Plano “VISA na Atenção Básica”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
S N F Estratégias da Política Nacional de Formação
Advertisements

Iniciativa Portaria 397, 09 de outubro de 2007
Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Assistência Farmacêutica no SUS.
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto de Indicadores da Atenção Básica
Pacto dos Indicadores da Atenção Básica
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ENFERMAGEM
SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE A investigação científica dos processos didático-pedagógicos da educação.
A formação profissional técnica de
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
SENAI – Departamento Regional de Minas Gerais
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
SÉCULO XX.
Workshop HEN – Health Evidence Network São Paulo, 10 e 11 de abril de 2006 Ministério da Saúde do Brasil: Expectativas e Desafios.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na.
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Ministério da Cultura.
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
Alguns conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Plano de Gerenciamento de Resíduos
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
Curso de Vigilância Sanitária e Saúde Ambiental - Proposta -
Foco de Atuação: Atenção Básica
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS:
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PROFORMAR Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde Ministério da Saúde.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
Estratégia de Saúde da Família
REUNIÃO PREPARATÓRIA PARA OS FÓRUNS REGIONAIS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Auditório da Anvisa Brasília16/05/2008 O PDVISA Um breve resgate de seus propósitos,
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
Dispositivos Estratégicos: Região de Saúde Rede de Atenção à Saúde Mapa da Saúde Planejamento Integrado RENASES RENAME Contrato Organizativo de Ação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Promoção de espaços compartilhados,
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
Alguns Conceitos sobre o Projeto Terapêutico Singular
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
O papel pedagógico do órgão gestor
GRUPO DE PESQUISA EM RECURSOS HÍDRICOS DA AMAZÔNIA Desenvolvimento de Capacidades em Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Hidrográfica Amazônica.
Transcrição da apresentação:

Plano “VISA na Atenção Básica”

Participantes: ANVISA: COPRH – ADAVS – NAEST MS: DAB/SAS – SGTES – SVS CIT VISA CONASS CECOVISA NESCON/UFMG Coordenação Geral: COPRH/ANVISA

OBJETIVO Implementar ações do campo da Vigilância Sanitária, com o enfoque da responsabilização sobre o território-processo, na prática cotidiana dos profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica.

ATENÇÃO BÁSICA “Um conjunto de ações que abrangem a promoção, a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação. É desenvolvida por meio do exercício de práticas gerenciais e sanitárias, democráticas e participativas, sob a forma de trabalho multiprofissional e interdisciplinar, dirigidas a populações de territórios bem delimitados (território - geográfico), considerando a dinamicidade existente neste território-processo, pelas quais assume a responsabilidade sanitária. (...)” [1] [1] Documento final da Comissão de Avaliação da Atenção Básica – MS/2003

O primeiro contato do usuário com o sistema de saúde acontece prioritariamente no nível da atenção básica. Os profissionais que atuam na Atenção Básica devem estar preparados para atuar na identificação de riscos sanitários potenciais e danos à saúde da população de seu território, bem como agir de forma integrada na proteção e promoção da saúde.

Além das ações assistenciais, de promoção da saúde e de prevenção de agravos, incluem-se aquelas relativos ao consumo de bens e serviços e às interações com os ambientes de trabalho e de vida, ações típicas do campo da VISA. O Ministério da Saúde prioriza o Programa de Saúde da Família como a principal base organizativa da Atenção Básica.

Projeto I – Pesquisa: Ações de VISA na Atenção Básica em Saúde Conhecer em que medida as ações de VISA já estão incorporadas às rotinas da atenção básica em saúde e quais são os processos de trabalho adotados pelos profissionais da saúde da família. Coordenação: COPRH/Anvisa

Projeto II - Integração das ações de VISA na Atenção Básica: Formação e educação permanente Contribuir para o fortalecimento de processos formativos e de educação permanente de trabalhadores de saúde buscando a integração da Vigilância Sanitária na Atenção Básica. Coordenação: COPRH/ANVISA – SGTES/MS

Intervenção na Formação dos diversos profissionais de saúde de nível médio - auxiliar de enfermagem, THD, ACS, Técnicos em farmácia e outros; Identificação das ações do campo da VISA pertinentes à Atenção Básica inseridas nos perfis dos profissionais de saúde de nível médio. Pesquisa de conteúdos do campo da VISA nos Referenciais Curriculares Nacionais (MEC) dos profissionais de saúde de nível médio.

