A APRENDER APRENDER A FAZER: RELACIONAR EM GRUPO RESOLVER PROBLEMAS QUALIFICAR– SE PROFISSIONAL MENTE APRENDER A VIVER COM OS OUTROS: SABER COMPREENDER O OUTRO RESOLVER CONFLITOS RESPEITO AO OUTRO APRENDER A SER: AGIR COM AUTONOMIA EXPRESSAR OPINIÕES ASSUMIR RESPONSABILIDA DES PESSOAIS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES O termo consta nos PCNs para cada área desde meados de 1997, com o propósito de inverter a ação pedagógica da ESCOLA TRADICIONAL, dando mais ênfase à ação do que à teoria, levando os alunos a encontrarem um significado nos conteúdos escolares, à medida em que a escola partia de suas motivações e interesses e não dos conceitos previamente estabelecidos.
COMO SE DEFINEM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ??
COMPETÊNCIA Dicionário: “qualidade de quem é capaz de apreciar e resolver certos assuntos”. Na educação: “competência é a faculdade de MOBILIZAÇÃO de um conjunto de recursos cognitivos como saberes, habilidades e informações para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações”. (Perrenoud)
HABILIDADE Dicionário: Qualidade de hábil Capacidade, inteligência Aptidão Em educação: são meios pelos quais se pretende atingir os objetivos.
O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competências é um conjunto de: Conhecimentos (saberes) Habilidades (saber-fazer relacionado à prática do trabalho mental) Atitudes (saber- ser- aspectos éticos, cooperação, solidariedade, participação)
AS HABILIDADES DEVEM SER DESENVOLVIDAS NA BUSCA DAS COMPETÊNCIAS
As competências articulam: O aluno desenvolve as habilidades através dos conteúdos, exercitando estas habilidades adquire competências. CONHECIMENTO PROCEDIMENTOS HABILIDADES ATITUDES VALORES
Como trabalhar habilidades e competências Mudança de postura didático - pedagógica não mais o tradicional transmissor de informações alguns caminhos: contextualização, postura interdisciplinar, foco na aprendizagem do aluno, conceito de conteúdo ampliado..
Construção do conhecimento Dados Informações Tratamento de dados e informações Assimilação Acomodação Conhecimento
competência Planejamento Sala de aula conhecimentos (ATITUDES) O aluno construiu os (HABILIDADES) e os usa com eficiência (ATITUDES) Ele os procura e encontra, por terem significado habilidades atitudes competência
Situações de Aprendizagem Retomando: conteúdos, habilidades e competências CURRÍCULO Cadernos: Situações de Aprendizagem (Sequências didáticas) CONTEÚDOS: ▪ Factuais ▪ Conceituais ▪ Procedimentais ▪ Atitudinais objetivam HABILIDADES E COMPETÊNCIAS favorecem Aprendizagem
Conteúdos - Como se Aprende? Diferentes conteúdos se aprende de diferentes formas: FATOS PROCEDIMENTOS CONCEITOS ATITUDES Telefones Datas Comemorativas Nomes Dirigir Carro Cozinhar Grafia das Letras Sistema Alfabético Fotossíntese Divisão Responsabilidade Hábito de Leitura Solidariedade MEMÓRIA Exercitar e repetir várias vezes FREQUÊNCIA Receber ajuda daquele que sabe CONSTRUÇÃO PESSOAL Pensar, comparar, Compreender, estabelecer relações COERÊNCIA Vivenciar situações que representem valores
conteúdo procedimental SA: conteúdos conteúdo procedimental conteúdo factual conteúdo conceitual conteúdo atitudinal
SA: habilidades e competências
Currículo por competências O currículo da SEE/SP está em sintonia com os desafios e anseios da escola contemporânea. A interdisciplinaridade e a contextualização foram incorporadas a esses documentos e assumem papel central na estruturação de um currículo por competências. Quando se pensa em um currículo por competências, os conteúdos disciplinares e específicos não são dados a priori e não têm uma finalidade em si, mas passam a ser meios para a construção das competências almejadas. Compreender essa nova ordem é fundamental para tornar possível a consolidação de um currículo por competências. (REDEFOR: Tecnologia e Ensino de Ciências. Sem.5, p.14)
É importante destacar que muitas competências e habilidades indicadas no currículo oficial não foram incluídas nas Matrizes, pois não são passíveis de serem avaliadas em larga escala – SARESP, mas devem fazer parte do trabalho de avaliação formativa contínua, realizado pelos professores.
Bibliografia VALENTE, Silza Maria Pazello – Ensino e Avaliação em uma proposta para a formação de competências. MELLO, Guiomar Namo de – Afinal, o que é competência? Revista Nova Escola – Março /2003. BORDONI, Thereza – Saber e Fazer.... Competências e habilidades Vídeo – O Mundo em Transformação (www.youtube.com)