Diretoria de Ensino – Região de Andradina Perspectivas Metodológicas para as Salas de Recuperação Contínua (RI) – Componente Curricular de Ciências PCNP de Ciências e Biologia – Glauber Aragon Blog: Ciências Físicas e Biológicas http://ciefisbio.blogspot.com.br Diretoria de Ensino – Região de Andradina
Diagnosticando a turma Reflexão sobre os alunos de R.I. (perfil, necessidades, seleção de conteúdos e habilidades para o ensino de Ciências) Os alunos trazem maiores dificuldades que se referem ao 9º ano ou à todo o ciclo (6º ao 9º ano)? O que devemos priorizar para o ensino de Ciências nessa turma? Otimizar os materiais, projetos, programas e tecnologias que já existem na escola como apoio nas aulas de R.I.
No solitário ato de planejar… O que eu quero que os alunos aprendam e qual a razão? Todas as atividades propostas estão em uma sequência de trabalho? Quais materiais posso utilizar? Qual o tipo de interação a aula possibilitará? Como será o processo de instrução? Como realizarei o monitoramento dos alunos durante a realização da Sequência Didática, Atividades e/ou Lição?
E agora? Do Macro para Micro ou do Micro para o Macro? Dá para articular Temáticas Diversas? É o Vem e Vai ou Vai e Vem dos conceitos? Tem como tornar as aprendizagens mais significativas?
Distribuição das Habilidades de Ciências, SARESP 2012, segundo Eixos de Conteúdo. 7º Ano Ensino Fundamental Tema Habilidades % 1. Universo, céu e sistema Terra – Sol – Lua H1, H2, H3, H4. H5, H6 e H7 19,4 2. Materiais, substancias, mudanças de estado e reações químicas no cotidiano H19, H20 e H21 8,3 3. Fenômenos que envolvem eletricidade e magnetismo NA 4 . Fenômenos que envolvem movimento e energia: aspectos sociais, ambientais e econômicos 5. Estrutura básica e funções vitais do organismo humano 6. O processo saúde e doença H29, H30, H31, H32, H33, H34, H35 e H36 22,2 7. Organização celular da vida H12 e H13 5,6 8. Organização da vida, evolução , princípios da classificação e diversidade dos seres vivos H8, H9, H10, H11, H14, H15, H16, H17 e H18 25 9. Relações ecológicas em ecossistemas, adaptações ao ambiente e desequilíbrios ambientais H22, H23, H24, H25, H26, H27 e H28 10. Luz e ondas
Distribuição das Habilidades de Ciências, SARESP 2012, segundo Eixos de Conteúdo. 9º Ano Ensino Fundamental Tema Habilidades % 1. Universo, céu e sistema Terra – Sol - Lua H28, H29, H30 e H31 9,9 2. Materiais, substancias, mudanças de estado e reações químicas no cotidiano H23, H24, H25, H26 e H27H19, H20 e 15,4 3. Fenômenos que envolvem eletricidade e magnetismo H17, H18, H19 e H20 4. Fenômenos que envolvem movimento e energia: aspectos sociais, ambientais e econômicos H21 e H22 6,6 5. Estrutura básica e funções vitais do organismo humano H1, H2, H3, H4. H5, H6, H7, H8, H9, H10, H11, H12 E H13 33,3 6. O processo saúde e doença H14, H15 e H16 7. Organização celular da vida NA - 8. Organização da vida, evolução , princípios da classificação e diversidade dos seres vivos 9. Relações ecológicas em ecossistemas, adaptações ao ambiente e desequilíbrios ambientais 10. Luz e ondas H32, H33, H34, H35 e H36 13,2
Por onde começar? Que tal começarmos por onde “estamos”? No 9º Ano 1º Bimestre – Currículo Ciência e tecnologia – Constituição, interações e transformações dos materiais Visão macroscópica e fenomenológica dos materiais Propriedades dos materiais em sua interação com luz, calor, eletricidade e tensões mecânicas Distinção entre substâncias químicas e misturas no cotidiano e no sistema produtivo Reconhecimento de transformações químicas por meio de diferenças de propriedades entre reagentes e produtos Visão interpretativa e microscópica dos materiais Substâncias simples, compostas e seus constituintes – os elementos químicos Representação de elementos, substâncias e transformações químicas – linguagem química
1º Proposta/Sugestão Para análise, discussão e crítica dos pares Vídeo – Propriedades da Matéria
