Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Do Projecto Curricular de Escola ao Projecto Curricular de Turma
Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Alandjansen Figueira Rodrigues O LMS são programas feitos para e-learning. O Moodle é um LMS, bem completo e funcional.
Produção do conhecimento em EAD
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Se é professor, provavelmente ouviu falar muito sobre Educação do séc. XXI Aprendizagem baseada na Internet.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Universidade Católica Portuguesa Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Informática Educacional Internet e Educação - Vítor Teodoro G5 -
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Moodle : uma experiência de utilização na formação pós-graduada.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
COMPARAÇÃO ENTRE PLATAFORMAS DE GESTÃO DE CONTEUDOS Autores: André Teixeira Marisa Roque
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Moodle.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
AS POSSIBILIDADES PEDÁGOGICAS DO FACEBOOK. Alguns estudos têm apontado a possibilidade e relatado experiências positivas de utilização do Facebook com.
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
Tecnologias aplicadas ao Ensino I
Portais de Ensino Plataforma Moodle.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Ambientes Virtuais de Aprendizagem O que é? ”Ambientes Virtuais de Aprendizagem são softwares que auxiliam na montagem de cursos acessíveis pela Internet.”
Integração de tecnologias de comunicação no ensino de ciências e saúde: construção e aplicação de um modelo de análise de materiais educativos baseados.
Papel do Tutor em EAD.
Moodle : utilização no Grupo de Investigação ATMS.
XI ENARSE Brasília 2013 CASE - AMERICANA - SP VIRTUAL & PRESENCIAL UMA EXPERIÊNCIA DE SUCESSO.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - UDESC CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA.
Construção de Sites com o Google Pages Creator 2ª sessão Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março 2007 na Esc. Sec. com 3.º Ciclo.
De que falamos quando dizemos “moodle”?. O Moodle é um software para gestão da aprendizagem e de trabalho colaborativo, permitindo a criação de cursos.
UT AUSTIN | PORTUGAL PROGRAMA DOUTORAL EM MEDIA DIGITAIS Por: António Maneira 1 Fórum de Projectos de Investigação em Educação 2011/12.
Metodologias e instrumentos de avaliação online
Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem
Artigo 5 - AVA : Desafio na mediação pedagógica em EAD
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA Salvador, ABRIL DE 2014 Fonte: PACC / UFBA – CURSO MOODLE PARA PROFESSORES.
Grupo 4.  Paradigma da tecnologia de informação como uma rede de múltiplos acessos, flexível e complexa.  A tecnologia é um mediador para os processos.
Transcrição da apresentação:

Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro

Centro Competência FCUL Outubro Janela… uma metáfora

Centro Competência FCUL Outubro Plataformas – 2 exemplos

Centro Competência FCUL Outubro A plataforma Moodle Sistema online de: - gestão da aprendizagem - trabalho colaborativo (Learning Management System and Collaborative Work environment)

Centro Competência FCUL Outubro Princípios pedagógicos do Moodle O conhecimento é construído e não só transmitido A aprendizagem ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos – partilha de saberes – mudança de papeis O professor desenha o ambiente onde todos vivem experiências …to focus on the experiences that would be best for learning from the learner's point of view, rather than just publishing and assessing the information you think they need to know. It can also help you realise how each participant in a course can be a teacher as well as a learner.

Centro Competência FCUL Outubro Criar e gerir espaços de trabalho para… com… proporciona ferramentas para: armazenar e organizar informação, distribuir comunicação,  que permitem: a participação: - em diálogos múltiplos (públicos e privados), - de forma síncrone e assíncrone a construção com outros de ideias, de produtos… o rever da história de participações e construções

Centro Competência FCUL Outubro PTE Formação e certificação Fórum Exemplo de um fórum

Centro Competência FCUL Outubro Alguns exemplos dle/course/view.php?id=66

Moodle tem evoluído Centro Competência FCUL Outubro de forma colaborativa

Centro Competência FCUL Outubro para quê/quem aprendizagens organização actuar em plataformas… exige e desenvolve… possibilita… pressupõe…

Centro Competência FCUL Outubro  organização e participação: com diversas formas (facilmente reconfiguradas) que estão visíveis  distribuição da comunicação  registo e acesso à memória do “vivido”  construção colaborativa  diversidade e partilha de papeis  modelos menos centralizados de actuação e aprendizagem possibilita…

Centro Competência FCUL Outubro  intencionalidade relevância dos conteúdos, actividades e organização  organização com flexibilidade desenho prévio mas atento ao emergente  dinamização, mediação, sustentação quem, com que preocupações e ética,  reflexividade abertura ao ponto de vista dos outros, auto-avaliação  espírito de colaboração sentido de responsabilidade, partilha e co-construção visibilidade da presença e da actuação exige (e desenvolve)…

Centro Competência FCUL Outubro  para quê… este tipo de espaços? a que necessidades podem responder?  que relação com espaços já existentes? o que lhes acrescentam? o que é preciso modificar? para quem e com quem devem ser desenhados / mediados?  que práticas se pretende implementar? que hábitos se pretende promover/evitar? como actuar para os induzir?  que aprendizagens quer promover e deseja fazer? como se pensa sobre o que é aprender? para onde se quer caminhar? pressupõe reflectir sobre …

Centro Competência FCUL Outubro desenhados emergentes local global significados propósitosrotinas recursos comunidades práticas domínios acesso responsabilidade sustentação visibilidade Espaços de actividade e aprendizagem

Centro Competência FCUL Outubro Pensar e discutir sobre…  A relação entre o presencial e o não presencial  O que é participar no presencial e à distância  Os desafios que coloca: - ao professor e ao aluno - à organização académica/escolar - às práticas académicas/escolares - às relações de trabalho - às responsabilidades da Universidade