Lílian Brasil/Marlene Lima/Mônica Marques/ Vilma Cortês/ Neusa Araújo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Investigação Qualitativa: caminhos e possibilidades
Advertisements

Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
PLANEJAMENTO PASSO A PASSO
Flávia Tavares Silva Elias
Sumário – Metodologia/21-06
Metodologia de Pesquisa
CONCEITOS ELEMENTARES
Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística Prof. Esp. Mick Lennon Machado Curso de Nutrição Bioestatística.
Metodologia Científica
Sérgio Elias Vieira Cury
3. Fundamentação Teórica Referências Bibliográficas
Projeto Introdução Modalidade Tema Problemática
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
NOÇÕES PRELIMINARES.
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI
Desenvolvimento de PROJETOS.
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Práticas Investigativas
2.1. O USO MERCADOLÓGICO DA DISCUSSÃO EM GRUPO c

Quantitativo-Qualitativo:
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
Pesquisa em Comunicação
Núcleo de Pós-Graduação
Trabalho final de curso
Formato 1 A MAGIA DAS CORES - 
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
O trabalho de campo.
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
Abordagem Quantitativa e Qualitativa em Saúde: Quando Adotar?
Professora Michelle Luz
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
Métodos e Técnicas de Pesquisa
METODOS E TECNICAS DE PESQUISA I
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UFSC Como elaborar projetos de pesquisa Antonio Carlos Gil.
Metodologia de Pesquisa
Quantitativo-Qualitativo: o que precisamos saber sobre os métodos?
Técnicas de Coleta de Dados
INTRODUÇÃO Na introdução devem constar: problema, delimitação do assunto, justificativa, hipóteses, além de outros elementos necessários para situar o.
PESQUISA DE MARKETING 9a Aula
O que é pesquisa científica?
PESQUISA DE MARKETING Prof.Ms. Gilberto Zardo.
Projeto de Pesquisa FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema
Prática Investigativa 2
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Conhecimento Científico
Prof. Jorge Carneiro Metodologia de Pesquisa 1 Checklist sugestivo para a condução de um projeto de pesquisa Este check list está dividido em duas partes:
UNICERP GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Plano de Ensino e Orientações
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
Trabalho de Curso Regulamento Normatização da monografia.
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Trabalho de Conclusão de Curso
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
MÉTODO CIENTÍFICO CORPO DE INFORMAÇÕES HIPÓTESES EXPERIMENTAÇÃO
Finalidades da pesquisa científica
Métodos de Pesquisa – Gil, 5-9
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Lílian Brasil/Marlene Lima/Mônica Marques/ Vilma Cortês/ Neusa Araújo moceest 2011 ii oficina Comissão científica Lílian Brasil/Marlene Lima/Mônica Marques/ Vilma Cortês/ Neusa Araújo

2ª ETAPA ENTENDO MELHOR SOBRE PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA CLASSIFICAÇÃO/PROCEDIMENTOS TÉCNICOS/INSTRUMENTOS DE COLETA/DETALHAMENTO DA METODOLOGIA

QUANTO AO MÉTODO QUANTITATIVO QUALITATIVO

PARA QUE PESQUISA QUANTITATIVA?... Deve ser utilizada como método de pesquisa quando o problema formulado tiver intenção de saber: A- qual a relação entre variáveis (qual a relação entre idade, sexo e presença de violência); B- qual a causa (o que causa o alcoolismo?); C- qual o efeito ou conseqüência (qual o efeito da poluição do ar sobre crianças entre 0 e 6 anos?); D- qual a incidência (qual o número de casos novos de HIV em Belém em 2003?); E- qual a prevalência (qual o número de casos de DST em Belém entre janeiro a junho de 2003?);

PARA QUE PESQUISA QUALITATIVA? Deve ser utilizada como método de pesquisa quando o problema formulado tiver intenção de saber: Qual a percepção (qual a percepção dos clientes sobre o cuidado recebido em uma UTI?); Qual o significado (o que significa para a mãe ter um filho dependente químico?); Qual o processo, trajetória, percurso (quais aspectos caracterizam a trajetória de adolescentes gestantes de alto risco ?); Quais os saberes, conhecimentos (que saberes as mães tem sobre imunização da criança de 0 a 1 ano?); Quais as práticas (o que fazem hipertensos para controlar a pressão?)

