27 Set 07.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério da Educação
Advertisements

Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Gabinete do Comandante do Exército
SIMPÓSIO DE ADMINISTRAÇÃO DA UA
3ª Seção - Pessoal Civil Missão
Braço Nordestino da SEF
Estágio Intensivo de Pagamento de Pessoal
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
1 Pós-Gradução Administração de Agronegócios – Citricultura e Indústria Canavieira Apresentação e Discussão do Programa 12 de Fevereiro de 2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
AGENDA: A BUSCA DA EFICIÊNCIA NO SETOR PÚBLICO
Gerenciamento de Projetos
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
MARÇO Contexto Qualidade do Gasto MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Orçamento Federal Gasto Gestão Insumos Processos de Aquis. e Transform.
Custos ... afinal, o que é isto?
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
AVANÇOS E VANTAGENS DA IMPLANTAÇÃO DE CUSTOS NO SETOR PÚBLICO
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
VOT 2012.
Administração de Sistemas de Informação II
LOGÍSTICA DE SUPRIMENTOS
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
Gestão de Programas e Projetos Estratégicos
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
Logística Interna.
SEMINÁRIO NACIONAL DE REFORMA AGRÁRIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Novas tecnologias para medição
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Ministério de Minas e Energia
Competências e obrigações da SUDAM
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
01 de Agosto de 2013 Brasília/DF GETIN – Gerência de Tecnologia da Informação.
Fórum de Secretários Executivos
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
Sistema de Informação de Custos do Governo Federal
Ministério da Educação
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
Gestão de Tecnologias em Saúde Rosimary Almeida GEATS/DIDES
Ciclo de Planejamento PPA.
Sistema de Informações de Custos do Estado do Rio Grande do Sul
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Divisão da Qualidade Assegurada Departamento da Qualidade
MDIC STI MEC SEMTEC MTE SPEE Oficina de Educação Corporativa oportunidades / desafios PANORAMA DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO CONTEXTO BRASILEIRO Afrânio Carvalho.
Soluções de Inteligência de Negócios para o Judiciário - TJMS IV Encontro de Gestores do SAJ - São Paulo - SP Leonardo Torres de Lima Secretaria de Tecnologia.
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
Gestão do Conhecimento
O SISTEMA GERENCIAL DE CUSTOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO (SISCUSTOS)‏ Instrutor: Maj Jobson (Adaptação da Palestra sobre SISCUSTOS,
República Federativa do Brasil SECRETARIA DE ORÇAMENTO FEDERAL GESTÃO BASEADA EM CUSTOS Brasília, setembro de 2007.
“A DIMENSÃO HUMANA É A FORÇA DA NOSSA FORÇA”.
Linha de Informações do Governo: análise da reestruturação da Central de Atendimento Fernanda Girão I Encontro Portal Minas / LIG-Minas.
Controle Interno Preventivo CONTROLE INTERNO PREVENTIVO O QUE É? POR QUÊ? PARA QUÊ? COMO?
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
Transcrição da apresentação:

27 Set 07

D CONT

DIRETORIA DE CONTABILIDADE MISSÃO DA D Cont PROGRAMAR E EXECUTAR A CONTABILIDADE DO COMANDO DO EXÉRCITO

O SISTEMA GERENCIAL DE CUSTOS DO EXÉRCITO BRASILEIRO SISCUSTOS

S U M Á R I O 1. INTRODUÇÃO 2. INSTRUMENTOS LEGAIS 3. POR QUE IMPLANTAR UM SISTEMA DE CUSTOS NO EXÉRCITO BRASILEIRO? 4. CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO SISCUSTOS 5. CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO 6. ACESSO AO SISCUSTOS 7. CONCLUSÃO

INSTRUMENTOS LEGAIS Lei nº 4.320, de 17 Mar 64 Decreto-Lei nº 200, de 25 Fev 67 Decreto nº 93.872, de 23 Dez 86 Lei Complementar nº 101, de 04 Maio 2000 Lei nº 10.180, de 06 Fev 2001 Plano de Gestão do Governo Federal Diretriz Geral do Comandante do Exército Sistema de Excelência no Exército Brasileiro

POR QUE IMPLANTAR UM SISTEMA DE CUSTOS NO EXÉRCITO BRASILEIRO? IDENTIFICAR OS INSUMOS QUE CONTRIBUEM PARA OS RESULTADOS ALCANÇADOS NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES (ROTINAS) DAS OM. AVALIAR O MONTANTE DE RECURSOS CONSUMIDOS EM CADA ATIVIDADE. IDENTIFICAR QUAIS ATIVIDADES AGREGAM VALOR AO RESULTADO FINAL DAS AÇÕES A CARGO DOS ÓRGÃOS GESTORES. BUSCAR A EFICIÊNCIA, A EFICÁCIA E A EFETIVIDADE NA APLICAÇÃO DOS RECURSOS.

