Reinaldo Gonçalves rgoncalves@alternex.com.br Grupos Econômicos Reinaldo Gonçalves rgoncalves@alternex.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Inovação em Iberoamérica: passado e presente
Advertisements

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
O ambiente organizacional
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
Controle e Avaliação Prof. Dr. Robson Barbosa.
INSTITUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
FUSÕES E AQUISIÇÕES 8 SEMINÁRIOS AVANÇADOS EM ADMINISTRAÇÃO
A ORTODOXIA DO DESENVOLVIMENTO ENDÓGENO
Acções de Preparação Técnica da Rede de Competências - 1.ª Sessão - SISCOOP (IAPMEI) | Lisboa: 24 de Novembro de 2003 Coimbra: 26 de Novembro de 2003.
A. Introdução 1. Objecto de estudo: empresas, mercados e sistemas; estruturas e comportamentos 1.1. Objecto da Economia Industrial e da Empresa 1.2. Conceitos.
Carlos Pio Inst. de Relações Internacionais Universidade de Brasília
Empreendedorismo Aula 1
Conceitos de Governança Corporativa
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
A Qualidade na Estrutura Organizacional
Texto 3 “EUA: o berço do capitalismo de gestão”
Diversificação como estratégia de crescimento
Internacionalização de Empresas (Eco 02049)
APL – Arranjos Produtivos Locais
Transformações globais, a Nova Economia e o Brasil
Globalização econômica e comércio exterior
Internacionalização da Produção e Investimento Externo Direto (IED)
Globalização econômica
Maria Olívia de Souza Ramos
Introdução às finanças corporativas Prof. Reinaldo Cafeo
Regional Clusters and Firm Strategy
Desenvolvimento Econômico Local e Regional
Aula 2 Ambiente de Marketing.
O IMPACTO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL SOBRE FUSÕES E AQUISIÇÕES
Estratégias do agronegócio
CONSULTORIA EMPRESARIAL
E-Business a Nova Economia
2EE202 Fusões, Aquisições e Governo da Empresa
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Alianças Estratégicas
Secretaria de Inovação Orientações Para Diagnóstico do Mercado de Nanotecnologias no Brasil: (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças)
Tema Gestão do Conhecimento:.
Introdução: Conceitos
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Reconhecendo oportunidades
Barreiras A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.
BARREIRAS A atratividade do setor depende da existência de barreiras de entrada e de saída.
Planejamento e estratégia
Globalização.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Expansão Internacional das empresas brasileiras: revisão e síntese
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
O ambiente organizacional
Universidade Estadual de Campinas Instituto de Economia Curso de Especialização Comércio Exterior ECO 720 ECO-725: Competitividade Internacional AULA 6.
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
AULA 3 Marketing.
GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais
Planejamento e Estratégia
Introdução à Administração Análise Ambiental
Análise das Demonstrações Contábeis
Consumidor Organizacional O mercado B2B
Práticas de cooperação e estratégias de desenvolvimento:
Estratégias e Políticas Empresariais
ANÁLISE DE NEGÓCIOS 7º termo / ADMINISTRAÇÃO. Abordagem Estratégica Abordagem Operacional - Econômico- financeiro -Modelo de Gestão -Logística -Outras.
RELAÇÕES ENTRE ORGANIZAÇÕES Rompimento de barreiras Planejamento Estratégico.
Adércia B. Hostin dos Santos Coordenadora de Assuntos Educacionais Contee A precarização do Ensino Superior.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
Poder, Cultura e Mudanças nas Organizações Profª. Drª. Rosa Maria Fischer.
1 G ESTÃO DE N EGÓCIOS I NTERNACIONAIS Prof. Ricardo S. N. Nóbrega 2009.
Estratégia Produtiva: definindo o elo perdido. Steven C. Wheelwright.
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Seminário Internacional: A Nova Geração de Políticas para o Desenvolvimento Produtivo: Sustentabilidade Social e Ambiental Brasil: o novo impulso de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

Reinaldo Gonçalves rgoncalves@alternex.com.br Grupos Econômicos Reinaldo Gonçalves rgoncalves@alternex.com.br

Sumário Importância e especificidade Nova lógica e definição Circuito de relações Organização da produção Estratégias Processos de expansão Fusões e aquisições Estruturas organizacionais Tipos de controle Internacionalização e globalização Poder e Estado

Especificidade Muito mais que um conjunto de empresas ou que uma firma multidivisional Ruptura organizacional e transformação da natureza das empresas Locus de acumulação de capital e um locus de poder

Nova lógica Grupo Empresa Administrador Empresário Controle Concertamento Empresa Empresário Proprietário Concorrência

Definição Conjunto de empresas que, ainda quando juridicamente independentes entre si, estão interligadas, seja por relações contratuais, seja pelo capital, e cuja propriedade pertence a indivíduos, empresas ou instituições, que exercem o controle efetivo sobre este conjunto orgânico de empresas

Eixos estruturantes Propriedade (ativos específicos) Controle estratégico: literal vs limitativo Poder operacional: ativo vs latente

Circuito de relações Fatores endógenos Fatores exógenos

Circuito de relações: Fatores exógenos Política e estratégia de governo Fatores ambientais Fatores sistêmicos Poder Grupo econômico

Circuito de relações: Endógeno

Organização da produção Custos de transação Mercado versus hierarquia Internalização versus externalização Acordos de cooperação

Internalização da produção BMg CMg CMg BMg Internalização I*

Estratégias Especialização (Tam-Amaro; WEG; Gerdau) Integração vertical (Maggi) Diversificação (Itaú) Conglomeração (Votorantim)

Processos de expansão Ampliação da capacidade produtiva do existente Ampliação com a transformação do existente Construção de um novo estabelecimento produtivo Novas formas de associação e cooperação Aquisição de uma firma já existente Fusões e incorporações

Fusões e aquisições: determinantes Sinergia Diversificação de risco Padrões de concorrência Restruturação produtiva Acesso à tecnologia Desregulamentação Privatização Incentivos fiscais Percepção gerencial Estratégias de crescimento

Estrutura organizacional Unitária (forma de U) Holding (forma H) Multidivisional (forma M) Forma M-corrompida

Controle: Tipos Privado nacionais: familiar Privado nacional: societário Privado nacional: tecnocrático ou gerencial Estrangeiro ou transnacional Estatal

Internacionalização e globalização Estratégia de expansão e decisão locacional Internalização versus externalização Acordos de cooperação

Internacionalização da produção

Poder Fontes internas e externas de poder Visões: coreana e anti-truste Rede transcorporativa (inner circle)

Visão institucionalista Forças impessoais de mercado versus poder Distribuição desigual do poder econômico Pesos e contrapesos (checks and balances)

locus de acumulação de capital Síntese Grupo econômico locus de acumulação de capital e locus de poder