CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE

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Transcrição da apresentação:

CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE www.fama.br

“INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO” APRESENTAÇÃO: Prof. Raimundo C. Meireles Bezerra

CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE CEAMA CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE

VISÃO Ser reconhecida como uma instituição de destaque na educação superior brasileira, em especial no Maranhão, na formação de profissionais competentes, empreendedores, éticos e cidadãos.

MISSÃO Educar com qualidade, proporcionando o desenvolvimento integral do educando, garantindo-lhe o crescimento intelectual, o fortalecimento dos valores éticos, morais e da consciência ambiental, para formar profissionais competitivos e conscientes de sua responsabilidade social, através de um processo acadêmico que privilegie a transformação e informação em conhecimento, utilizando talentos humanos e tecnologia avançada.

PRINCÍPIOS E VALORES - Responsabilidade social – compromisso com a justiça, a paz e a defesa dos direitos humanos e o desenvolvimento sustentado da sociedade; - Pluralismo – respeito à diversidade e ao pluralismo de idéias, sem discriminação de qualquer natureza; - Integração – indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; - Universalidade – universalidade do conhecimento e fomento à inter, multi e transdisciplinaridade; - Formação para a cidadania – compromisso com a formação para o exercício pleno da cidadania; - Ética – em todos os níveis de atuação; - Transparência – gestão planejada, aberta e participativa.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA Desenvolver no aluno a capacidade de aprender a aprender, a saber e fazer, despertando o prazer de aprender e de conviver, para que possa aprender a ser.

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA Os Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação contemplam, em sua organização curricular, conteúdos inter-relacionados com a realidade local, regional, nacional e internacional. O processo ensino-aprendizagem é desenvolvido sob a concepção investigativa de construção de conhecimentos de forma autônoma, relacionado com os conhecimentos práticos, possibilitando ao aluno a construção de um “saber fazer” diversificado e criativo.

PLANEJAMENTO GERAL DO TAC

PROJETO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO PPI PROJETO POLÍTICO INSTITUCIONAL T A C PDI PROJETO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL PPC PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO

OBJETIVO GERAL DO TAC “Desenvolver nos alunos as habilidades e competências básicas necessárias para o desempenho profissional, tornando-os referência para o mercado de trabalho exigente e competitivo.”

ESTRUTURA GERAL DO T A C 10 PERÍODO – “COMO ESTUDAR NA UNIVERSIDADE.” 20 PERÍODO – “DESCOBRINDO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL.” 30 PERÍODO – “CONSTRUINDO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE.” 40 PERÍODO – “ESTREITANDO O RELACIONAMENTO ENTRE A INSTITUIÇÃO, ALUNOS, EMPRESAS E COMUNIDADE.”

ESTRUTURA GERAL DO T A C 50 PERÍODO – “ELABORAÇÃO DO PROJETO DO TRABALHO DE CURSO – TC.” 60 PERÍODO – “ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO.” 70 PERÍODO – “ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E DEFESA DO TC.”

10 PERÍODO – “COMO ESTUDAR NA UNIVERSIDADE.” TEMA DO T A C 10 PERÍODO – “COMO ESTUDAR NA UNIVERSIDADE.” OBJETIVO GERAL Desenvolver competências e procedimentos metodológicos de como estudar na universidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Entender o sistema universitário; - Apreender o conhecimento como instrumento do fazer universidade; Compreender a construção do conhecimento científico; - Demonstrar as habilidades de ler criticamente para construir conhecimento científico; - Expressar o conhecimento como modo de fazer universidade.

TEMA DO T A C Como anda o mercado de trabalho? 20 PERÍODO – “DESCOBRINDO AS ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL.” Como anda o mercado de trabalho? Quais as competências que o mercado exige? Quais as alternativas para empregabilidade? OBJETIVO GERAL Desenvolver no aluno o espírito reflexivo sobre as habilidades e competências exigidas pelo mercado na sua área de atuação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Reconhecer as principais áreas de atuação profissional; - Identificar os papéis desempenhados no ambiente organizacional; - Desenvolver habilidades conceituais para analisar, entender e explicar as competências profissionais exigidas no mercado de trabalho; - Estabelecer a ponte entre construções teóricas e as práticas profissionais.

