OS ADOLESCENTES E OS DIREITOS HUMANOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema: Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal
Advertisements

1.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Políticas Públicas e Sociedade Civil
Redes, cidadania e o campo sóciopolítico dos direitos da infância e da adolescência.
INCLUSÃO SOCIAL.
Capacidade Civil Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida;
Édina Maria Silva de Paula
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
SER CRIANÇA!.
A PRIMEIRA INFÃNCIA NA AGENDA DO UNICEF BRASIL
Projeto de saúde e qualidade de vida
PPCAAM / PR Introdução Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte do Estado do Paraná.
DIREITOS E DEVERES SOCIAIS
PÁTRIA, NAÇÃO, ESTADO, GOVERNO, POLITICA
B em-vindo e bem-vinda! Ao término desta apresentação você deverá saber: O que é o Pró-Alegria, e a quê ele se destina; Quem pode participar; Quais são.
O Estatuto da Criança e do Adolescente
“Os Incríveis”.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Encaminhamento aos poderes constituídos em Mato Grosso para que as crianças e adolescentes sejam tratadas como prioridade absoluta, de acordo com a Constituição.
CURSO DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE PASTORAL DA SAÚDE (Bloco I)
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à.
Etec “Cel. Fernando Febeliano da Costa”- Industrial
IMPLANTAÇÃO e execução das medidas socioeducativas EM MEIO ABERTO
Conselhos dos Direitos – Revisão da Resolução 74
TRABALHO DO MENOR.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Medidas Protetivas para Crianças e Jovens e a Integração com a Saúde Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Promotoria de Justiça de Defesa.
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
ESTATUTO DA Criança e do Adolescente
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
Ministério Público do Trabalho Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região Coordenadoria Regional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do.
Convivência Familiar e Comunitária - Políticas sociais: as interfaces no atendimento à família na proteção especial CAMPINAS/SP SETEMBRO / 2010.
IV CONGRESSUDESTE PRESSUPOSTOS PARA A CARTA ABERTA SOBRE CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA.
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde,
. A Lei , de 19 de dezembro de 2000, vem alterar vários dispositivos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e, com isso, transforma-se em uma.
Paralelo das principais Leis
10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Comissão da Criança e Adolescente
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
18 anos do Estatuto da Criança e do adolescente (ECA )
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
REUNIÕES REGIONAIS.
Família É um grupo de pessoas, ou um número de grupos domésticos ligados por descendência (Pai, mãe, tios padrasto, avós etc.) A família é unida por.
“Escola é... o lugar onde se faz amigos não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos... Escola é, sobretudo, gente, gente.
CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS TUTELARES.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Secretaria Municipal de Educação Duque de Caxias
Medidas Socioeducativas em Meio Aberto
CONSELHO TUTELAR ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - ECA LEI Nº. 8069, 13 DE JULHO DE 1990 Alex Fabiano S. de Lima Conselheiro Tutelar – Região Sul.
POLÍTICA NACIONAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ESCOLA DE CONSELHOS PARÁ NÚCLEO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
Escola de Conselhos do Pará Vivência Formativa Eixo 2: Estado e Políticas CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA AO LONGO DA HISTÓRIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO GILMARO NOGUEIRA.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
PLANO MUNICIPAL DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO. O PLANO deve prever ações articuladas nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação.
Principais Desafios : Gravidez na Adolescência Acesso à Educação Infantil Selo em Minas Gerais.
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
Transcrição da apresentação:

OS ADOLESCENTES E OS DIREITOS HUMANOS Uma breve reflexão sobre os direitos HUMANOS de cada um... Lisiani Della Libera Meira Flores lisianiflores@gmail.com

Direitos Humanos... Na Constituição Federal, art. 5º diz: “Somos todos iguais perante a Lei”. Direitos Humanos é direito de ser diferente, mas igualmente respeitado.

Direitos Humanos... Todos temos direitos à: - Vida e Saúde - Liberdade, Respeito e Dignidade - Convivência Familiar e Comunitária - Educação, Cultura, Esporte e Lazer - Profissionalização e Proteção no Trabalho

Direitos Humanos... Estes são DIREITOS FUNDAMENTAIS e assegurá-los é dever: - da FAMÍLIA - da COMUNIDADE - da SOCIEDADE em geral - do PODER PÚBLICO

Crianças e Adolescentes: PRIORIDADE ABSOLUTA... Políticas Públicas devem assegurar que a efetivação dos direitos fundamentais sejam garantidos às crianças e adolescentes. O Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA é o órgão articulador destas políticas.

O Conselho dos Direitos é... Paritário: metade Poder Público, metade Sociedade Civil, - Deliberativo: o que os Conselheiros decidem (dentro da legalidade), deve ser cumprido, tanto pelo Poder Público, como pela Sociedade Civil, - Normatizador: o Conselho deve nortear as políticas públicas do município, visando garantir a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes.

Como Garantir a efetivação dos Direitos... Através de: - Diagnóstico e Cartografia (Porquê?) - Plano de Defesa dos Direitos (Para Quem?) - Plano de Implementação (Como?) - Plano de Metas (Quando?)

Como Garantir a efetivação dos Direitos... A população pode participar através: - Das Reuniões dos Conselhos (De Direitos e Tutelar); - Da participação nas Conferências Municipais (a cada 2 anos); - Elegendo seus Conselheiros Tutelares; - Fiscalizando os Conselhos e os órgãos públicos; - Articulando Conselhos Gestores em seus Bairros; - Participando das sessões de Câmara.

Para Refletir... Se todos temos direitos iguais, mesmo sendo diferentes, como garantir que TODOS tenham direitos?

Para Refletir... Quando meu direito é a liberdade e respeito, então qual é meu dever, para garantir estes direitos? - Se meu direito é ter saúde, então qual é meu dever para garanti-la?

Para Refletir... Se é meu direito acesso à educação, então qual meu dever perante à escola? - Sendo meu direito ter lazer, então qual deve ser meu comportamento diante da sociedade?

Para Refletir... - Tenho direito a ter uma família e viver bem nela, mas para que isso aconteça, eu estou fazendo a minha parte? - Tenho direito ao Trabalho, a partir de 14 anos, mas qual tem sido a minha efetiva participação na busca da minha qualificação profissional?

Para Concluir... Para que TODOS tenham direitos humanos, é preciso que cada um de nós olhe para o outro, como se estivesse olhando para si mesmo e perguntasse para seu coração: “Jesus, no meu lugar, o que faria para esta pessoa a minha frente?”

Para Concluir... Com certeza, se você se colocar no lugar daquele que está a sua frente e pensar em como o PAI iria agir com ele, não é preciso de Leis de Homens para garantir Direitos Humanos, pois Deus nos deu o dom do AMOR e este sentimento é o melhor norteador das nossas ações para GARANTIR DIREITOS HUMANOS A TODOS! Então...

RECLAME MENOS. PENSE MAIS. MAGOE MENOS. PERDOE MAIS. BRIGUE MENOS RECLAME MENOS... PENSE MAIS... MAGOE MENOS... PERDOE MAIS... BRIGUE MENOS... AME MAIS... MUITO MAIS...

SEJA FELIZ, COM TODO DIREITO!!! Muito Obrigada... Lisiani...