Administração em Enfermagem

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Transcrição da apresentação:

Administração em Enfermagem Prof. Moisés Elias

Teorias da Administração e a Enfermagem Teoria Científca Frederick Winslow Taylor (1856-1915) Proposta – aumento da produção pela eficiência do nível operacional. Para tanto preconizava a divisão do trabalho, a especialização do operário e a padronização das atividades e tarefas por eles desenvolvidas Assim o operário sabia cada vez menos do todo e cada vez mais de sua parte.

Teorias da Administração e a Enfermagem Tinha incentivo salarial e o prêmio compatível à produção Engenheiros da administração “Homem Econômico” pois era estimulado pela remuneração material Supervisão funcional

Teorias da Administração e a Enfermagem Crítica Aspecto mecanicista ( Homem como peça de uma engrenagem)

Teorias da Administração e a Enfermagem Teoria Clássica Henry Fayol (1841-1925) Proposta – Eficiência da organização pela adoção de uma estrutura adequada e de um funcionamento compatível com essa estrutura Os seguidores dessa teoria foram denominados “anatomistas” e “fisiologistas” da organização

Teorias da Administração e a Enfermagem Para Fayol toda empresa coexistia seis funções: técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa – prever(futuro), organizar(material e social), coordenar(harmonizar), comandar(dirigir) e controlar(velar) Princípios: Divisão horizontal do trabalho, departamentalização(subordinação total do trabalhador ao seu chefe imediato)

Teorias da Administração e a Enfermagem Autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando e direção, remuneração do pessoal, centralização subordinação e hierarquia e ordem Estrutura hierarquizada, estática e limitada Crítica Não admite a informalidade e inibe a criatividade

Teorias da Administração e a Enfermagem Teoria das Relações Humanas Elton Mayo Proposta – enfatizar a variável pessoa ao invés da variável estrutura, preocupa-se com o homem no trabalho (psicológico e sociológico) em lugar da inquietação com os métodos de trabalho, as regras e as normas.

Teorias da Administração e a Enfermagem Concluiu que o nível de produção não era determinado pela condição física do trabalhador, mas principalmente pela integração do indivíduo no grupo social Mayo passou a salientar a importância da organização informal em contraposição á Teoria Clássica Surge o homem “social” e não mais homem “econômico”

Teorias da Administração e a Enfermagem Princípios Motivação humana, liderança, comunicação e dinâmica de grupo Crítica Forma paternalista de Administração

Teorias da Administração e a Enfermagem Teoria Burocrática Max Weber (1864-1920) Proposta – visava a organização sob o ponto de vista estruturalista com enfoque na racionalidade(meios e resultados) Visava organizar, detalhadamente, a empresa e controlar rigidamente suas atividades. Novo conjunto de normas morais “ética protestante”

Teorias da Administração e a Enfermagem A proposta burocrática visa a eficiência organizacional como objetivo básico, para tanto detalha como as coisas deverão ser feitas Caracteriza-se pela impessoalidade nas relações humanas(cargos e funções) A determinação de procedimentos e rotinas é evidente. Os profissionais são caracterizados pela especialização, remuneração condizente com o cargo, nomeação pelo chefe imediato pela possibilidade de ascensão e não participar do capital da organiação

Teorias da Administração e a Enfermagem Crítica Disfunção da burocracia: valorização maior para as normas e regras do que para o contingente humano

Teorias da Administração e a Enfermagem Teoria Comportamentalista Kurt Lewin Proposta – A preocupação com a “estrutura” transferiu-se para o “processo” e para “dinâmica organizacional”, ou seja, para o comportamento organizacional. A ênfase manteve-se na variável pessoa. Foi dado ênfase ao ‘homem administrativo” visando a maneira satisfatória na realização do trabalho

Teorias da Administração e a Enfermagem Comportamento das pessoas e a motivação humana (Necessidades humanas básicas) Fisiológicas, segurança, sociais e auto realização Crítica Valoriza o homem, porém hierarquiza as suas necessidades