O QUE É SISCUSTOS? É UM SISTEMA GERENCIAL, INTEGRADO A OUTROS SISTEMAS CORPORATIVOS DO EXÉRCITO, QUE TEM POR FINALIDADE PROPORCIONAR AOS GESTORES DAS ORGANIZAÇÕES MILITARES (OM) INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE OS CUSTOS DOS PRODUTOS E SERVIÇOS PRODUZIDOS POR ESSAS OM.

MELHORIA NA GESTÃO PÚBLICA O SISCUSTOS É UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS E DE APOIO À DECISÃO.

Criação e Implantação do SISCUSTOS 1 CONHECIMENTOS BÁSICOS E ESPECÍFICOS 2 DIRETRIZES PARA A MODELAGEM 3 DEFINIÇÃO DO MÉTODO DE CUSTEIO 4 OBJETIVOS DO SISTEMA 5 ESTRUTURA OPERACIONAL 6 IDÉIA GLOBAL DO SISTEMA 7 PLANEJAMENTO MACRO 8 TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (“HARDWARE”, “SOFTWARE”, SISTEMA DE DADOS, PROCEDIMENTOS ETC) 9 PROJETO - PILOTO

QUAIS FORAM OS DESAFIOS PARA A CONCEPÇÃO DO SISTEMA? CRIAR UM SISTEMA GERENCIAL DE CUSTOS QUE POSSIBILITASSE COMPATIBILIZAR A LINGUAGEM DA CONTABILIDADE PÚBLICA COM OS SISTEMAS CORPORATIVOS EM USO NO EXÉRCITO. ESTABELECER UMA METODOLOGIA QUE GERASSE CUSTOS EM FUNÇÃO DAS ATIVIDADES QUE O EXÉRCITO EXECUTA.

ESTRUTURA OPERACIONAL GERENTE COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO COMISSÕES (ODG E ODS) AGENTES DA ADMINISTRAÇÃO

COMO FOI O MAPEAMENTO DOS GRUPOS E CENTROS DE CUSTOS? COMISSÃO DE IMPLANTAÇÃO REPRESENTANTES DA SEF (GRUPO DE TRABALHO TÉCNICO) REPRESENTANTES DOS ÓRGÃOS GESTORES RESULTADO DO MAPEAMENTO RELAÇÃO DOS CENTROS DE CUSTOS (inserida no SIAFI e no SISCUSTOS)

QUAIS FORAM AS DIRETRIZES PARA A MODELAGEM DO SISTEMA? SIMPLICIDADE. INFORMAÇÕES COM PROPÓSITO DEFINIDO. USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA. DADOS EXTRAÍDOS DIRETAMENTE DO SIAFI E DE OUTROS SISTEMAS CORPORATIVOS EM USO NO EXÉRCITO. EVITAR RETRABALHO. FOCO NO CLIENTE (TODAS AS OM DO EB). ATENÇÃO ÀS PECULIARIDADES E ÀS NECESSIDADES DE CADA ÓRGÃO GESTOR. PARTICIPAÇÃO E COMPROMETIMENTO DOS ÓRGÃOS GESTORES E DEMAIS OM (SISTEMA PARA O EXÉRCITO). ENFOQUE GERENCIAL, COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR AS ATIVIDADES QUE CONSOMEM RECURSOS E QUE RESULTAM NA CONSECUÇÃO DE UM PRODUTO OU DE UM SERVIÇO. MODELAGEM DINÂMICA.

IDENTIFICAR O CUSTO DAS ATIVIDADES DO Cmdo Ex. QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO SISCUSTOS? IDENTIFICAR O CUSTO DAS ATIVIDADES DO Cmdo Ex. PROPORCIONAR AOS TOMADORES DE DECISÃO, NOS SEUS RESPECTIVOS NÍVEIS, INFORMAÇÕES GERENCIAIS SOBRE OS CUSTOS APROPRIADOS NAS DIFERENTES ATIVIDADES. REALIZAR O ACOMPANHAMENTO GERENCIAL DAS OM. DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES, EM TEMPO HÁBIL, PARA AUXILIAR NO PROCESSO DECISÓRIO, MEDIANTE A ANÁLISE COMPARATIVA DOS CUSTOS REAIS COM OS CUSTOS PADRÃO.

