Quem criou o LOGO? Acreditava que essa nova linguagem computacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1º encontro de formação – 23/03/2010
Advertisements

Apresentando.
“Um melhor aprendizado não surge das descobertas de novas maneiras do professor instruir, mas de dar ao aprendiz melhores oportunidades de construir.”
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
CALCULANDO E MONTANDO Alguns processos e procedimentos matemáticos pertinentes a atividade: Pensamento espacial; Expressão escrita matemática; Linguagem.
DIRETRIZES CURRICULARES DE MATEMÁTICA
ALZIRA MARIA LIEDTKE BECKER CRISTIANE STRAIOTO DINIZ
Introdução à Computação Gráfica Geometria
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Curso de PHP O comando // serve para comentário linear no php
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
Grafos Msc. Cintia Carvalho Oliveira Doutoranda em Computação – UFU
UNIFESO – CURSO DE MATEMÁTICA
Arte com Cabri Géomètre II
LOGO O que é o LOGO? A Tartaruga Exploração Inicial
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
MÍDIAS DIGITAIS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
Em telas “touchscreen”
Teoria dos Grafos Caminhos e Noção de Grafos com pesos
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Prof. Claudio de Oliveira
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
TRIÂNGULO DE PASCAL E CÁLCULO DE PROBABILIDADES
O TartaLogo é um animal de estimação virtual que, enquanto aprende a desenhar, ensina ao seu instrutor a pensar! Baseia-se nos conceitos desenvolvidos.
Transformações Geométricas no Plano e no Espaço
Lógica de Programação/ Algoritmos Engenharia Produção 2014
Computação Gráfica Aula 3 Transformações Geométricas
GEOGEBRA NA SALA DE AULA
Deise Kramer Lima Fernandes
Objetivo Nosso objetivo é desenvolver uma proposta de aula simples, utilizando alguns recursos do software graphmatica (na verdade o utilizaremos apenas.
Melissa Meier Susana Seidel Marcus Vinicius de Azevedo Basso
Realidade Aumentada para fins Educativos
Matemática Discreta 1 – MD 1
Prof. Jefferson Biajone FCS – Teia do Saber – 2005
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Fundamentos de Matemática
Equações algébricas e transcendentais
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Aula Teorica 4: Diagrama de Blocos
2.3. Aplicações das Integrais Simples
Introdução ao MATLAB 5.3 para Hidrólogos
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Faculdade Pernambucana - FAPE Setembro/2007
Teorema Fundamental da Trigonometria
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
as primeiras formas de uso do computador pelas crianças
O que é o Cabri-Géomètre?
Discutindo Geometria com o Logo Escola: E.E. Dom José de Camargo Barros( Indaiatuba) Professora: Eliza Ayako Mukai Setembro/2000.
EL654 Síntese das aulas Aulas  Primeira Primeira Aula  Segunda Segunda Aula  Terceira Terceira Aula.
Curso EL-654 Didática Aplicada ao Ensino de Matemática UNICAMP
O que é o Geometer’s Sketchpad?
Leis de Kepler Geometre's Sketchpad
Marcelo Manuel Ferreira Pinto
Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Disciplina: MAT Laboratório de Matemática Prof. Antonio Carlos Brolezzi
RELATO: ATIVIDADES DO PIBID EM MATEMÁTICA NA ESCOLA LIONS PANAMIRIM
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Matemática e Física para Jogos
Um pouco de história da Geometria
PCN DO ENSINO FUNDAMENTAL   CONCEITOS E PROCEDIMENTOS PARA O QUARTO CICLO     ANDRÉIA MORALES DE MELO ALMEIDA    
ENSINO FUNDAMENTAL RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
Educação e Mídias na Educação Matemática
EMEF José Benigo Gomes. A dificuldade dos alunos compreenderem os conceitos geométricos, não relacionando a “teoria” com a “prática”.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Computação Científica e Equações Diferenciais Geovan Tavares e Hélio Lopes PUC-Rio – Departamento de Matemática Laboratório Matmidia
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
Álgebra Vetorial e Linear para Computação
Revisado por Phil Daro, USA Common Core Standards Análise da Base Nacional Comum Curricular de Matemática.
Transcrição da apresentação:

Pressupostos teórico-metodológicos da linguagem computacional LOGO – Geometria da Tartaruga

Quem criou o LOGO? Acreditava que essa nova linguagem computacional Seymor Papert é matemático. Seguidor de Piaget, tendo trabalhado com este em Genebra. Fundador do Laboratório de Inteligência Artificial no MIT (Massachusetts Institute of Techonology). Onde, em 1967, desenvolveu a linguagem LOGO. Acreditava que essa nova linguagem computacional iria gerar profundas transformações na concepções de ensinoaprendizagem.