Levantamento de temas pertinente à VISA já incluídos nos currículos profissionais de saúde de nível médio. Busca de informações pertinentes à VISA na atenção básica e ao processo de trabalho em VISA, em materiais didáticos, textos e pesquisas já publicadas. Identificação das ações do campo da vigilância sanitária realizadas pelos profissionais que atuam na atenção básica (Projeto I -pesquisa). Produção e distribuição de material didático e técnico para formação de profissionais de nível médio da saúde.

Apoio à Formação de Técnicos em Vigilância Sanitária na perspectiva da integralidade das ações de saúde. Formulação/adequação do perfil do profissional de VISA para o desenvolvimento da habilitação técnica em vigilância sanitária com vistas ao fortalecimento deste setor no SUS e a integralidade das ações de saúde. Levantamento e análise das propostas curriculares de formação dos profissionais de nível médio em VISA, com o objetivo de adequar às necessidades da atuação na atenção básica.

Análise do perfil desse profissional nos cursos desenvolvidos para verificação de necessidade dessa adequação. Avaliação da necessidade de elaboração do perfil de competências. Discussão sobre itinerário formativo para profissionais de nível médio em vigilância Sanitária. Criação de espaços de discussão com as ET-SUS para a reavaliação das diretrizes norteadoras para a formação do profissional de nível médio em VISA. Produção de Material Didático para formação de profissionais de nível médio de Vigilância Sanitária.

Estímulo e apoio aos processos de educação permanente em saúde visando a consolidação da vigilância sanitária na integralidade das ações de saúde. Apoio a processos formativos em saúde; Incentivo a discussões com os pólos de educação permanente: reorientação dos processos formativos; qualificação de conselheiros de saúde e gestores nos diversos níveis de atuação.

Produção e distribuição de material didático e técnico Caderno de Atenção Básica: Vigilância Sanitária na Atenção Básica. Cartilha de conhecimentos básicos e orientativos de atividades em vigilância sanitária para profissionais de nível médio e elementar da atenção básica em saúde. Manuais de VISA na Atenção Básica para gestores de saúde.

Projeto III – Mostra de Vigilância Sanitária na Atenção Básica. Objetivo: promover o intercâmbio de experiências municipais e estimular a integração do trabalho realizado pelos profissionais da atenção básica e de VISA, além de divulgar os resultados da pesquisa: Ações de VISA na Atenção Básica em Saúde. Local: Brasília Período: final 2006 Estimativa da participação: 1500 profissionais. Estratégias de realização: conferência, painéis, comunicações coordenadas e pôsteres. Coordenação: COPRH/Anvisa – DAB/SAS/MS

Coordenação: NAEST/Anvisa Projeto IV – Desenvolvimento de tecnologias de acompanhamento e avaliação dos resultados. Este projeto tem por objetivo medir as atividades realizadas e os resultados obtidos, no âmbito de atuação interna e externa do Plano Visa na atenção básica. Acompanhar a execução dos projetos; fornecer subsídio para construção de novos processos de trabalho que incorporem as tecnologia de VISA nas ações básicas de saúde; fornecer subsídio para a composição das metas a serem pactuadas nos processos de descentralização; instrumento de gestão que poderá ser disponibilizado aos gestores. Coordenação: NAEST/Anvisa

Ações realizadas e em andamento: Apresentação e pactuação do Plano DICOL, CIT VISA, áreas do MS, OPAS, etc. Oficina de Trabalho – Plano Visa na Atenção Básica Objetivo: Formatar os termos de referência para elaboração de textos didáticos de VISA na Atenção Básica visando contribuir para a formação de nível médio em saúde. Data/Local: 19 e 20/09/2005 – Brasília/DF Oficina de autores de textos didáticos de VISA na Atenção Básica Objetivo: Apresentar a encomenda dos textos aos futuros autores harmonizando os temas, abordagem, linguagem, etc. Data/Local: 11/10/2005 – BHte/MG

Elaboração da Máscara da pesquisa Reunião com áreas técnicas da Anvisa para coleta de contribuições para o instrumento de pesquisa; Criação da comissão organizadora da Mostra (cronograma de reuniões para definição de eixos temáticos, outras comissões, parcerias, logística, etc.); Agenda para reunião de definição de indicadores de acompanhamento e avaliação do Plano.