Universidade, Pesquisa, Sociedade Sidney Lianza Rio de Janeiro, 27 de julho de 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
FACULDADE METROPOLITANA
I EREJASul Metas e estratégias equalizadoras ao PNE II
21/09/2004 O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos O papel da Universidade no Sistema Nacional de Direitos Humanos Breve histórico.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Secretaria de Educação Básica
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Síntese das preposições do documento-referência Contribuição para a discussão nas escolas Luís Antônio Arlene Moraes.
DESAFIOS NA ARTICULAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM A EDUCAÇÃO BÁSICA
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
CONAE 2014 Eixos Estratégicos.
Maria Lucia Cavalli Neder Reitora da UFMT
Autoavaliação Institucional e a CPA
1 de abril de 2011 A curricularização da extensão nos cursos de graduação: limites e potencialidades Debatedores: Isabel Cristina Auler Cipriano Maria.
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
METAS PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
Alunos: Hebert Coutinho Matheus Z. Goulart Sergio Campos
Quais os objetivos da discussão do PNE
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Ensino Médio e Educação Profissional
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Política Educacional Brasileira
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
Ministério da Educação
Contexto - as exigências criadas pelas mudanças econômicas e sociais resultantes de um mundo globalizado, dos avanços científicos e tecnológicos e do papel.
I Forum dos Coordenadores de Mestrados Profissionais da Fiocruz.
CEDES - Educação & Sociedade III SEB, 28 de fevereiro 1 e 2 de março de 2011 PLANO NACIONAL DA EDUCAÇÃO: QUESTÕES DESAFIADORAS E EMBATES EMBLEMÁTICOS Simpósio.
“Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” PAULO.
EDUARDO DESCHAMPS Presidente do CONSED, em exercício Eduardo Deschamps
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Políticas de valorização dos profissionais da educação
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA COMPROMISSO PELO ENSINO MÉDIO INTEGRAL.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - SASE Planejando a Próxima Década IV SEMINÁRIO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO INTEGRAL Itajaí/SC.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
XXV ENCONTRO NACIONAL DA UNCME
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Conheça as 20 metas aprovadas para o Plano Municipal da Educação _PME
NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS Marsia Sulzbacher (AE Executivo RS) Contato:
SENADO FEDERAL A construção do Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer? Prof. João Ferreira.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional Jul/2015.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Plano Nacional de Educação. PNE - Plano Nacional de Educação Componentes: Carlânia de Brito Costa Edivan Reis Santiago Florivan Alves da Silva John Lennon.
Organização do Sistema Educacional Brasileiro
O PNE e o Pacto Federativo Secretaria Nacional de Articulação com os Sistemas de Ensino Ministério da Educação I SEMINÁRIO ESTADUAL DE SISTEMAS DE ENSINO.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Universidade, Pesquisa, Sociedade Sidney Lianza Rio de Janeiro, 27 de julho de 2011

Proposição em foco “(...) a formação deve se dar sempre por meio da pesquisa, que, deve ser multidisciplinar e incluir atividades como a graduação e a pós-graduação, estágios, inovação, interação com a comunidade, extensão e formação continuada. Desta forma, alunos, professores e pesquisadores exerceriam plenamente o papel de construir conhecimento e participar da formação da sociedade(...) Jairton Dupont (NOTICIAS-PORTAL FINEP,24/07/2011) Sidney Lianza

Nação forjada na história Sidney Lianza

Nação – seu povo e sua expressão RETIRANTES PORTINARI Sidney Lianza

Nação – seu povo e sua consciência Sidney Lianza

Nação na América Latina Sidney Lianza

Nação na Comunidade dos Paises de Lingua Portuguesa Sidney Lianza

Universidade e sociedade Formação- pesquisa em extensão Sidney Lianza

Universidade e sociedade- praxis interdisciplinar Sidney Lianza

Universidade e Sociedade diálogo, conhecimento e mudança Sidney Lianza

Universidade brasileira: necessidades e possibilidades Sidney Lianza ?

