ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO TELEFRE SAMPAIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Como produzir um jornal escolar
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
LITERATURA ZIRALDO Márcia Marinho.
Edna Maria Barbosa Arrebola
BIBLIOTECA ESCOLAR e leitura na escola: caminhos para a sua dinamização MIRIAN CLAVICO ALVES Bibliotecária – Colégio Rio Branco Especialista em Gestão.
PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Semana de Capacitação 05/02 a 09/02/2007
Rotina na Alfabetização:
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
ELIANE PEREIRA DE BRITO
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Projeto: Conta que eu conto
Relatório de Proposta de Projeto
Metodologia do Ensino de Arte
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL.
ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS PORTO ALEGRE - RS
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA – FACINTER
Colégio Estadual Augusto Meyer
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Biblioteca + Livro Didático + TV Escola + Sala de Informática = CEMTE.
PROJETO LER É LEGAL PROJETO LER É LEGAL. Professora Responsável: Edivania Alves Gonçalves. Disciplina de Atuação: Língua Portuguesa Justificativa: Não.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
LEITURA, POESIA E ARTE Este projeto foi executado na EE Padre Anchieta – Nova Andradina. Participantes: Alunos 3ª série (4º ano) Professora de Artes e.
Projeto de ensino – aprendendo com histórias infantis – o uso de gibis no ensino Prof.ª Márcia.
PROFª Leila de Souza Ganem
PROFª. Leila de Souza Ganem
Relatório Módulo Gestão Integrada das Mídias
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
PROFESSORES ENVOLVIDOS: ALESSANDRA LOPES DAIANE BARBOSA.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
SONS DA CIDADE UME PEDRO II VERA HELENA RIBAS DOS SANTOS Língua Portuguesa CELI BARCELOS REIS ARAÚJO Ínterprete de Libras MÓDULO: SONS DA NATUREZA E DA.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS
O universo do cinema mudo no teatro
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
“Um país se faz de homens e livros”
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
Transcrição da apresentação:

ESCOLA MUNICIPAL RAIMUNDO TELEFRE SAMPAIO PROJETO II AÇAILÂNDIA-MA 2013

EQUIPE DE TRABALHO Diretora: Lindinalva Vasconcelos e Edenilde Sampaio Supervisora: Célia Regina Figueiredo PROFESSORES COORDENADORES: Vânia Lopes de Oliveira Torres ( Biblioteca Escolar) Maria Eudenice Amaral da Silva ( Biblioteca Escolar) PROFESSORES: Ana Rita Pereira Barbosa _ ( Língua Portuguesa) matutino Sara Santiago de Sousa (Língua Portuguesa e arte) matutino Aureni Andrade Silva (Língua Portuguesa e arte) matutino Dayse Eudes Paulista,(História, Artes ) matutino Antonia Pereira Marinho,(História, Artes) matutino Luciméia Batista (Ed. Fisica) matutino Kátia Regina Santos Conceição (5º) matutino Angela Ma. De Oliveira Costa (5º ) matutino Jucilvânia Furtado da Silva Melo ( Língua Portuguesa e arte) vespertino Francisca Ma. Da Conceição Alves ( Língua Portuguesa e arte) vespertino Dejiane Alves da Silva – (Língua Portuguesa e arte) vespertino Romária Carvalho de Oliveira,(História) vespertino Ravikson Ferreira Bezerra (Ed. Fisica) ) vespertino Kátia Regina Santos Conceição (5º ) vespertino