Teorias da Administração e a Enfermagem Teoria de Sistemas Ludwig Bertalanffy Proposta – Fundamentou-se em três premissas básicas: os sistemas existem dentro de sistemas, os sistemas são abertos(intercâmbio com o ambiente) ou fechados(não há intercâmbio com o ambiente) e as funções de um sistema dependem de sua estrutura(retroalimentação)

A Teoria de Sistemas baseia-se no conceito de “homem funcional” que se caracteriza pelo relacionamento interpessoal com outras pessoas, como um sistema aberto Ainda segundo essa teoria as organizações são consideradas um sistema de papéis, e os indivíduos constituem os atores que desempenham esses papeis

Teorias da Administração e a Enfermagem Teoria Contigencial Lawrence e Lorsh Proposta – explicar como uma mesma empresa funciona de diferentes formas em diferentes condições, devido a influência do ambiente externo à sua estruturação Relação funcional entre as variáveis ambientais e tecno administrativas

Teorias da Administração e a Enfermagem Não admite conceitos absolutos e sim conceitos relativos

Teorias Idealizador Características principais Teoria Científica Teoria Clássica T. Das Relações Humanas Teoria Burocrática Teoria Comportamentalista Teoria de Sistemas Teoria Contigencial Idealizador Frederick W Taylor Henry Fayol Elton Mayo Max Weber Kurt Lewin Ludwig Bertalanffy Lawrence e Lorsh Características principais -Divisão do trabalho e especialização -Incentivo salarial Homem Econômico Supervisão funcional Aspecto funcionalista -Estrutura adequada e funcionamento compatível Anatomistas e fisiologistas da organização F. técnica, comercial, financeira, segurança, contábil e administrativa departamentalização -variável pessoas Grupo social Humanização Importância da organização informal Homem social -organizar detalhadamente a empresa e controlar rigidamente -ética protestante -mérito -impessoalidade - rotinas -Variável pessoa -Homem administrativo Necessidades humanas básicas Decisões descentralizadas Sistemas dentro de sistemas Sistemas abertos Homem funcional Relacionamento interpessoal -influência do ambiente externo nas empresas -Conceitos relativos

Metodologia do Planejamento em Enfermagem Moisés Elias Soares Silva

Metodologia do Planejamento na Enfermagem É a função administrativa que determina antecipadamente o que se dever fazer e quais os objetivos que devem ser atingidos. É um método teórico para a ação futura.

Metodologia do Planejamento na Enfermagem Para os estudiosos da administração, o planejamento costuma figurar como a primeira das funções administrativas e uma das mais importantes, pois serve de base para as demais.

Metodologia do Planejamento na Enfermagem O planejamento envolve raciocínio, reflexão e análise sobre a maneira de realizar determinadas tarefas, bem como a sua abrangência. Pode-se dizer que o planejamento fornece suporte para a tomada de decisões ou implementação de quaisquer programas ou propostas que desejamos viabilizar.

Metodologia do Planejamento na Enfermagem * FASES DO PLANEJAMENTO * Fase 1: Conhecimento do sistema como um todo Fase 2: Determinação dos objetivos Fase 3: Estabelecimento de prioridades Fase 4: Seleção dos recursos disponíveis Fase 5: Estabelecimento do plano operacional Fase 6: Desenvolvimento Fase 7: Aperfeiçoamento

Metodologia do Planejamento na Enfermagem * FASES DO PLANEJAMENTO * Fase 1: Conhecimento do sistema como um todo Conhecer o Sistema Técnico Compreende as demandas das tarefas, a implantação física e os equipamentos existentes. É portanto o responsável pela eficiência potencial da organização

Metodologia do Planejamento na Enfermagem Conhecer o sistema social Compreende as relações dos elementos responsáveis pela execução das tarefas que transformam a eficiência potencial em eficiência real

Metodologia do Planejamento na Enfermagem Essa fase particularmente facilita a compreensão do ponto de partida para realizar qualquer planejamento e analisar sistematicamente a organização

Metodologia do Planejamento na Enfermagem Fase 2: Determinação dos Objetivos Os objetivos são os resultados futuros que se pretendem atingir. São alvos selecionados que se buscam alcançar dentro de um certo espaço de tempo, aplicando-se determinados recursos disponíveis ou possíveis.

