INTRODUÇÃO À TGA POR CARLOS REIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTÓRIA O TERMO ESTRATEGIA:
Advertisements

Críticas à Abordagem Clássica da Administração
O PAPEL DO ADMINISTRADOR
INTRODUÇÃO Á ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
Administração – Principais correntes
“A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo”
Teoria Neoclássica da Administração
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Da Revolução Urbana à Revolução Industrial
Teoria Clássica Henry Fayol e a escola do processo de administração
Teoria Geral da Administração Introdução 1º PERÍODO – AULA 01
(Preparando as Condições para a
TEORIA NEOCLÁSSICA E TEORIA COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
Disciplina: TGA Professora: Ms
ESCOLA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Administração Bases Históricas.
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO – 1° SEMESTRE
OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO
Figura 1.1. As Principais Teorias da Administração
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO I
Antecedentes Históricos da Administração
1.Introdução à Administração
Administração Bases Históricas.
Teoria Geral da Administração
Cap 02 - Antecedentes Históricos da Administração
Sistemas de informações corporativos
Introdução à Teoria Geral da Administração
Administração Bases Históricas.
Administração: um breve olhar sobre a sua cientificidade
Evolução Histórica da Administração
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
CONCEITOS E ARGUMENTOS SOBRE GESTÃO
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Gestão Empresarial Prof : Joab 1º Período
A evolução do pensamento administrativo
Prof. Eloisa Paula de Oliveira
Gestão em saúde Bruno Silva
Teoria Geral da Administração
Teoria Geral da Administração Agosto/2009
Teoria neoclássica da administração
Teoria Clássica Origens
Histórico da administração
Os Primórdios da Administração
Capítulo 1 A administração hoje.
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
Introdução à Administração
Fundamentos de administração
A Administração e suas perspectivas
Disciplina: Empreendedorismo Docente: Carolina Simões
VISÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO
Profª Helenice Rodrigues Reis, M. Sc. Curso: Adm. Projetos e Empreendimentos Turísticos - Disc: Teorias Organizacionais Introdução à Administração Administração:
Disciplina: Disciplina: Direção Estratégica Prof a. Prof a. Gabriela Gonçalves Silveira Fiates.
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
Bases da Moderna Administração
A ORGANIZAÇÃO MILITAR Equipe: Paloma Oliveira, Thays Barbosa, Mariana Gomes, Rafaela Barros e Flávia Ferreira.
História do Pensamento em Administração. ANTIGÜIDADE  Primeiros conhecimentos sobre a administração: construção das pirâmides;  Soluções inovadoras.
Antecedentes Históricos da Administração Professora: Márcia Luci.
Introdução à Gestão Organizacional
Santana do Livramento. A Evolução do Pensamento em Administração 2.1 – Teorias em administração 2.2 – Organizar e administrar como práticas seculares.
ADMINISTRAÇÃO ORIGEM EVOLUÇÃO E
BE 076 – Organização e Administração na Ed. Física TEMPO Que tempo? Percepção do tempo. O que eu faço com o meu tempo?... SÉCULO XX E A GLOBALIZAÇÃO.
A evolução do pensamento administrativo
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À TGA POR CARLOS REIS

A ORIGEM Administração vem do latim; Ad (direção ou tendência para) e minister (subordinação ou obediência); Significa aquele que presta serviço a outro ou aquele que realiza uma função sob o comando de outro. Sofreu radical transformação com o passar do tempo.

Diferenças conceituais Gerente: aquele que ocupa o nível administrativo tático Coordenador: aquele que tem a função de integrar as áreas, unir e harmonizar. A importância desta função é minimizada quando a departamentalização é por processo. Essa função foi assimilada pelo diretor. Chefe: nomenclatura muito empregada pela abordagem clássica da administração e significa aquele que detêm o poder hierárquico. Líder: nomenclatura de abordagem mais contemporânea e representa aquele que detêm o poder de influenciar seus liderados (autoridade) Supervisor: aquele que tem a função de controlar, fiscalizar. Ocupa o nível operacional.

Diferenças conceituais Administrador: profissional formado em administração que possui as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar. Gestor: aquele que planeja, organiza, dirige e controla sem possuir formação em administração (aquele que faz especialização em administração) Diretor: aquele que ocupa o nível hierárquico estratégico. Podem existir diversos diretores. Possui a atribuição de dirigir ou guiar a organização. Presidente: aquele que ocupa o nível hierárquico estratégico. Geralmente há apenas um presidente e essa nomenclatura é mais adotada em empresas. Executivo: aquele que executa a gestão a nível estratégico. Segue a estratégia definida pelo dono ou acionista.

