Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner Desenvolvida no início anos 80. Psicólogo que rompe com a tese padrão [QI – escore único]. Testes medem “partes” do espectro total capacidades. Inteligência é complexa. Pessoas tem potenciais diferentes.
"As inteligências dormem. Inúteis são todas as tentativas de acordá-las por meio da força e das ameaças. As inteligências só entendem os argumentos do desejo: elas são ferramentas e brinquedos do desejo". Rubem Alves - Cenas da Vida
Inteligências múltiplas - Gardner Competência intelectual humana: Habilidades na resolução de problemas Potencial para criar, encontrar problemas Foco: conhecimento novo Como pensamos o intelecto? Concepções arraigadas sobre inteligência: racionalidade, mente, essência humana.
Inteligências múltiplas - Gardner Competência cognitiva: Raízes biológicas e evolutivas Variações culturais Especificações psicológicas Variáveis importantes: Dotação biológica (hereditariedade) História de vida pessoal Referencial histórico e cultural
Inteligências múltiplas - Gardner Cada inteligência tem seu próprio sistema, suas próprias regras. Representação: requisito imprescindível. Cada inteligência tem seu próprio sistema simbólico.
Todas as pessoas possuem todas as inteligências! Influências e fatores Todas as pessoas possuem todas as inteligências! Fatores intervenientes: Acesso recursos, mediadores Histórico-culturais Geográficos Familiares Situacionais Ex: Mozart, Freud
Ativadores e desativadores das IM Experiências cristalizadoras “faíscas” Experiências paralisantes “escondidas” Estratégias Ressignificação Desafios x novas habilidades
Inteligências múltiplas - Gardner Intervenção: análise de perfil (inclinações individuais), atenção know-how: conhecimento implícito para resolver problemas, idade precoce, opções educacionais. Equilíbrio cognitivo: ativar inteligências negligenciadas. Fracasso x chances de sucesso.
Uma nova ecologia escolar: ética-estética Educação e as IM Uma nova ecologia escolar: ética-estética Teoria que valoriza a educação ante a natureza da inteligência. Escola: lugar de desenvolver habilidades, centro estimulador de inteligências. Currículo Reduzido Tópicos importantes Inteligências detectadas e desenvolvidas