Metodologia do Planejamento na Enfermagem Fase 2: Determinação dos Objetivos Em qualquer organização, pode ser reconhecida uma hierarquia vertical de objetivos. No ponto superior de uma escala graduada, estariam os objetivos da instituição que predominam sobre os demais

Objetivos da Instituição Prestar assistência preventiva e curativa Objetivos da Gerencia de Enfermagem Assistir ao individuo e família Objetivos da Divisão de Educação Continuada Assegurar recurso humanos para prestar assistência de enfermagem

Metodologia do Planejamento na Enfermagem Fase 2: Determinação dos Objetivos Princípios para fixação dos objetivos: * Princípio da comunicação total: todos os objetivos devem ser comunicados a todos os níveis hierárquicos. * Princípio da coerência vertical: o objetivo de um determinado nível organizacional deve ser discutido com o nível acima e com o nível abaixo.

Metodologia do Planejamento na Enfermagem Fase 3: Estabelecimento de prioridades - Uma vez estabelecidos os objetivos da organização é a vez de estabelecer as prioridades das ações para o alcance dos objetivos propostos. - Portanto para determinar quais são as ações que devem ser realizadas, é necessário estabelecer previamente o que se deseja alcançar, e a partir de então selecionar as ações mais propicias.

Metodologia do Planejamento na Enfermagem Fase 4: Seleção dos recursos disponíveis - Com base nas ações consideradas prioritárias para atender as metas e objetivos, é primordial que se proceda um levantamento dos recursos que serão necessários para implementar as ações. - Frente o levantamento dos recursos necessários deve-se ter claro quais são os recursos disponíveis – englobando recursos humanos, recursos materias e recursos físicos.

Metodologia do Planejamento na Enfermagem Fase 5: Estabelecimento do plano operacional - Planejamento estratégico: constui-se de planos de longo alcance estabelecidos ao nível mais global. - Planejamento tático: constitui-se de planos de médio alcance. - Planejamento operacional: constitui-se de planos de curto alcance tratam de ações atuais da instituição.

Metodologia do Planejamento na Enfermagem Fase 6: Desenvolvimento A fase de desenvolvimento engloba: o desenvolvimento do programa, sua aprovação e a execução propriamente dita.

Metodologia do Planejamento na Enfermagem Fase 7: Aperfeiçoamento Inclui as fases de avaliação e replanejamento. A avaliação não deve ocorrer unicamente após ter sido implementado o plano. Ao contrário, deve ocorrer como um processo permanente e contínuo paralelamente a cada uma das fases.

Metodologia do Planejamento na Enfermagem * FASES DO PLANEJAMENTO * Fase 1: Conhecimento do sistema como um todo Fase 2: Determinação dos objetivos Fase 3: Estabelecimento de prioridades Fase 4: Seleção dos recurso disponíveis Fase 5: Estabelecimento do plano operacional Fase 6: Desenvolvimento Fase 7: Aperfeiçoamento

Metodologia do Planejamento na Enfermagem * Instrumento utilizado no planejamento * Cronograma: serve para relacionar atividades em função do tempo disponível ou desejável. É um gráfico onde são descritas as atividades planejadas em uma coluna cruzando-se com a variável tempo disposta numa segunda coluna.

Metodologia do Planejamento na Enfermagem

Liderança em Enfermagem Moisés Elias

Liderar é ajudar sua equipe a enxergar a direção a seguir, motivar, entusiasmar seus colaboradores, estimular o empenho e o comprometimento de cada um.

