INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Advertisements

Adaptações Curriculares Coordenadoria de Educação Especial
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
PROJETO VIDA ATIVA PARCERIA SEMED/SEMCAS
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Área do conhecimento: Biologia
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
PLANO DA DRE CAMPO LIMPO
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
numa perspectiva inclusiva
PROJETO DESPORTO ESCOLAR
FORUM PERMANENTE DE ARTE & CULTURA
Programa Brasileiro de Acessibilidade Urbana
Programa aluno pesquisador
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
ENSINO DE ESPANHOL PARA A MELHOR IDADE
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Essa é minha escola.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A Escola e as Mudanças Sociais
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Projeto de saúde e qualidade de vida
BIOÉTICA E O DIREITO DOS IDOSOS Pe. Christian de Paul de
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
Autor: Pricila Arrojo da Silva
PROTAGONISMO JUVENIL COMO FORMA DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CHAPA 1 RENOVAÇÃO E AÇÃO.
PORQUE É FUNDAMENTAL CONSOLIDAR O ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
Contexto de atuação do CME
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Conferência Municipal de Educação
Educação Especial Aula 7
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Laboratório de Ensino a Distância
Política Educacional Brasileira
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
O ESTADO ATUAL DO DEBATE SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Deficiência Mental Leve
Uma Escola do Tamanho do Brasil
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
Sext 27 de março de 2015 Conferência Municipal Lúdica dos Direitos da Criança e Do Adolescente- DCA Novo Horizonte, SP.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Adaptação Curricular Deficiência Intelectual
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
QUAIS OS DIREITOS DESSES SUJEITOS?
ATIVIDADE AVALIADA Análise de currículos Realizar a análise das propostas curriculares, considerando-as documentos fundamentais aos quais os professores.
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Campina Grande Outubro 2015
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
“Água, Fonte de Vida”. CURSISTAS: Adaídes Facundes Francisca Fernandes, Raimunda Diniz Roza Mel o ESCOLA: Estadual José Costa Soares LOCAL: Guaraí/TO TURMA/CLASSE:
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
Termo de Terminalidade
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA: Perspectivas para uma sociedade que envelhece Jefferson Ricardo Ferreira Chaves Consultor Legislativo.
Transcrição da apresentação:

A EDUCAÇÃO E O IDOSO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 2008

INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, no seu Plano Plurianual 2008 - 2011, apresenta Programas que destacam o desenvolvimento social, especificamente, mais qualidade de vida para todos, focalizando o atendimento integral nos primeiros anos de vida e na terceira idade. Na escola este aprendizado pode ser estimulado, assim como em casa, com os pais ou responsáveis. É extremamente importante que as crianças e adolescentes aprendam a valorizar a Terceira Idade e saibam sobre a importância dos idosos para a sociedade.

A EDUCAÇÃO E O IDOSO INTRODUÇÃO A Secretaria da Educação propõe indicar professores que atuem junto com os profissionais da saúde e selecionar alunos da rede pública. Isso dará a oportunidade das crianças conhecerem de forma mais completa a realidade do idoso, podendo refletir e intervir nas atividades, possibilitando a valorização e a integração entre as gerações. O projeto propõe, também, contribuir para a preservação de valores culturais e garantir a permanência do idoso na comunidade, com o máximo de independência e autonomia.

A EDUCAÇÃO E O IDOSO OBJETIVOS * Promover a integração social do idoso com alunos da rede pública, destacando sua importância para a sociedade. * Incentivar a conscientização sobre o processo de envelhecimento, no espaço escolar, no ambiente familiar e na comunidade. * Melhorar a auto-estima do idoso e o espírito de solidariedade dos jovens.

A EDUCAÇÃO E O IDOSO OBJETIVOS * Adequar currículos, metodologia e material didático aos programas educacionais destinados ao idoso. * Inserir nos currículos mínimos, nos diversos níveis do ensino formal, conteúdos voltados para o processo de envelhecimento, de forma a eliminar preconceitos e a produzir conhecimentos sobre o assunto. * Desenvolver programas educativos, especialmente nos meios de comunicação, a fim de informar a população sobre o processo de envelhecimento. * Desenvolver programas que adotem modalidades de ensino à distância adequados às condições do idoso. (Política Nacional do Idoso,L.8842/94)

A EDUCAÇÃO E O IDOSO ATIVIDADES As atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula ou em qualquer outro ambiente da escola, definido pelo professor. Visitas de professores, alunos e idosos a museus e parques. Comemoração das datas especiais, como aniversários, dia do Professor, dia da Criança, Dia do Idoso, etc. Atividades lúdicas e educativas que estimulem o bem estar. Estudo de textos teóricos sobre o Envelhecimento. Leitura do Estatuto do Idoso Encontros, reuniões ou passeios entre alunos da rede pública e idosos assistidos pelos centros de saúde e da comunidade

A EDUCAÇÃO E O IDOSO CONCLUSÃO A evolução da expectativa de vida e a necessidade de prestar assistência à população idosa fazem com que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul defina políticas públicas destinadas a esta faixa etária . Assim, é possível o acesso aos serviços de saúde, através da construção de Rede de Serviços, envolvendo as várias áreas, inclusive a educação, promovendo qualidade e dignidade à vida da população da terceira idade.

“OS JOVENS EXECUTAM AS REVOLUÇÕES QUE OS VELHOS PREPARARAM” A EDUCAÇÃO E O IDOSO “OS JOVENS EXECUTAM AS REVOLUÇÕES QUE OS VELHOS PREPARARAM” Napoleão Bonaparte