Área de atuação Consultor: aconselha sem ter o poder decisório. Possui a autoridade do saber; Empreendedor: abre seu próprio negócio; Docência: Professor; Gerente: Responsável pela gestão em nível tático.

Funções... Planejar; Organizar; Dirigir; Controlar.

Fig. I1.1. As três Habilidades do Administrador

O FOCO O objeto de estudo da administração varia de acordo com a teoria; Cada teoria surgiu para resolver problemas específicos em suas épocas;

Figura 1.1. As Principais Teorias da Administração:   Anos: Teorias: ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 1903 --------------------------------------------- Administração Científica 1909 ------------------------------------------- Teoria da Burocracia 1916 ---------------------------------------- Teoria Clássica 1932 -------------------------------------- Teoria das Relações Humanas 1947 ----------------------------------- Teoria Estruturalista 1951 --------------------------------- Teoria dos Sistemas 1953 ------------------------------ Abordagem Sociotécnica 1954 ---------------------------- Teoria Neoclássica 1957 ---------------------- Teoria Comportamental 1962 ------------------- Desenvolvimento Organizacional 1972 ----------------- Teoria da Contingência 1990 --------------- Novas Abordagens

Figura 1.2. As Variáveis Básicas da TGA

TEORIA FOCO Administração Científica. Tarefas Clássica, Neoclássica, Burocrática e Estruturalista. Estrutura Relações Humanas, D.O. e Comportamental. Pessoas Estruturalista e Contingência. Ambiente Contingência. Tecnologia

HISTÓRICO: IDADE ANTIGA Há 1300 a.C. no Egito antigo já existia a necessidade de planejar, dirigir e controlar milhares de trabalhadores na construção de monumentais obras como as pirâmides; Na China 500 a.C., as parábolas de Confúcios sugerem práticas para a boa administração pública.

400 a.C. Sócrates define a administração como uma habilidade pessoal, separada do conhecimento e da experiência; Platão expõe em sua obra, A República, a forma democrática de governo e da administração pública; 300 a.C. Aristóteles, em seu livro Política, distingue três formas de administração pública: monarquia (governo de um só), aristocracia (governo da elite) e democracia (governo do povo).

IDADE MÉDIA As organizações eram poucas e pequenas; Predominavam os artesãos independentes e profissionais liberais.

IDADE MODERNA A Revolução Industrial (1780 – 1914) contribuiu para deslocar a habilidade do artesão para a máquina; Provocando um aumento na produtividade e uma redução dos custos de produção; Houve um deslocamento do homem do campo para a cidade; As organizações eram caracterizadas pelo monopólio. (J.P. Morgan, J. Rockefeller e Henry Ford.)

IDADE COMTEMPORÂNEA Substituição do monopólio pelo capitalismo liberal; No início do século XX, com o aparecimento da concorrência e a necessidade da organização tornar-se mais competitiva, nasce a primeira teoria administrativa: a Administração Científica em 1903;

Você sabia... Qual a organização que mais cresceu no Brasil nos últimos 20 anos? A Igreja Universal do Reino de Deus!

INFLUÊNCIA DA IGREJA A hierarquia da igreja católica é tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode ser comandada por uma só pessoa: o Papa; Influenciou também na origem do marketing.

INFLUÊNCIA DO EXÉRCITO Há 2500 anos, Sun Tzu, general chinês escreveu um livro sobre “A Arte da Guerra”; As organizações lineares e o princípio da unidade de comando tem sua origem em organizações militares; Assim como o pensamento estratégico e o planejamento: “Se você não planeja uma guerra, mais ela se prolongará.” (Sun Tzu)

INFLUÊNCIAS René Descartes (1596 – 1650), matemático e filósofo francês, considerado o pai da filosofia moderna teve influência decisiva nas Teorias da Administração Científica, Clássica e Neoclássica; Assim como a física determinista de Isaac Newton.

INFLUÊNCIAS Taylor e Fayol, os pais da administração moderna eram engenheiros; Em seu livro “A Riqueza das Nações” (1776), Adam Smith diz que a riqueza das nações reside no principio da especialização e na divisão do trabalho, o que serviu de base à Administração Científica.

Hoje: A profissão no Brasil completa 40 anos; São formados por ano 100 mil novos administradores; A profissão que melhor remunera o bom profissional é a administração (R$ 10 mil em SP); Um dos mais famosos administradores do país é o empresário e apresentador Roberto Justos; O maior Best Seller do momento fala de administração: “O Monge e o Executivo”; É a profissão que mais oferece estágios e o curso que mais cresce nas faculdades.