Características do líder Coordenação das atividades do grupo Planejamento dessas atividades Estabelecimento de políticas Conhecimento técnico científico Comunicação entre o grupo e meio ambiente Coordenação interna do grupo

Determinação de recompensas e punições Papel de elemento “exemplo” do grupo Papel de elemento símbolo do grupo Substituição da responsabilidade individual Definição da ideologia para o grupo Papel da figura paterna Papel de “bode expiatório” do grupo

Diferentes estilos de liderança Líder autocrático Explora e estimula a dependência mediante a satisfação de necessidades evidenciadas pelos liderados Dependência da equipe Poder centralizado Enfraquece iniciativa individuais Comportamento dependente e submisso

Líder democrático Desenvolve a determinação, a responsabilidade e a criatividade dos membros do grupo Autodeterminação do grupo Desenvolvimento de habilidades e capacidades Qualidade do desempenho Interação dos indivíduos do grupo

Líder # Chefe

O chefe conduz as pessoas... Líder # Chefe O chefe conduz as pessoas... ...o líder aconselha

Líder # Chefe O chefe inspira medo... ...o líder, entusiasmo

Líder # Chefe O chefe diz “eu”... ... o líder, "nós"

O chefe se preocupa com coisas... Líder # Chefe O chefe se preocupa com coisas... ...o líder, com pessoas

Líder # Chefe O chefe colhe os lucros... ...o líder os distribui

Será que a equipe sempre concorda com o chefe?

Supervisão em Enfermagem Prof: Moisés Elias

Supervisão em Enfermagem Definição Função administrativa que envolve um processo de orientação contínua de pessoal com a finalidade de desenvolvê-lo e capacitá-lo para o serviço

Supervisão em Enfermagem Objetivo Visa a prestação de uma assistência eficaz, ao desenvolvimento dos funcionários e à manutenção de um ambiente harmônico, humano e produtivo para todos

Supervisão em Enfermagem Atividades desenvolvidas: Caracterização da clientela Identificação das necessidades assistenciais de enfermagem Planejamento e desenvolvimento das ações de enfermagem Avaliação da qualidade da assistência Orientação e avaliação dos funcionários durante o procedimento

Supervisão em Enfermagem Elaboração implantação e avaliação de normas rotinas e procedimentos Estratégias para motivação de pessoal Prevenção de situações problemáticas Previsão e provimento de recursos humanos, materiais, físicos, orçamentários necessário ao desenvolvimento das atividades de enfermagem

Supervisão em Enfermagem Etapas para o desenvolvimento da supervisão: Planejamento, execução e avaliação Planejamento Passa a ser uma etapa essencial para o desenvolvimento da função supervisão, pois determina o que deve ser feito, quem o fará e quando

Supervisão em Enfermagem O planejamento da função supervisão envolve ações como: Identificação das necessidades, definição das prioridades, descrição dos objetivos, definição do período de tempo, descrição das atividades a serem realizadas e determinação do agente que executará o plano

Supervisão em Enfermagem Instrumentos comumente utilizados para o planejamento da função supervisão: Plano de supervisão Cronograma roteiro

Supervisão em Enfermagem Plano de supervisão Plano de supervisão elaborado por um enfermeiro recém admitido para chefiar a clínica médica de um hospital

Participação na passagem de plantão Entidade: Hospital X Serviço: Enfermagem Unidade: Clínica médica Período : 4 Semana de fevereiro Agente: Enfermeiro da Unidade Objetivos: Conhecer a rotina semanal da equipe de enfermagem Avaliar a adequação desta rotina Dias da semana Atividades S T Q Participação na passagem de plantão Verificar prontuários e anotações de enf Identificação das necessidades dos pctes Execução dos cuidados prescritos Observação da ordem e limpeza local Confecção de um relatório Elaboração de um novo plano baseado nas necessidades identificadas x X Xx xX

Supervisão em Enfermagem O plano de supervisão é um instrumento importante, pois ensina a racionalizar o tempo e as ações, tornando-os apropriados aos objetivos, o que propicia maiores possibilidades de sucesso

Supervisão em Enfermagem Cronograma Um cronograma consta a relação de atividades e dos dias e períodos em que são executadas Normalmente os objetivos e as atividades rotineiras não constam de um cronograma Cronograma elaborado por uma enfermeira que desenvolve a função de supervisão

Cronograma Reunião com funcionários Reunião com enfermeiros ATIVIDADES S T Q Reunião com funcionários Reunião com enfermeiros Participação de estudo de casos Elaboração de um plano de superv Aula sobre motivação Educação continuada Verificação do controle dos prazos de validade de materiais esterilizados X x

Supervisão em Enfermagem Roteiro Existem roteiros simples onde apenas as atividades a serem desenvolvidas são listadas

Supervisão em Enfermagem Execução da função supervisão O enfermeiro precisa ter competência profissional, habilidade para relacionar-se com as pessoas, motivação para o desenvolvimento do pessoal e crença no potencial do ser humano.

