NUDGE Pequenas mudanças Grandes impactos.

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NUDGE Pequenas mudanças Grandes impactos

Exemplos de pequenas mudanças com grandes impactos à sociedade NUDGE Cartas customizadas melhoram arrecadação de impostos Mais de 40 exemplos, principalmente na Inglaterra Mas também em outros países como a Costa Rica SMS criativos promovem a participação dos pais na educação dos filhos com aumento do aprendizado Vários projetos conduzidos pelo grupo da Harvard University Em muitos casos, melhoraram a união familiar Comunicação coordenada em diversos canais promove melhoria de hábitos ligados à saúde Projetos de aderência a tratamentos, como tuberculose, inclusive na América Latina Muitos levaram a redução significativa dos gastos de governo

Comprovadamente gera grande impacto com baixo investimento NUDGE NUDGE é um “empurrãozinho efetivo” para que as pessoas façam escolhas ou assumam hábitos que melhoram sua vida e a sociedade como um todo Mas sem coibir ou dificultar outras escolhas Não muda significativamente incentivos econômicos Muitas vezes, NUDGE equivale a uma arquitetura de escolhas O primeiro passo é a elaboração dos “empurrõezinhos” Entender as motivações dos diferentes grupos de pessoas Essencial a participação dos que interagem com o público alvo Para encontrar os mais efetivos, conduz-se testes controlados e randomizados (RCTs) que garantem a base científica Um desenvolvimento da ciência comportamental

Está se espalhando pelo mundo NUDGE Daniel Kahneman 2002, Thaler & Sunstein 2008 BIT – Behavioural Insights Team Spin-off do governo britânico: 15 para 45 consultores Ideas42 ONG criada a partir de um grupo da Harvard University Behavioural Insights Group (BIG) Grupo da Harvard Kennedy School especializado em NUDGE US$ 1 milhão da Sloan Foundation para parceria com a BIT Unidades de NUDGE sendo criadas em vários países Holanda, Israel, África do Sul, Austrália, EUA (Chicago, Casa Branca) Inovação na gestão pública

No Brasil NUDGE Projetos de NUDGE na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro 1ª experiência no RJ recuperou 15 milhões de IPTU em atraso Banco Mundial interessado em projetos NUDGE no Brasil Nudge Brasil 1ª empresa brasileira especializada em NUDGE Behavioural Insights Group da Harvard University Ideas42 Equipe com formação e experiência relevante Wharton School e Harvard Kennedy School Especialistas em áreas chave da gestão pública: Saúde, Educação, Gestão, Ordem Publica, Produtividade

Facilitando as escolhas NUDGE Processamento sistemático de informações Humanos tomam decisões racionais baseadas nas informações disponíveis enfatizar as ligações lógicas de causa e efeito como perda e ganho Heurística Humanos não conseguem absorver todas as informações disponíveis para tomar decisões lógicas todo o tempo por isso usam regras aproximativas usar um dos tipos de heurísticas

Tipos de heurísticas NUDGE Conformidade: nós nos comportamos de certa maneira pois acreditamos que é assim que a maioria se comporta Gosto pela pessoa: somos mais propensos a fazer alguma coisa se alguém que gostamos nos pedir para fazer Autoridade: somos mais propensos a fazer alguma coisa se alguém com autoridade nos pedir para fazer Reciprocidade: se alguém faz algo que nos ajuda, nós ficamos mais suscetíveis a atender pedidos desta pessoa Escassez: valorizamos mais as coisas mais difíceis de obter Consistência: ficamos mais propensos a fazer algo que nos comprometemos a fazer previamente Saliência: ficamos mais propensos a optar por algo que nos chama a atenção Auto imagem: buscamos fazer as coisas que não ferem nossa auto imagem Inércia: tendemos aceitar a configurações já estabelecidas Diversão: favorecemos opções divertidas

rapidamente e comprovadamente Mensagem resumo NUDGE O gestor público deve usar NUDGE para identificar e implantar pequenas mudanças que rapidamente e comprovadamente geram grandes impactos na melhoria da qualidade de vida da população e também no orçamento público

NUDGE Pequenas mudanças Grandes impactos josemoulin@nudgebrasil.com.br