O que é LOGO LOGO é uma linguagem de programação, mais do que isso é uma filosofia de educação pois “propcia um ambiente de aprendizagem baseado em resolução de problemas” (MISKULIN, 1999: 2). O LOGO é uma linguagem verdadeiramente interativa, por permitir que a criança comande suas ações e receba respostas imediatas. Ao trabalhar com a Linguagem LOGO, o erro é tratado como uma tentativa de acerto. As respostas mencionadas aos comandos são direcionadas ao estímulo para uma nova tentativa. Esta linguagem desafiadora pode ser usada por qualquer usuário interessado em "criar e construir o seu conhecimento".

A Tartaruga A tartaruga é um “instrumento” bastante importante no LOGO, pois é através dela é que os comando serão executados. É através dela que se tem noções de posição, orientação e se desenvolverá habilidades para trabalhar com a lingua-gem da tartaruga. Mas porquê uma TARTARUGA? Na década de 60, Grey Walter, realizava experimentos com robos denomina-dos “tortoises”. Esses robos serviram de inspiração para os estudiosos do MIT, que criaram um robô que se movia no solo através de respostas desenvolvidas por comando específicos. Por influencia do robô de Walter, eles criaram esse robô em forma de tartaruga. “A tartaruga na tela do computador é uma representação da tartaruga mecânica e foi idealizada para contornar problema de precisão dos desenhos efetuados” (VALENTE, 1988) A tartaruga na tela do computador é mais veloz e tem um custo menor do que a de solo. Além disso, hoje, existem ou- tras formas para tartaruga, como por exemplo, pássaros, car- ros, aviões, etc...

“Filosofia LOGO” LOGO e o aprendizado - aluno - professor - conhecimento - LOGO educacional - O Construcionismo LOGO é uma linguagem interativa, pois o comandos são digitados quando necessário, a resposta surge através de uma ação na tela, representação esta que é a execução do comando digitado ou uma mensagem indenficando um possível erro. Desta forma o aluno pode ver o fez e, caso precise corrigir seu erro.

LOGO e a Educação Matemática No LOGO aprende-se a “fazer matemática”, e podemos trabalhar vários conceitos matemáticos. Estimativa  trabalhando com distâncias e ângulos Polígonos  usando comandos de deslocamento e de giro com-binados com o comando REPITA na criação de formas regulares. Perímetro e área  trabalhando com polígonos investigando re-lações entre números. Simetria  desenhando com simetrias de pontos e linhas. Coordenadas  plotando pontos e graficando linhas. Probabilidades  trabalhando com o gerador de números alea-tórios existentes no LOGO.

Funções  escrevendo funções que tenham como saída valores. Álgebra  graficando equações lineares e quadráticas. Geometria  desenhando e medindo linhas e ângulos Geometria espacial  trabalhando com a tartaruga tridimensio-nal. Trigonometria  trabalhando com as funções SENO e COSE-NO. Fractais  combinando gráficos e recursões. Perspectiva  tartaruga tridimensional. Área e volume  tartaruga tridimensional. Simetria espacial  tartaruga tridimensional.

Geometria da Tartaruga O que é: É uma matemática construída para propciar um aprendizado por tentativas e exploração e não uma matemática com teoremas e provas. Conceitos - Ponto - Círculo Princípios Básicos: - Principio da Apropriabilidade - Princípio da Continuidade - Princípio do Poder - Princípio da Ressonância Cultural

Geometria da Tartaruga Teoremas da Geometria da Tartaruga: - Teorema do Giro Completo da Tartaruga: “Se uma tartaruga percorre um caminho ao redor do perímetro de qualquer área termina no mesmo estado em que começou, então a soma total dos giros será de 360º” (PAPERT, 1985: 101). - Teorema da Simetria - Teorema da Similaridade - Teorema do Polígono Convexo Definição de Objeto no LOGO: “... a definição de um objeto se dá através da definição do procedimento computacional que gerou esse objeto.” (MISKULIN, 1999: 35)

Dinâmica

Questões Para Discussão É válido o trabalho com a linguagem LOGO até mesmo na educação infantil? É possível desenvolver outros conceitos, além dos matemáticos, com a linguagem LOGO?