INTRODUÇÃO O Projeto Café Literário consiste na realização de um evento de manifestação cultural e artística enfocando grandes autores da literatura como: Monteiro Lobato, Pedro Bandeira, Josué Guimarães, Dias Gomes e José de Alencar, no sentido de mostrar que a leitura de textos literários é especialmente refinada, e que leva o leitor a acompanhar os acontecimentos narrados por uma perspectiva diferente da sua e que esse tipo de leitura é fundamental para resolver quaisquer dilema que se apresentem em casa, na sala de aula, na rua, enfim... A celebração do autor e de sua obra se dará por meio de apresentações de várias linguagens artísticas, tais como: Contação de história, poesias, teatro, música , filme e dança. A proposta do projeto se insere dentro do Planejamento didático dos professores, voltada para a formação de leitores. Iníciou-se no mês de setembro de 2014, abrangendo as turmas de 5º ao 9º ano nos turnos matutino e vespertino, através das disciplinas de Língua Portuguesa, História, Educação Física e Artes, sob a orientação dos respectivos professores: Ana Rita Pereira Barbosa, Sara Santiago de Sousa (Língua Portuguesa, Artes), Francisca Maria C. Alves (Língua Portuguesa, Artes), Jucilvânia Furtado da Silva Melo (Língua Portuguesa, Artes), Aureni Andrade Silva (Língua Portuguesa), Dejiane Alves da Silva (Língua Portuguesa, História e Artes ), Vânia Lopes, (História, Artes), Dayse Eudes, (História, Artes Antonia Pereira Marinho, (História, Artes) Luciméia Batista (Ed. Fisica) Ravikson Ferreira Bezerra (Ed. Fisica) Romária Carvalho de Oliveira ,(História) Kátia Regina Santos Conceição (5º A e C), Ângela Ma. De O. Costa (5º B e D). Seu termino dar-se-á no dia 24 de novembro./2014   .

JUSTIFICATIVA “A noção de Literatura está diretamente relacionada à arte, pois a literatura é compreendida, de modo geral, como o exercício artístico da linguagem”.   A Biblioteca da Escola Municipal Raimundo Telefre Sampaio ciente do desenvolvimento decisivo no estímulo ao hábito da leitura, está  sempre em busca de novas propostas que possam desenvolvê-lo, portanto promove em parceria com todo o corpo escolar o II Café Literário com: Contação de história, poesia, músicas, teatro ,filme e dança, que ganha significado no momento em que o público dele se ocupa . O estudo literário deu-se a partir da necessidade de dinamizar o estudo da Literatura e garantir que todos os alunos leiam pelo menos um livro no ano, a proposta do projeto é que o público escolar, principalmente os alunos não leitores mergulhe no mundo literário através da explanação de leituras que levem os alunos a refletir sobre o seu papel dentro da sociedade e consequentemente melhore na vida e nos estudos. Portanto, entende-se que este recurso didático-metodológico do conhecimento da Literatura seja algo significativo e prazeroso e que possa ser utilizado socialmente desempenhando o papel que a Linguagem tem como responsabilidade: “A de externar as reflexões individuais e construir a percepção do contexto histórico em que ela está sendo fomentada.”

OBJETIVOS GERAL Despertar o gosto e hábito da leitura literária, vendo-a como uma porta aberta para novas descobertas.   OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Estimular a criatividade dos alunos e aproximá-los de atividades de leitura e também artísticas. Promover a interdisciplinaridade com outras áreas de ensino, Valorização da leitura literária. Transmitir o gosto da leitura literária aos colegas na hora das dramatizações. Conhecer os diferentes gêneros literários. Apreciar uma boa obra literária; Apresentações artísticas; Arrecadar livros literários para a biblioteca escolar; Propiciar aos educandos o acesso a este bem cultural, a literatura.

METAS Desenvolver e incentivar na comunidade escolar o hábito e o prazer da leitura. Pois quem lê bastante, escolhe suas leituras e assim aprende tanto a escolher quanto a pensar, habilitando-se a resolver qualquer problema que a vida ponha na sua frente, quer na escola ou fora dela. O hábito da leitura ajuda tanto a estudar quanto a ter bom desempenho nos testes de avaliação, porque grande parte desse desempenho depende de saber ler os textos e os enunciados das questões. Priorizar ações para as turmas do 5° ao 9° ano, para que eles possam descobrir o prazer da leitura. A intenção é provocar com estratégias direcionadas de acordo com cada série, atividades de leitura e escrita para que possam desenvolver nas escolas um estudo criativo e diferenciado, estimulando os alunos para o ato de ler. Arrecadar livros literários para aumentar o acervo da biblioteca escolar.  