TEMA DO T A C OBJETIVO GERAL 30 PERÍODO – “CONSTRUINDO CONHECIMENTO NA UNIVERSIDADE.” OBJETIVO GERAL Desenvolver no aluno a capacidade de elaborar trabalhos acadêmicos, que contemplem a consciência crítica da sociedade e que reflita, de forma plena, a nossa realidade nos seus níveis social, político, econômico e cultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Proporcionar ao aluno a consciência crítica de pensar, opondo-se ao dogmatismo; - Adquirir firmeza nas afirmações, norteando as ações pela humildade e pelo senso de realidade, reconhecendo que a realidade é diversa; - Adquirir habilidades conceituais para analisar oportunidades, criticar situações organizacionais complexas e elaborar diagnóstico e propor alternativas de solução;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Refletir sobre a importância do conhecimento e da ciência, compreendendo a teoria, estabelecendo um elo entre a teoria e a prática organizacional; - Conduzir o aluno para o desejo de assumir novos desafios com responsabilidade e independência, propor idéias inovadoras, ter visão de mercado e capacidade de identificar oportunidades.

TEMA DO T A C OBJETIVO GERAL 40 PERÍODO – “ESTREITANDO O RELACIONAMENTO ENTRE A INSTITUIÇÃO, ALUNOS, EMPRESAS E COMUNIDADE.” OBJETIVO GERAL Estreitar o relacionamento entre a instituição, alunos, empresas e comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Fomentar o intercâmbio entre os ambientes acadêmicos e profissionais; - Promover a parceria entre a FAMA e a comunidade empresarial; - Promover entrevistas com empresários (expectativas e necessidades) sobre os profissionais; - Promover entrevistas com empreendedores, visando incentivar o espírito empreendedor; - Identificar oportunidades de colocação profissional; - Identificar oportunidades de educação continuada, por meio de cursos de pós-graduação;

Elaborar o projeto do Trabalho de Curso (TC). TEMA DO T A C 50 PERÍODO – “ELABORAÇÃO DO PROJETO DO TRABALHO DE CURSO – TC.” OBJETIVO GERAL Elaborar o projeto do Trabalho de Curso (TC).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Sensibilizar e incentivar os alunos para a importância do TAC/TC em sua formação profissional; - Selecionar as áreas de pesquisa (finanças, materiais, logística, recursos humanos, marketing, produção, teorias da administração etc.); Definir as equipes; - Definir orientador e co-orientador; - Definir e delimitar o objeto da pesquisa (empresa); - Definir a problematização;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Definir o universo e amostra da pesquisa; - Definir os objetivos; - Definir a metodologia; - Elaborar o referencial teórico; - Estruturar o Projeto do TC;

TEMA DO T A C OBJETIVO GERAL 60 PERÍODO – “ESTÁGIO SUPERVISIONADO E ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO.” OBJETIVO GERAL Compreender a importância da relação teoria e prática para a formação profissional, através de estudos sobre a realidade empresarial e sua aplicabilidade na melhoria das condições sociais existentes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Conhecer, aplicar e avaliar conceitos e técnicas de levantamento de dados e análise organizacional; - Conhecer e analisar o papel do profissional no contexto das organizações; - Identificar as características comportamentais, de conhecimento e habilidades necessárias para desenvolver o estágio; Realizar visitas técnicas em empresas; Elaborar o projeto de estágio voltado para a empresa objeto do estudo; - Elaborar relatório técnico com vistas à elaboração do TC;

Elaborar, apresentar e defender o TC. TEMA DO T A C 70 PERÍODO – “ELABORAÇÃO, APRESENTAÇÃO E DEFESA DO TC.” OBJETIVO GERAL Elaborar, apresentar e defender o TC.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Realizar os ajustes finais do TC; - Realizar a revisão gramatical e normalização do TC; - Preparar a apresentação do TC; - Disponibilizar cópias do TC para a coordenação do TC; - Apresentar defesa em data estabelecida pela instituição.

FAMA FACULDADE ATENAS MARANHENSE www.fama.br