A importância das inovações tecnológicas no setor lácteo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria e Prática Prof.Ms. Nilson Aguilar
Advertisements

Inovação e difusão tecnológica
Bases de Concorrência no Setor Agroindustrial
CICLO DE VIDA.
CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
Gestão mais ágil e produto popular são armas da Nestlé para crescer
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Grupo 19 J – Subgrupo Y Lucas Seixas Gadelha – 10/00217 Ana Carolina
Distribuição GRUPO 14FY.
Inteligência Competitiva - Breve Introdução - Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Curso de Especialização em.
Repensando a Logística
Conceitos fundamentais: 2. INOVAÇÃO
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Fontes de Inovação na Empresa
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
Maria Olívia de Souza Ramos
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
Planejamento de Marketing
Administração de Recursos Materiais
SUPPLY CHAIN GRUPO 1997 Alex Borges Fernanda Almeida Igor Fernandes
Repensando a Logística
Trabalho 08 – Resumo Cap Responsável: Carolina Lopes
Gestão da Inovação CASE WHOLEFOODS.
Segmento de Laticínios Alibra Ingredientes Ltda.
Logística Empresarial
BRASIL MAIOR + BRASIL SEM MISÉRIA DESENVOLVIMENTO
O Boticário Novos Modelos de Empresas Aline Urlass Marcelo Estevez
Repensando a Logística
Introdução ao Composto de Marketing
PARCERIA TECNOLÓGICA UNIVERSIDADE - EMPRESA:
Gestão de Marketing de Moda Introdução ao Marketing
Grupo Data: 03/05/2009 Responsável: Leonardo Studart Batelli 08/34343 Grupo: Larissa Lisboa Vieira Vasconcelos 07/02617 Natália Ribeiro 06/92441.
Logística Empresarial Perguntas da Unidade 3 Universidade de Brasília GRUPO 8G Giovanna Nardelli Pedro Henrique Azevedo Igor Martins Rafael Freire.
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
A DMINISTRAÇÃO DE R ECURSOS M ATERIAIS Grupo 6 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação.
Repensando a Logística
Talentos para Inovação
Grupo 08F Thiago Moraes Raíssa Ávila Carolina Lossio Renata Rezende
MICROECONOMIA.
INOVAÇÃO NA POLÍTICA INDUSTRIAL
ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Unidade 3 – Repensando a Logística.  Potenciais do setor de logística:  Integração e coordenação das atividades na cadeia de logística  Coordenação.
FORMAS DE ACESSO À TECNOLOGIA
Administração de Marketing
Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges
© Churchill&Peter Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Tempo Introdução Crescimento MaturidadeDeclínio.
Curso: Superior de Tecnologia
Unidade 4 Grupo 08D Subgrupo 2: Elene Maciel Gustavo Magalhães.
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Novas tecnologias Introdução.. Novas tecnologias. O que é Inovação tecnológica? É a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou.
Estratégia Organizacional
MATRIZ BCG.
Repensando a Logística
Planejamento Estratégico
Secretário Adjunto de Política Econômica Fernando de Holanda B. Filho Crescimento e Inovação.
1-Relacionando o grau de impacto e o grau de certeza em relação aos direcionadores (empresa presente na sala) Aumento da concorrência X China Aumento.
Estratégia competitiva através da Cadeia de suprimentos
Agropecuária aumento da concentração e da escala das propriedades e das empresas agroindustriais; aumento da competitividade.
Micros e Pequenas Empresas
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
Repensando a Logística 05/89594 Monique Guimarães Pinheiro 05/94687 Vilson Dias Magalhães 06/97800 William Clebson P. da Silva 07/38069 Ronan Ribeiro Côrtes.
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
A inovação como um processo de gestão
Lei da Biodiversidade. CONCEITOS IMPORTANTES Patrimônio Genético: Informação de origem genética contida nos seres vivos, princípios ativos, proteínas,
Desenvolvimento da Tecnologia de Leites Santa Maria, Março de 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA.
Ministério da Ciência e Tecnologia 3ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Globalização da P&D: oportunidades para o Brasil Sérgio QUEIROZ.
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
Transcrição da apresentação:

A importância das inovações tecnológicas no setor lácteo Prof. Daniel Noal Moro Graduado em Zootecnia (UFSM) Mestre em Produção Animal (UFSM) Coordenador do curso de Zootecnia da Faculdade de Imperatriz- MA

Conceito de Inovação: O conceito de inovação apresenta variações e depende muito da sua aplicação. Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.