METODOLOGIA Apresentação do projeto para os alunos em sala pelos professores da biblioteca Abertura das atividades do projeto para os alunos, com contação de história e dança. ( em setembro ) TRABALHO COM PROFESSORES EM SALA Pesquisa e análises das obras para escolha pelo professor e aluno; Pesquisa sobre o gênero literário; Conhecer a vida e obra do autor escolhido (biografia); Apreciação e leitura da obra literária escolhida;( Definir prazo para começar e terminar a leitura). Gincana entre séries Obs: Professor- Sugerimos para certeza da leitura que a mesma seja feita através de capítulo e a partir deles, planejar as atividades de linguagem oral e escrita, envolvendo os alunos de maneira prazerosa tais como: (atividades sequenciadas de descrições, discussões, encenações...) Organização das apresentações para o dia do café.  OBS: Atenção professores, quando estiverem desenvolvendo as ações do projeto tirem fotos caso não tenham câmara fotográfica peça as professoras da biblioteca para fotografar. Pois as imagens desses momentos passarão no telão no dia do café.

ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE O CAFÉ: Como abertura: Contação de história: (Professores da biblioteca em parceria com demais funcionários) ; Palavra com a direção , supervisão escolar , representante da casa do professor e secretária Convidado especial – Professora Enoy ( 20 minutos) Irá falar da importância da Literatura no contexto atual, o que a levou a escrever e apresentação de seus livros. Apresentação das Biografias dos autores, Síntese das obras ;( de forma criativa a critério do professor) Recital de poesia; Música; Dança; Filme; Peça teatral: Agradecimentos. OBS: Entrada está vinculada a doação de um livro literário para acervo da biblioteca escolar.

  DESENVOLVIMENTO O Projeto será desenvolvido durante os meses de setembro, outubro e novembro. Contará com o envolvimento dos professores das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, História, Educação Física, Artes e a participação efetiva da biblioteca , direção e supervisão escolar como todos os alunos do turno matutino e vespertino do 5º ao 9º ano. No primeiro momento como abertura no pátio da escola as professoras da biblioteca apresentarão o projeto contando uma história, em seguida orientados pelos professores das disciplinas de Língua Portuguesa os alunos escolherão a obra do autor que irão ler, após a escolha, farão um estudo aprofundo da capa ,vida e obras do autor escolhido, realizarão através dos capítulos lidos, atividades de leitura e escrita. Os ensaios para apresentação terá a orientação das professoras de língua portuguesa com a colaboração dos professores de arte, professores da biblioteca, professor coordenador da sala que se dispuser. Os professores dos 5º anos trabalharão com obras de Monteiro Lobato. Para finalizar, professores e direção, farão em tamanho grande a reprodução da capa do livro e biografia do autor que eles leram, para o dia da apresentação. O pessoal da biblioteca ficará com a produção dos cartazes para divulgar o evento, confecção dos convites, lembrancinhas, juntamente com a direção da escola. No dia do evento todo o corpo da escola deve estar juntamente com o pessoal da biblioteca e professores envolvidos na decoração do ambiente e colaborando no que se fizer necessário.

RECURSOS RECURSOS HUMANOS RECURSOS TECNOLÓGICOS OUTROS RECURSOS Convidado especial – Professora Enoy Secretária de Educação, Casa do Professor Alunos, professores, juntamente com todo o corpo da escola. RECURSOS TECNOLÓGICOS Datashow, som, microfones... OUTROS RECURSOS Toalhas para as mesas, TNT preto para cortina, EVA , papel 40, pincéis, coffee-break (café, bolos, salgados, biscoitos, lembrancinha), banner de abertura, convites... Como conseguir os recursos Através de sorteios de cestas de chocolates - frango com refrigerante na própria escola, parcerias com empresas, com a colaboração do corpo escolar para angariar recursos. E apoio da direção.

ENCERRAMENTO O projeto encerra-se com a organização e exposição das apresentações pelos alunos. Distribuição de lembrancinhas No decorrer das apresentações ao público escolar, será servido coffee-break (café, bolos, salgados e biscoitos). OBS: Os professores monitores, devem estar auxiliando no controle dos alunos de suas respectivos turmas pontuando, Junto ao comportamento no evento.

AVALIAÇÃO Espera-se garantir que todos os alunos da escola leiam pelo menos uma obra literária no ano. E que todo corpo pedagógico esteja envolvido nesse projeto.