I FÓRUM BRASILEIRO DE ESTUDOS E DEBATES CONTRA A VIOLÊNCIA E A FAVOR DA REABILITAÇÃO DO CIDADÃO DEPENDENTE DE DROGAS IDELB INSTITUTO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Política Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
Advertisements

PERÍODO: 08 E 09 DE NOVEMBRO DE 2005 LOCAL: ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE ITAQUIRAÍ/MS SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CAMPO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL.
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Campanha em Defesa da Vida
Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS
COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
Comissão de Educação dos Profissionais
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
Senarc: atribuições institucionais
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS 2009.
Secretaria de Estado da Saúde
À Secretaria Nacional de Segurança Pública compete: I - assessorar o Ministro de Estado na definição, implementação e acompanhamento da Política.
Secretário Nacional de Juventude
Perspectiva Nacional da Política da Educação na Saúde Pacto pela Saúde
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Ministério da Cultura.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
Instituto de Educação Profissional do Estado de Alagoas
Portaria nº 1.374, de 03/06/03, do MEC, instituiu um Grupo Permanente de Trabalho com a finalidade de apoiar a realização de seminários nacionais e estaduais.
Programa Bolsa Família e as Condicionalidades da Educação
Conceitos; Diretrizes; Projetos; Realização: Prefeitura E.T.Avaré Apoio: Secretária Nacional Antidrogas – SENAD Conselho Estadual sobre Drogas – CONED.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
PROGRAMA EDUCAÇÃO A FAVOR DA VIDA ABRIL/2010. Apresentação Entendemos que o papel da Escola é refletir, discutir e propor ações voltadas para a prevenção.
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
Minas Gerais.
A IMPORTÂNCIA DOS FÓRUNS REGIONAIS NA CRIAÇÃO DE AMBIENTES FAVORÁVEIS AO DESENVOLVIMENTO DAS MPE Ercílio Santinoni Presidente da CONAMPE.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
COMUDs – Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas
1 1.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Implantação dos Conselhos e Fundos Municipais de Politicas sobre Drogas
MÓDULO III: ECONOMIA SOLIDÁRIA: INSTITUIÇÕES E SOCIEDADE CIVIL SARAH ARAÚJO DE LUCENA.
2004 Fórum Nacional de Controle Interno 2007 Alteração: Conselho Nacional de Controle Interno (Estatuto define regras) 2010 Aprovação, pelo CONACI, das.
CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES DO RIO GRANDE DO NORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
* Brasília (DF) - maio de 2006
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
OBJETIVOS Mostrar como organizar o conselho;
Governo do Estado do Ceará Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas-CEPOD I ENCONTRO DE GESTORES.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Comissão de EJA de Alagoas
09/20/09 Subsídios para uma nova política de drogas : consumo de crack e saúde pública.
Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. LACO)
Organizações Brasileiras de Informação e suas Políticas
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PARANÁ DIRETORIA DE POLÍTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO DE APOIO À GESTÃO ESCOLAR.
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Diálogo Público Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Amapá Painel: “Atuação dos agentes do controle social” Por: Séfora Alice.
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS Secretaria Executiva OUVIDORIA-GERAL REUNIÃO DESCENTRALIZADA E AMPLIADA DO CONSELHO NACIONAL.
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
ÁREA SOCIAL Grupo 2. NOVAS ESTRATÉGIAS E PROJETOS 08 – ARTICULAR E FOMENTAR POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO 8.1. Realizar parcerias com os municípios para.
Sistema Nacional do Meio Ambiente
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
Mulheres Policiais – Assédio Moral e Sexual. A PESQUISA Consulta às(aos) policiais brasileiras(os) sobre as relações de gênero nas instituições policiais.
SECRETARIA NACIONAL DO CONSUMIDOR Abril de A Lei 8.078/90 e a criação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor - Constituição Federal de 1988,
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
CONSELHO MUNICIPAL ANTIDROGAS COMAD. Inserido Lei nº: de 23/08/2006 Art. 1º: Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre drogas – SISNAD.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
O sistema de proteção social brasileiro em direção a um modelo descentralizado Marta Arretche.
PRÊMIO FRANCO MONTORO VISA PREMIAR PROJETOS RELEVANTES DOS CONSEGS.
Transcrição da apresentação:

I FÓRUM BRASILEIRO DE ESTUDOS E DEBATES CONTRA A VIOLÊNCIA E A FAVOR DA REABILITAÇÃO DO CIDADÃO DEPENDENTE DE DROGAS IDELB INSTITUTO DE ESTUDOS LEGISLATIVOS BRASILEIRO JULHO DE 2004

O papel do CONEN na Prevenção de Drogas Dr. LUIZ ALBERTO CHAVES DE OLIVEIRA SECRETÁRIO EXECUTIVO CONEN – SÃO PAULO CONEN – SÃO PAULO

CONEN E SUA HISTÓRIA Início em 1986 – Decreto – Governo Franco Montoro. Início em 1986 – Decreto – Governo Franco Montoro. Ligado à Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania. Ligado à Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania. Colegiado com funções consultivas, de proposição de políticas, de estímulo a ações de prevenção e de pesquisa. Colegiado com funções consultivas, de proposição de políticas, de estímulo a ações de prevenção e de pesquisa. IMESC – órgão técnico de apoio. IMESC – órgão técnico de apoio.

