Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POMMAR/USAID-Partners
Advertisements

I Seminário do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes Brasil. Quem ama protege. Brasília, março de.
Avaliação do Plano Plurianual
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
Consulta Virtual. Temas abertos para debate na Consulta Virtual Eixo estratégico 1: Prevenção ao Tráfico 1) Disseminar mais informação é suficiente.
COORDENAÇÃO-GERAL DOS DIREITOS DO IDOSO
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
Saúde e Segurança no Trabalho
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
CONSTRUINDO DIRETRIZES DA POLITICA E DO PLANO DECENAL.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Secretário Nacional de Juventude
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
SINAPIR: SISTEMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
ESTRUTURA E FUNÇÃO SOCIAL.
Título título título -Texto O Convênio nº11/2008/SRJ-MJ/PGJ-MPPE, que viabilizou a criação e estruturação do Núcleo de Apoio a Mulher, faz parte da ação.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres
Internalização do tema do Tráfico de Pessoas no Brasil Política Brasileira de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Internalização do tema do Tráfico.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
MINISTÉRIO DO TURISMO Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura Turística Infraestrutura para permitir a expansão das atividades turísticas. Produtos:
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
Minas Gerais.
Governo do Paraná Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SEJU Departamento de Direitos Humanos e Cidadania – DEDIHC Núcleo de Enfrentamento.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Ministério da Cultura.
AGIR. Objetivo Geral da CF  Identificar as práticas de tráfico humano em suas várias formas e denunciá-lo como violação da dignidade e da liberdade humana,
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
Plano de Ação para Produção e Consumo Sustentáveis
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
Programa Saúde na Escola Ministério da Educação
Internalização do tema do Tráfico de Pessoas no Brasil na legislação
5 de dezembro de 2014 Mecanismos Nacionais de Coordenação de Políticas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Integração de Políticas Públicas (estratégias.
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
CÂMARAS TEMÁTICAS O QUE SÃO E A QUE SE DESTINAM? Canais de participação social, de caráter temporário e consultivo, que objetivam diagnosticar problemas.
Por definições do ECA, cabe ao Conselho de Direito formular e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos de crianças.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos.
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Primeira Infância e Direitos Humanos
REUNIÕES REGIONAIS.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
Secretaria de Direitos Humanos Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e Adolescente Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS E TRABALHO ESCRAVO. POSTO AVANÇADO DE ATENDIMENTO.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
“A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES E O PLANO NACIONAL DE ENFRENTAMENTO”
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS Campo Grande 2011.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Secretaria Ministério Nacional de Justiça da Justiça.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
Transcrição da apresentação:

Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

Grupo de Trabalho – Poder Executivo Federal, MPF e MPT – Fev/06 PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS Grupo de Trabalho – Poder Executivo Federal, MPF e MPT – Fev/06 Consulta Pública – Jun/06 Seminários, audiências públicas, debates Articulação com outras esferas de poder e sociedade civil Seminário Nacional – Jun/06 Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

APROVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE ENFRENTAMENTO AO TRÁFICO DE PESSOAS Decreto nº 5.948, de 26 de outubro de 2006 14 ministérios envolvidos, MPF e MPT, representantes da sociedade civil Articulação de políticas de combate à exploração sexual, combate ao trabalho escravo, políticas para mulheres, políticas de infância e juventude. coordenar a política de justiça Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

ESTRUTURA Capítulo I - Disposições Gerais Capítulo II – Princípios e Diretrizes Seção I – Princípios Seção II – Diretrizes Gerais Seção III - Diretrizes específicas - Capítulo III - Ações Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

Definição de Tráfico de Pessoas – Protocolo de Palermo Disposições Gerais Definição de Tráfico de Pessoas – Protocolo de Palermo A principal diferença em relação ao Protocolo é o fato do consentimento da vítima ser considerado irrelevante Inova na medida em que trata como tráfico de pessoas diferentes condutas relacionadas com a prática do trabalho escravo e da exploração sexual comercial Conceitua tráfico interno e tráfico internacional de pessoas Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