Supervisão em Enfermagem Avaliação da função supervisão A avaliação durante o processo oferece subsídios importantes para o replanejamento da função enquanto ela ocorre.

Tomada de decisão em enfermagem Moisés

Processo decisório Escolher entre uma ou mais alternativas ou opções, com vistas a alcançar um resultado desejado

Fases do processo decisório Percepção do problema Definição do problema Coleta de dados Análise de dados Redefinição do problema Procura de soluções alternativas Escolha ou decisão Implementação E avaliação

Técnicas de tomada de decisões Técnicas tradicionais As decisões que podem ser programadas, são tomadas seguindo o hábito, a rotina. As decisões onde não é possível uma programação, são tomadas por intuição

Técnicas modernas As decisões programadas existe a possibilidade de utilização da pesquisa operacional e processamento de dados Nas decisões não programáveis, consiste em deixar que os envolvidos tentem achar para si próprios a melhor solução

Exercícios 1- A valorização das normas e regras tem influenciado a prática da enfermagem, contribuindo para um estilo administrativo estanque. O termo que melhor caracteriza esta forma de organização é: A- Clássica B- Científica C- Humana D- Burocrática

Exercícios 2- A Teoria que tem como proposta o aumento da produção pela eficiência do nível operacional, tem como principal idealista: A- Taylor B- Fayol C- Mayo D- NDA

Exercícios 3- É incorreto afirmar, exceto: A- A Teoria Clássica tem como crítica o aspecto mecanicista B-A Teoria Burocrática a determinação de procedimentos e rotinas não é evidente C- Max Weber tem enfoque na racionalidade D- Conforme a Teoria de Mayo o operário sabia cada vez menos do todo e cada vez mais de sua parte

Exercícios 4- Não está incorreto afirmar, exceto: A- A Teoria de Sistemas baseia-se no conceito de “homem funcional” B- A Teoria Contigencial não admite conceitos relativos C- A meritocracia faz parte da teoria de Weber D- Mayo concluiu que o nível de produção não era determinado pela condição física do trabalhador

Exercícios 5- O idealizador que passou a salientar a importância da organização informal em contraposição á Teoria Científica, foi: A- Mayo B- Kurt Lewin C- Lawrence e Lorsh D- NDA

Exercícios 6- A Teoria que baseia no conceito de “homem funcional” que se caracteriza pelo relacionamento interpessoal, é: A- Comportamentalista B- Sistemas C- Humanas D- NDA

Exercícios 7-Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente o que se dever fazer e quais os objetivos que devem ser atingidos. Todas alternativas estão corretas, exceto: A- Pode-se dizer que o planejamento fornece suporte para a tomada de decisões B- O planejamento envolve raciocínio C- O planejamento é um método teórico para a ação futura. D- Para os estudiosos da administração, o planejamento costuma figurar como a primeira das funções administrativas e a mais importante, pois serve de base para as demais.

Exercícios 8- A fase do planejamento que particularmente facilita a compreensão do ponto de partida para realizar qualquer planejamento e analisar sistematicamente a organização, é: A- Fase 1: Conhecimento do sistema como um todo B- Fase 2: Determinação dos objetivos C- Fase 3: Estabelecimento de prioridades D- Fase 4: Seleção dos recursos disponíveis

Exercícios 9- O cronograma é gráfico em que: A-Relaciona a atividade em função do tempo B- Relaciona o tempo em função da atividade C- São descritas atividades planejadas D-Todas alternativas

Exercícios 10- São características de um líder, exceto: A- Estabelecimento de políticas B- Papel da figura paterna C- Conduzir as pessoas D- Determinação de recompensas e punições

Exercícios 11-São características de um líder autocrático, exceto: A- Dependência da equipe B- Poder descentralizado C- Enfraquece iniciativa individuais D- Comportamento dependente e submisso