Formação e pesquisa articulado com projetos nacionais? I - erradicação do analfabetismo; II - universalização do atendimento escolar; III - superação das desigualdades educacionais; IV - melhoria da qualidade do ensino; V - formação para o trabalho; VI - promoção da sustentabilidade sócio-ambiental; VII - promoção humanística, científica e tecnológica do País; VIII - estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto; IX - valorização dos profissionais da educação; e X - difusão dos princípios da equidade, do respeito à diversidade e a gestão democrática da educação PORTAL MEC – 26 de julho de 2011 Sidney Lianza O CONGRESSO NACIONAL decreta (em 2010): Art. 1º Fica aprovado o Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020) (...), com vistas ao cumprimento do disposto no art. 214 da Constituição. Art. 2º São diretrizes do PNE /2020:

Formação e pesquisa articulado com projetos nacionais ? Meta 11: Duplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta. Meta 13: Elevar a qualidade da educação superior pela ampliação da atuação de mestres e doutores nas instituições de educação superior para 75%, no mínimo, do corpo docente em efetivo exercício, sendo, do total, 35% doutores. DENOTANDO METAS DO PNE Sidney Lianza ?

Meta 14: Elevar gradualmente o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu de modo a atingir a titulação anual de 60 mil mestres e 25 mil doutores. Meta 16: Formar 50% dos professores da educação básica em nível de pós- graduação lato e stricto sensu, garantir a todos formação continuada em sua área de atuação Meta 20: Ampliar progressivamente o investimento Público em educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do país. Sidney Lianza ? DENOTANDO METAS DO PNE Formação e pesquisa articulado com projetos nacionais ?

Avaliação produção científica: articulada com projetos nacionais? Seminário “Avaliação da produção científica brasileira: pensando com a história das ciências ” Rio de Janeiro, 9 de junho de 2011– Cidade Universitária– UFRJ “Os principais critérios atuais de avaliação da produção científica universitária (peer review e publish or perish) foram criados e adotados como práticas vigentes oficialmente institucionalizadas durante o século XX logo depois que, pode-se dizer, a ciência decidiu o fim da Segunda Guerra. No pós-guerra nos EUA as comunidades científicas estavam no ápice de seu prestígio e foi refeito o desenho das relações institucionais entre as universidades, a indústria e o estado americano atuando através das novas instituições de financiamento às pesquisas científicas ao redor da então criada National Science Foundation e do establishment militar.(Guston e Keniston, 1994)” – MOTIVAÇÃO (ANEXO AO CONVITE)

Avaliação produção científica: sugestões para debate ? A primeira o processo de avaliação tem de ir no sentido de estimular a integração ensino-pesquisa-extensão? Valorizar artigos, publicações e Programas de Pós-Graduação que vinculem pesquisa à extensão (realizando projetos que contribuam na transformação da sociedade) e que vinculem a pesquisa ao ensino (contribuindo para melhorar a grade curricular dos cursos de graduação e pós-graduação).? Sidney Lianza ? EXTRATOS - Manifesto por uma avaliação científica favorável à realidade brasileira. Editorial,- SOLTEC-UFRJ – 26 de julho de 2011www.soltec.ufrj.br

Avaliação produção científica: sugestões para debate ? A segunda: Valorizar a nossa língua e a língua espanhola, estabelecendo uma aliança com outros países de língua portuguesa e a América Latina, alinhado a nossa estratégia de integração Sul-Sul e do fortalecimento do Mercosul.? Dar maior força e qualidade às nossas revistas, (...) (vide o baixo número de revistas nacionais na categoria A1 do Qualis/Capes)? Priorizar publicações abertas e gratuitas;? Sidney Lianza ? EXTRATOS - Manifesto por uma avaliação científica favorável à realidade brasileira. Editorial,- SOLTEC-UFRJ – 26 de julho de 2011www.soltec.ufrj.br

Avaliação produção científica: sugestões para debate ? Terceiro deveriam ser considerados no processo de avaliação cientifica outras atividades, além de publicação em periódicos, como projetos de extensão, disciplinas, publicação e organização de congressos e seminários e muitas outras formas de engajamento acadêmico? Aceitar publicações em outras Áreas de Avaliação? Sidney Lianza ? EXTRATOS - Manifesto por uma avaliação científica favorável à realidade brasileira. Editorial,- SOLTEC-UFRJ – 26 de julho de 2011www.soltec.ufrj.br

Sidney Lianza Professor Escola Politécnica -UFRJ Coordenador SOLTEC Coordenador Extensão do CT Obrigado!