IDÉIA GLOBAL DO SISTEMA COMO SE CHEGA AO CUSTO DE UM PROGRAMA DE GOVERNO? Programa de Governo Pjt/Atv GC 1 GC 2 GC 3 Bens Pessoal CC 1 CC 2 CC 3 Serviços GC – Grupo de Custos CC – Centro de Custos

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO O SISCUSTOS FOI CONCEBIDO EM PLATAFORMA “WEB” E ESTARÁ DISPONÍVEL AO PÚBLICO INTERNO NA REDE PRIVADA DO EXÉRCITO (EBNET).

CRONOGRAMA DO SISCUSTOS D CONT ATÉ Dez 2008: IMPLANTAÇÃO DO SISCUSTOS

PLANEJAMENTO MACRO SISCUSTOS OM Órgãos Gestores D CONT PLANEJAMENTO MACRO (APROPRIAÇÃO DE CUSTOS) FORNECEDORES CLIENTES SISCUSTOS - Processa dados das OM, do SIAFI, do SIMATEx e do pagamento de pessoal no País e no exterior. - Disponibiliza Relatórios Gerenciais, “on line,” aos usuários do Sistema. Insumos OM Órgãos Gestores SIAFI SERPRO D Cont SIMATEx CITEx ICFEx Pg Pes/País CPEx OM DGP Pg Pes/ Exterior

SISCUSTOS METAS ALCANÇADAS EM 2005 OBTENÇÃO DO CONHECIMENTO TEÓRICO IDENTIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES ESPECÍFICAS DO EXÉRCITO BRASILEIRO MODELAGEM DO SISTEMA RELAÇÃO DOS CENTROS DE CUSTOS

SISCUSTOS METAS ALCANÇADAS EM 2006 TESTE DO SISTEMA NAS ORGANIZAÇÕES MILITARES VINCULADAS À 11ª ICFEX. I SEMINÁRIO DE CUSTOS DAS FORÇAS ARMADAS.

SISCUSTOS METAS PREVISTAS PARA 2007 CONCLUSÃO DO PROGRAMA DE INFORMÁTICA GERENCIADOR DO SISTEMA. ESTÁGIO PARA AS ICFEX (OM MULTIPLICADORAS). ELABORAÇÃO DA PORTARIA DE FUNCIOMAMENTO DO SISCUSTOS. INÍCIO DA IMPLANTAÇÃO DO SISCUSTOS NAS OM LOCALIZADAS NAS SEDES DAS ICFEX.

SISCUSTOS METAS PREVISTAS PARA 2008 CONTINUAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DO SISCUSTOS NAS OM LOCALIZADAS NAS SEDES DAS ICFEX, ATÉ 31 MAIO 08. IMPLANTAÇÃO DO SISCUSTOS NAS DEMAIS OM DO EXÉRCITO, ATÉ 31 DE DEZEMBRO DE 2008.

ACESSO AO SISCUSTOS

PERFIS DOS USUÁRIOS D CONT CONSULTA ICFEx MASTER OS MASTER OM MASTER D CONT MASTER D CONT CONSULTA ICFEx MASTER OS MASTER OM MASTER OM USUÁRIO

Cadastramento dos valores telefônicos

Potência energética instalada no centro de custos

Cadastramento dos itens demais equipamentos

Cadastramento do pessoal

Incluir novo Centro de Custos

INSUMOS QUE COMPÕEM OS CENTROS DE CUSTOS SISCUSTOS INSUMOS QUE COMPÕEM OS CENTROS DE CUSTOS Energia (SIAFI) Água (SIAFI) Telefone (SISCUSTOS) Remuneração (SIAPPES-SIAPE-SRE) Material de consumo (SIMATEx) Material permanente (SIMATEx) Serviços e contratos (SIAFI)

SISCUSTOS CONCLUSÃO FERRAMENTA GERENCIAL PARA A TOMADA DE DECISÃO. APERFEIÇOAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO EXÉRCITO. GESTÃO EFICIENTE, EFICAZ E EFETIVA DOS RECURSOS DISPONIBILIZADOS.

"Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais SISCUSTOS (Charles Darwin) "Não são as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as que respondem melhor à mudança".