IDENTIFICAR O MÉTODO QUANTITATIVO COMO FAZER A COLETA?: Testes, Escalas Questionários estruturados COMO FAZER A COLETA?: Formulários estruturados Observação controlada COMO ANALISAR OS DADOS?: Estatística

QUALITATIVO COMO FAZER A COLETA? COMO ANALISAR OS DADOS? Entrevistas semi-estruturadas ou abertas História Oral História de Vida Observação Participante Grupo Foco COMO FAZER A COLETA? COMO ANALISAR OS DADOS? Análise de Conteúdo

Técnicas de Investigação Científica Observação Entrevista Questionário

Observação A observação pode ser utilizada na pesquisa conjugada a outras técnicas ou de forma exclusiva. Pode ser utilizada como procedimento científico à medida que atende aos seguintes requisitos: serve a um objetivo formulado de pesquisa; é sistematicamente planejada; é submetida a verificação e controle de validade e precisão;

OBSERVAÇÃO O pesquisador deve optar pelo grau de participação, deve definir a duração e o roteiro do que observar. OBSERVAÇÃO Os conteúdos a serem anotados são: as descrições e as reflexões do observador. O registro deve ser o mais próximo do momento da observação. Usar um diário para as notas de campo.

OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE Há o face a face entre o pesquisador e a realidade. Há a modificação do pesquisador e dos pesquisados. O pesquisador não fica passivo e deve se dispor a viver/conviver no contexto observado e estar aberto à realidade. Tem vários níveis : participante total, participante-observador e observador-participante.

Entrevista Técnica em que o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas, com o objetivo de obtenção de dados que interessam à investigação. A entrevista é uma forma de interação social. É uma forma de diálogo assimétrico, em que uma das parte busca coletar dados e a outra constitui fonte de informação.

Entrevista É uma das técnicas de coleta de dados mais utilizadas na pesquisa social. É uma técnica adequada para obter informações sobre: o que as pessoas sabem, crêem, esperam, sentem, desejam, pretendem fazer, fazem ou fizeram, bem como acerca das suas explicações ou razões a respeito das coisas precedentes.

ENTREVISTA Sua essência é a palavra e a interação. Opções: com gravador ou anotação direta; Tipos: aberta, estruturada,semi-estruturada, narrativa ilustrativa Estilos:individual ou em grupo. Seu alvo são as comunicações verbais e não-verbais. Passos: apresentação; garantia do anonimato; aquecimento e entrevista. Cuidados: respeito, marcar com antecedência, retornar com o texto.

Questionário Questões dirigidas por escrito a pessoas, com o objetivo de ter conhecimento sobre opiniões, crenças, sentimentos, interesses, expectativas, situações vivenciadas, entre outros. São, geralmente, auto-aplicados, isto é, o próprio informante responde.

HISTÓRIA DE VIDA Pode ser completa ou tópica. Uma pessoa conta sua vida e suas vivências. O pesquisador busca as correntes e margens, como as de um rio, vivo, em movimento. Pode ser completa ou tópica.

FOTOGRAFIA E FILMAGEM Utilizações: para fazer o inventário dos cenários, para acompanhar processos, etc. Cuidados:o enquadramento (o que) e o tempo (quando).

GRUPOS DE FOCO Sessão semi-estruturada de grupo, moderada por um líder de grupo, em uma situação informal. Podem ser gravados ou filmados Estimulam a troca de conhecimentos, experiências, depoimentos, etc

METODOLOGIA OU MATERIAL E MÉTODOS Início e término da pesquisa Local da pesquisa Plano de pesquisa

DELINEAMENTO “método” Cada tipo de pesquisa tem uma determinada forma, uma organização, certas etapas a cumprir.

SELEÇÃO DE AMOSTRA População: quem? Quanto? Tipo?

AMOSTRAGEM Como? Tipo de amostragem? Norma técnica? Quantos? Nível confiança? Erro?

Observações da 2ª etapa Apêndice B – p.21 NESTA ETAPA CABERÁ AO ALUNO: Concluir todas as correções sugeridas na 1ª etapa; Fazer o aprofundamento do referencial teórico; Elaborar com o orientador o instrumento de coleta dos dados e no caso das pesquisas experimentais ou de engenharia, definir as técnicas e materiais que serão utilizados; Solicitar na coordenação o ofício de encaminhamento ao local de pesquisa; Solicitar na coordenação o termo de consentimento para os casos de pesquisa com seres humanos;

APÊNDICE B – PÁG.21 Fazer a pesquisa de campo, experimento ou construção de objetos (com o conhecimento e autorização dos pais ou pessoa responsável). Fazer a discussão dos dados obtidos da pesquisa tendo como base o seu referencial teórico; Fazer a pré-organização do relatório seguindo as orientações contidas no manual E.S.T, segundo o apêndice C, até o item discussão de dados; Entregar o relatório para o professor orientador, 01 cópia, até o dia: 08/06/2011;

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Será atribuída nota de 0,1 – 1.0 ponto, que somará à média do 2º bimestre, de acordo com os seguintes parâmetros: a) Pré-relatório elaborado conforme orientações contidas no manual da E.S.T até o item discussão dos resultados ( nesta etapa ainda não será necessário inserir capa e contra capa). b) Entrega na data marcada – 08/06/2011 c) Apresentação do diário de bordo.

REFERÊNCIAS GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 4 ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Record, 2000. MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC; Rio de Janeiro; ABRASCO, 1992. TURATO, E. R. Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa. Petrópolis: Vozes, 2003.