Princípios de direitos humanos norteadores da Política Nacional Respeito a tratados e convenções internacionais de direitos humanos Aplicáveis a todas as diretrizes e ações (estruturantes) Atuação em rede Princípios da proteção integral da criança e do adolescente Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

Atuação conjunta e articulada de todas as esferas de governo Diretrizes Gerais Atuação conjunta e articulada de todas as esferas de governo Articulação com organizações não-governamentais nacionais e internacionais Proteção e atendimento às vítimas no exterior e em território nacional Realização de pesquisas Capacitação de profissionais Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

DIRETRIZES ESPECÍFICAS I - Prevenção Inserção de medidas preventivas nas políticas públicas Realização de campanhas Apoio à mobilização da sociedade civil Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

DIRETRIZES ESPECÍFICAS II - Repressão Cooperação policial nacional e internacional Cooperação jurídica internacional Integração com políticas e ações de repressão a crimes correlatos Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

DIRETRIZES ESPECÍFICAS III – Atenção às vítimas Assistência e proteção às vítimas Reinserção social Mapeamento de instituições governamentais e não-governamentais no Brasil e no exterior Proteção da intimidade e da identidade Estruturação de uma rede coesa de retaguarda formada por governo e sociedade civil (inclusive organismos internacionais) Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

Ações Não são exaustivas Base para elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Agrupadas, na medida do possível, de acordo com as competências de cada ministério. Contemplam os três eixos estratégicos: prevenção, repressão e atenção às vítimas. Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

Ações Áreas com ações a serem desenvolvidas: Justiça e Segurança Pública Relações Exteriores Educação Saúde Assistência Social Promoção da Igualdade Racial Trabalho e Emprego Desenvolvimento Agrário Direitos Humanos Proteção e Promoção dos Direitos da Mulher Turismo Cultura Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - PNETP O Decreto nº 5.948, além de aprovar a Política Nacional, cria Grupo de Trabalho Interministerial – GTI para elaboração do Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas GTI: formado por representantes de vários órgãos públicos federais, além de convidados de outros órgãos públicos e da sociedade civil. Coordenação – Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Secretaria Especial dos Direitos Humanos, ambas da Presidência da República. Prazo – 90 dias, prorrogáveis por mais 30 dias. Portaria Conjunta nº 631, de 13 de março de 2007: designa nominalmente titulares e suplentes do GTI. Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - PNETP O que se pretende? Um plano concreto, com a identificação clara de: prioridades (objetivos), ações, metas específicas, órgão(s) responsável(is), parceiros e prazos (curto, médio ou longo prazo) O Plano será revisitado em dois anos. No momento da revisão periódica do plano se fará também uma avaliação dos resultados e, se necessário, um ajuste nas metas propostas. A idéia é estabelecer também critérios mínimos/indicadores para medir a eficiência e a eficácia das ações propostas. Também pretende servir como peça de caráter técnico-político para forçar o aumento dos recursos públicos destinados para esse fim no PPA 2008-2011, que será elaborado no segundo semestre de 2007. Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - PNETP A primeira reunião oficial do GTI-PNTEP aconteceu em Brasília, em 10 e 11 de maio de 2007 A próxima será no final de junho de 2007 Participação efetiva dos membros do GTI e de convidados Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

Política Nacional e Estados A Política serve de base para a elaboração de Planos Estaduais de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Mobilização de várias secretarias do Estado, sociedade civil e alguns órgãos do governo federal (ex.: PF e PRF), a fim de construir um plano com sustentabilidade e legitimidade Apoio da SNJ na elaboração do Plano e mobilização de parceiros Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ

Mariana Siqueira de Carvalho Oliveira Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas Secretaria Nacional de Justiça Ministério da Justiça mariana.carvalho@mj.gov.br (61) 3429-9311 Obrigada! Maio, 2007 Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas - ETP Secretaria Nacional de Justiça – SNJ Ministério da Justiça - MJ