Roteiro de Observação e Registro Importância de Registrar para desenvolver a Competência Escritora
Atividades... O que é matéria? Como podemos explorar o vídeo? Atividades para aferir Massa e Volume: Massa de Sólidos, Líquidos e gasosos Volume de Sólidos, Líquidos e gasosos O que é matéria? http://www.skoool.pt/content/chemistry/what_is_matter/index.html
PROPRIEDADES DOS MATERIAIS: RESULTADOS DE INTERAÇÕES Compressibilidade/Elasticidade Flexibilidade Tenacidade Dureza Maleabilidade Brilho Cor É importante o aluno entender o Fenômeno ou o Conceito? Caderno do Professor 9º Ano Vol 1– P.13
Retomando alguns contéudos... Caderno do Professor 9º Ano Vol 2– P.11
SUBSTÂNCIA PURA OU MISTURA DE SUBSTÂNCIAS? Experimentação e Classificação de Substâncias (O roteiro é Válido?) Pura e Mistura (Sólida, Líquida e Gasosa) Homogênea e Heterogênea Cobre + Ouro Cobre + Zinco Cobre + Estanho Ar: Gás Nitrogênio + Gás Oxigênio + Gás Carbônico + Vapor d´ Água Fases da Mistura Monofásica Bifásica Trifásica Polifásica
Glossário Dicionário Científico Solubilidade: é a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. Mistura Homogêneo: toda igual Mistura Heterogêneo: apresenta partes diferentes Glossário Se faz necessário? Mural Papel Pardo É interessante? Prefixo e Sufixo
Articulando observações.... Da mistura da água e do óleo, posso articular o conceito de Densidade? A experiência do Boia ou Afunda pode introduzir o conceito? Realizá-la com objetos e/ou alimentos. Experiência do Ovo + Sal Densidade (Simulador) https://phet.colorado.edu/sims/density-and-buoyancy/density_pt_BR.html
Questionamentos..... É interessante realizar os experimentos de Separação de Misturas? É necessário trabalhar Densidade de Sólidos e Líquidos? É necessário desenvolver o conceito pela fórmula d= m/V?
Mudança de Estado Físico Propriedades dos Estados Físicos da Matéria http://www.skoool.pt/content/chemistry/states_of_matter/index.html Mudanças de Estado Físico da Matéria http://condigital.ccead.puc-rio.br/condigital/index.php?option=com_content&view=article&id=551&Itemid=91
Mudança de Estado Físico x Transformação Química Somente os simuladores podem desenvolver a habilidade almejada? Devemos realizar a atividade experimental investigativa? Como podemos fazer a transição conceitual para Transformação Química? Mudança de Estado Físico x Transformação Química
Transformação Química no seu Cotidiano
Vídeo: Estrutura da Matéria
Questionamentos..... Quais possibilidades de explorar o vídeo? Temáticas a explorar... Quantidades de Substâncias nas reações químicas Substâncias Simples e Compostas A Linguagem Química Limitações dos Modelos Explicativos
Possibilidades
Diversificar nos Materiais Massa de Modelar Cartolina Recortes e Etc.
Pensando em uma aula Analisar o material do Ensinar e Aprender; Verificar Possibilidades de uso; Realizar adequações para dinamização; Oportunizar retomadas dos conteúdos; Organização da sala (Grupo/Individual); Relevância Social; Articular a outras temáticas; Pensar em uma sequência curta.
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Referências http://demiracatu.edunet.sp.gov.br/editaisEarquivos/RECUPERA%C3%87%C3%83O%20INTENSIVA.pdf http://pt.slideshare.net/nrtejacarei/1-ot-prof-de-cincias-22-0512-final http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15287 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15053 http://curriculomais.educacao.sp.gov.br/ http://www.planetabio.com/planetabio.html http://www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br http://connepi2009.ifpa.edu.br/connepi-anais/artigos/191_2725_1084.pdf http://www.decb.uerj.br/adm/assets/pdf/monografias/MONOGRAGIAvivianepdf http://www2.fc.unesp.br/encine/documentos/atividadesexperimentais/2012/2012-1.php Vídeos: http://www.ejamundodotrabalho.sp.gov.br/Conteudo.aspx?MateriaID=51&tipo=Videos