Os dois principais tipos de inovações tecnológicas são: Inovação Incremental Exemplo: um novo sabor de iogurte. Inovação Radical Exemplo: uma nova bebida láctea, por exemplo uma vitamina em embalagem longa vida.

Ambiente de inovação nas organizações: Recursos Humanos X Gestão de Pessoas, Liberdade de horário e Comunidade práxis (áreas de recreação) O objetivo não deve ser o lucro, mas sim ter pessoas felizes dentro do ambiente de trabalho. O lucro deve ser uma consequência.

Registros de patentes no Brasil e no exterior: Nos últimos anos o Brasil aumentou consideravelmente o seu registro de novas patentes. Mas ainda o registro é muito burocratizado em relação aos países que realizam maiores volumes de registros.

Gráfico 1: Fases de um produto Fonte: Tigre (2007), adaptado por Moro (2012)

Muito importante: Para elaborar produtos lácteos de alta qualidade devemos ter leite de alta qualidade: com altos valores de sólidos totais, baixa contagem de células somáticas, higiene da ordenha e controle sanitário do rebanho. De um leite de baixa qualidade nunca se faz produtos lácteos de alta qualidade!

Gráfico 2: Ritmo ou velocidade de difusão. A difusão geralmente assume a forma de “S”. É lenta inicialmente devido as incertezas tecnológicas, ao alto custo e falta de serviços e infra-estrutura. Torna-se rápida a partir da comprovação do sucesso pelos pioneiros. Esgota-se pela ampla difusão e aparecimento de outras inovações. Fonte: Tigre (2007), adaptado por Moro (2012)

Os principais fatores de inovações tecnológicas são: A oferta derivada dos avanços da ciência; A demanda, ou seja, necessidade explicitada pelos consumidores por novos produtos, ou então: As inovações podem ter como objetivos centrais baixar custos de produção (poupadoras de trabalhos, energia e outros insumos)

Gráfico 3: Competição entre tecnologias Fonte: Tigre (2007), adaptado por Moro (20120

As indústrias de alimentos no Brasil: Pequenas indústrias: Grandes indústrias: Não praticam P&D (Pesquisa e Desenvolvimento de novos produtos) O lançamento de novos produtos depende do conhecimento prático- tácito de colaboradores externos. Trazem seus produtos de seus países de origem, raramente desenvolvendo produtos aqui no Brasil. Também fazem lançamentos de produtos procurando imitar os seus concorrentes

O marketing de produtos: Está trabalhando no sentido de antecipar tendências de mercado ou seja identificar as reais necessidades dos consumidores.

Sucesso no lançamento de produtos lácteos: Está diretamente relacionado a: a estratégias de marketing elaboradas por pessoal competente, depende da qualidade do produto e está diretamente relacionada a eficiência da rede de distribuição do produto.

O poder público brasileiro: Deveria estimular inovações tecnológicas na área de novos produtos lácteos visando a produção de produtos de maior valor agregado.

Essa ação do poder público: Aumentaria o nível de emprego, Elevaria o lucro das empresas e a arrecadação dos governos municipais, estaduais e federal seria maior para ampliar os investimentos em saúde, educação e infra-estrutura.

Para um grande laticínio: É praticamente inviável para ele sobreviver apenas da venda de leite “in natura”. É necessário para ele um mix de produtos lácteos de melhor valor agregado. As estratégias de marketing são ainda mais relevantes para o sucesso no lançamento de novos produtos. Quanto maior for a variedade de produtos, maior será o valor da marca, dando idéia ao consumidor de empresa organizada e inovadora.

Para um pequeno laticínio: Consegue sobreviver apenas com a comercialização de leite “in natura”. Pode trabalhar com um pequeno mix de produtos. Dificilmente pequenos laticínios utilizam ferramentas de marketing. Para um pequeno laticínio crescer é necessário ousar em inovações e utilizar o máximo de canais de divulgação para divulgar e estimular a comercialização dos seus produtos.

Considerações Finais: O Brasil precisar estimular a pesquisa de novos produtos lácteos nas universidades, na EMBRAPA e a iniciativa privada precisa quebrar o paradigma de que as pesquisas devem ser feitas pelo setor público. Devem permanecer no mercado somente os chamados produtos ancoras de cada marca, os demais devem ser substituídos por novos produtos.