Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Advertisements

COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
INTELIGÊNCIA SENSO COMUM:
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
Escola Superior de Educação
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
CULTURA ORGANIZACIONAL
Ms. Edimar Sartoro - O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR ( ): UM ESTUDO INTRODUTÓRIO Ms. Edimar.
I- Concepção de Educação
PIAGET.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Concepções de Aprendizagem.
DESAFIOS DA CLÍNICA CONTEMPORÂNEA
Educação Ambiental.
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Educação Ambiental.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
Pacto do Ensino Médio e o REM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Objetivos do Comportamento do Consumidor
Inteligências Múltiplas
Nerli Nonato Ribeiro Mori Nilse Antonia Corte Bicudo
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA A Educação Tecnológica é uma disciplina que deve ser considerada como uma importante ferramenta para que ao aluno sejam oferecidas.
POSSIBILIDADES DE OLHAR PARA AS QUESTÕES EDUCATIVAS
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Márcia do Valle Pereira Loch, Dra.
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Quem é reconhecido um bom tutor?. Aquele que é capaz de desenvolver a percepção a partir dos trabalhos realizados pelos alunos; Aquele que facilita a.
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
Psicopatologia da Inteligência
Thauana Paiva de Souza Gomes
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Especialização em Docência do Ensino Superior
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
Inteligência: avanços nos modelos teóricos e nos instrumentos de medida. PRIMI, R.
“Questões mais importantes e suas respostas” Psicologia Educacional Docente: Nuno corte real, Paulo Castelar. Discentes: Ana Carneiro, António Abreu, Daniel.
Importância da reciclagem para o meio ambiente.  Este projeto visa desenvolver a importância da reciclagem para o meio ambiente. O foco é transformar.
Gerenciamento de Risco e Pessoal em Projetos de TI
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
Saúde e qualidade de vida
Curso: Odontologia Vivência e Psicologia Aplicada
Carlos Freire 2014 Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller.
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA. MAPEAR AS COMPETÊNCIAS  Saber fazer: são os conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para realizar um determinado trabalho.
Processamento de Informação
Teorias Educacionais.
Psicologia da Educação
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner Desenvolvida no início anos 80. Psicólogo que rompe com a tese padrão [QI – escore único]. Testes medem “partes” do espectro total capacidades. Inteligência é complexa. Pessoas tem potenciais diferentes.

"As inteligências dormem. Inúteis são todas as tentativas de acordá-las por meio da força e das ameaças. As inteligências só entendem os argumentos do desejo: elas são ferramentas e brinquedos do desejo". Rubem Alves - Cenas da Vida

Inteligências múltiplas - Gardner Competência intelectual humana: Habilidades na resolução de problemas Potencial para criar, encontrar problemas Foco: conhecimento novo Como pensamos o intelecto? Concepções arraigadas sobre inteligência: racionalidade, mente, essência humana.

Inteligências múltiplas - Gardner Competência cognitiva: Raízes biológicas e evolutivas Variações culturais Especificações psicológicas Variáveis importantes: Dotação biológica (hereditariedade) História de vida pessoal Referencial histórico e cultural

Inteligências múltiplas - Gardner Cada inteligência tem seu próprio sistema, suas próprias regras. Representação: requisito imprescindível. Cada inteligência tem seu próprio sistema simbólico.

Todas as pessoas possuem todas as inteligências! Influências e fatores Todas as pessoas possuem todas as inteligências! Fatores intervenientes: Acesso recursos, mediadores Histórico-culturais Geográficos Familiares Situacionais Ex: Mozart, Freud

Ativadores e desativadores das IM Experiências cristalizadoras “faíscas” Experiências paralisantes “escondidas” Estratégias Ressignificação Desafios x novas habilidades

Inteligências múltiplas - Gardner Intervenção: análise de perfil (inclinações individuais), atenção know-how: conhecimento implícito para resolver problemas, idade precoce, opções educacionais. Equilíbrio cognitivo: ativar inteligências negligenciadas. Fracasso x chances de sucesso.

Uma nova ecologia escolar: ética-estética Educação e as IM Uma nova ecologia escolar: ética-estética Teoria que valoriza a educação ante a natureza da inteligência. Escola: lugar de desenvolver habilidades, centro estimulador de inteligências. Currículo Reduzido Tópicos importantes Inteligências detectadas e desenvolvidas