Paloma Dias Silveira 1 Sistema de Desafios Abertos Inteligentes: um incremento computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem Othon.

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Transcrição da apresentação:

Paloma Dias Silveira 1 Sistema de Desafios Abertos Inteligentes: um incremento computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem Othon C. Bastos Filho, Margarete Axt, Sofiane Labidi, Paloma Dias Silveira, Nilson dos Santos Costa e Luis Carlos C. Fonseca Lab. de Estudos em Linguagem, Interação e Cognição, LELIC/UFRGS Laboratório de Sistemas Inteligentes, LSI/UFMA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Paloma Dias Silveira2 Introdução Sistema de desafios abertos inteligentes (IOCS - Intelligent Open Challenges System)  A concepção teórico-educacional desse Sistema tem como base a teoria de Jean Piaget, principalmente a Abstração Reflexionante, além disso, a metodologia de pesquisa utilizada: o Método Clínico  Desafios baseados em provas piagetianas, com o aporte da tecnologia multiagentes vinda da Inteligência Artificial  Não existe possibilidade de “acerto” ou “erro”, por ser um sistema aberto  No Sistema Inteligente pretende-se uma adaptação de príncipios do método clínico para a concepção e operacionalização do sistema, aplicando-se os desafios e, com isto, observando-se o processo da construção realizada pelo usuário, assim como o entendimento de suas próprias soluções.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Paloma Dias Silveira3 Sistema de Desafios Abertos Inteligentes Agente de Modelagem – Baseado na informação da interação do usuário com o sistema, ou seja, trabalha com os 5 tipos de reação observados no exame clínico piagetiano. Esta informação é fator de decisão para o agente estrategista na escolha dos desafios. Agente Estrategista – Informa ao agente de desafios a necessidade de um certo desafio baseado na informação processada do agente modelador e requisita à base de questões perguntas que levem a provocar desequilíbrios cognitivos no usuário, criando um processo de problematização para o desafio usado naquele momento. Agente Desafiador – Responsável em apresentar os desafios e as questões elicitadas pelo agente estrategista ao usuário do sistema e apresentar o desafio ao usuário. Agente de Protocolo – É a entidade responsável por registrar as ações do usuário no sistema, possibilitando um mapeamento da evolução cognitiva do usuário.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Paloma Dias Silveira4 Sistema de Desafios Abertos Inteligentes Base de Desafios – Local de armazenamento dos desafios, os quais serão acionados em consonância com as requisições do agente estrategista. Base de Questões – Base de armazenamento de perguntas. O Agente Estrategista irá requisitá-las conforme os padrões e pesos dados pela programação contidos no sistema, que serão aplicados ao usuário. Software Forchat –Tem o intuito de produzir contribuições que levem a abstrações reflexionantes, a partir das contribuições dos usuários anteriores e seus desafios. Para isso, reúne, ao mesmo tempo, as propriedades de um chat - interatividade e ícones para denominar os participantes - e de um fórum - permanência das discussões - possibilitando interações síncronas e assíncronas (AXT et al. 2000). Usuário – É o agente humano e que interage com o sistema, registrando no software Forchat a sua experiência e compreensão obtidas a patir das suas próprias soluções. Essas contribuições podem ser usadas como auxílio por outros usuários on-line ou off-line caso os mesmos achem interessante. Dessa forma, o usuário faz parte integrante do sistema IOCS.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Paloma Dias Silveira5 Arquitetura do IOCS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Paloma Dias Silveira6 Interface Inicial

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Paloma Dias Silveira7 Os Desafios Abertos Abstração da ordem das relações espaciais Fazem parte das estruturas lógico-aritméticas. Há uma seqüência (série aditiva complexa), e para que o usuário possa solucionar o desafio, terá que entendê-la, bem como a lógica aplicada (por abstração reflexionante). O sistema possibilitará então, uma observação da construção cognitiva do usuário, a partir da observação de suas ações.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO Paloma Dias Silveira8 CONCLUSÃO Se espera que as perturbações cognitivas ocasionadas pela interação com o sistema provoquem compensações com melhoramentos da cognição, tanto de ordem estrutural, quanto de ordem funcional. Finalmente, o que se pretende é desenvolver um sistema inteligente, adaptativo e construtivista, propiciando ao sujeito a ação sobre o objeto dentro do pressuposto de construtividade. O sistema poderá ser usado como apoio em intervenções psicopedagógicas.

Paloma Dias Silveira 9 Sistema de Desafios Abertos Inteligentes: um incremento computacional lúdico para se trabalhar o problema da aprendizagem Contatos Othon C. Bastos Filho – Margarete Axt - Sofiane Labidi - Paloma Dias Silveira - Nilson dos Santos Costa - Luis Carlos C. Fonseca -