CONEN E SUA HISTÓRIA Criação do Programa Permanente de Prevenção ao uso indevido de Drogas Decreto (1991) - Governo Fleury. Criação do Programa Permanente de Prevenção ao uso indevido de Drogas Decreto (1991) - Governo Fleury. Promoção de ações preventivas e capacitação dos membros dos Conselhos Municipais. Promoção de ações preventivas e capacitação dos membros dos Conselhos Municipais. Fundo Social de Solidariedade – como articulador do Programa. Fundo Social de Solidariedade – como articulador do Programa.

CONEN E SUA HISTÓRIA Governo Mário Covas - Decreto (1995) - passa ao Conselho as atribuições de articulação e acompanhamento exercidas pelo Fundo Social de Solidariedade. Governo Mário Covas - Decreto (1995) - passa ao Conselho as atribuições de articulação e acompanhamento exercidas pelo Fundo Social de Solidariedade.

AÇÕES ATUAIS Estímulo a instalação e funcionamento das instâncias municipais – Comens e Comads. Estímulo a instalação e funcionamento das instâncias municipais – Comens e Comads. Protocolos com instituições para o desenvolvimento de ações preventivas: Parceria Contra Drogas; Maçonaria; outras. Protocolos com instituições para o desenvolvimento de ações preventivas: Parceria Contra Drogas; Maçonaria; outras. Articulador das ações do SENAD – Secretaria Nacional AntiDrogas – no âmbito do Estado de São Paulo. Articulador das ações do SENAD – Secretaria Nacional AntiDrogas – no âmbito do Estado de São Paulo. Análise de materiais diversos – livros, vídeos, revistas, para divulgação junto ao público. Análise de materiais diversos – livros, vídeos, revistas, para divulgação junto ao público.

AÇÕES ATUAIS Organização de Cursos, Seminários e outras atividades voltado à redução da demanda e ao tratamento dos abusadores e dependentes de drogas. Organização de Cursos, Seminários e outras atividades voltado à redução da demanda e ao tratamento dos abusadores e dependentes de drogas. Avaliação de instâncias de prevenção e tratamento. Avaliação de instâncias de prevenção e tratamento. Coordenação das atividades da Semana Nacional AntiDrogas no Estado de São Paulo. Coordenação das atividades da Semana Nacional AntiDrogas no Estado de São Paulo. Coordenação do Fórum Regional de Realinhamento da Política Nacional sobre Drogas, em agosto de 2004, com participação de representantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Coordenação do Fórum Regional de Realinhamento da Política Nacional sobre Drogas, em agosto de 2004, com participação de representantes dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

AÇÕES ATUAIS Articulação e integração de Programas variados em desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado de São Paulo. Articulação e integração de Programas variados em desenvolvimento no âmbito do Governo do Estado de São Paulo. Discussão permanente sobre a necessidade de criação de órgão executivo, com dotação orçamentária própria e ligado diretamente ao Governador. Discussão permanente sobre a necessidade de criação de órgão executivo, com dotação orçamentária própria e ligado diretamente ao Governador. A questão da droga transcende o âmbito de uma só Secretaria de Estado pois atinge a saúde, a educação, a segurança, a produção de riqueza, a família e a juventude. A questão da droga transcende o âmbito de uma só Secretaria de Estado pois atinge a saúde, a educação, a segurança, a produção de riqueza, a família e a juventude.

AÇÕES ATUAIS DAÍ A NECESSIDADE DE POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS CLARAS, ABRANGENTES E PRECISAS SOBRE O PAPEL DO ESTADO NA: PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO DE DROGAS(LÍCITAS E ILÍCITAS) – COM REDUÇÃO DA DEMANDA E DA OFERTA; PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO DE DROGAS(LÍCITAS E ILÍCITAS) – COM REDUÇÃO DA DEMANDA E DA OFERTA; E NO: TRATAMENTO DOS DEPENDENTES E SUAS FAMÍLIAS. TRATAMENTO DOS DEPENDENTES E SUAS FAMÍLIAS.

CONEN – Conselho Estadual de Entorpecentes Pátio do Colégio, 148 – 3° andar - Centro São Paulo - S.P. Fone: (11) / fax: (11) Dr. Luiz Alberto Chaves de Oliveira (Dr. LACO) – Secretário Executivo (11) / /